As sombras da vida



20 Comentários on “As sombras da vida”

  1. Aline Perazzo do A.V.Silva ...1RA Caran disse:

    Eu entendi que a história em si fala que as pessoas se prendem muito as coisas “materiais”.
    Como por exemplo, logo no começo quando ele entra na caverna os três homens pensam que só aquilo é o mundo .Mas quando eles correm descobrem que não há só vida ali ,tem muito mais do que sombras.
    E depois passa algum tempo, e quando ele entra em casa os mesmos homens estão assistindo tv, então acabam não aproveitam o mundo, ou seja,a vida que existe além da tv.

  2. Andressa G. Gonçalves 1°RB CARAN disse:

    As sombras da vida representa a situação das pessoas hoje em dia, elas não conseguem sair de seus “mundinhos” não vão além, não procuram algo melhor só sabem criticar aquilo que veem, sem querer saber ao certo como aquilo funciona. São pessoas que foram se desgastando com a rotina da vida, acham que suas vidas não vai sair daquela mesma situação, elas acabam se conformando e esquecem do mundo que existe além daquilo.

  3. Jacqueline Santana dos Santos disse:

    eu entendi que nesse texto ”as sombras da vida” falam muito das coisas que são superficiais,no começo da história por exemplo existia aqueles três homens da caverna que ficavam muito animados com as sombras e não perceberam que tinha mas coisas além daquilo na vida, mesmo assim ficaram cheios de preconceito contra a vida que aquele outro homem levava,sem ao menos conhece como era aquela vida, se era melhor, ou pior para eles, ao verem que tinham coisas muitos mas legais para ver pararam de ser superficiais e isso acontece muito hoje em dia pois apenas olhamos o nosso jeito de ser mas talvez tenha um jeito melhor de levar a vida, vamos parar de olhar apenas o nosso jeito e acha que só ele esta certo pois não é bem assim todos estão certos é que cada um tem seu lado, sua opinião é como os comentários todos vão falar do seu ponto de vista e todos eles estarão certos mesmo estando diferente não mesmo?.

  4. Bruna Regina N. dos Santos...1RA Caran disse:

    Eu entendi que nessa história os homens só percebiam as coisas superficiais,sem analisá-las mais a fundo.Então eles achavam que as sombras eram a vida.Eles enxergavam aquilo como uma vida excepcional,mas na verdade só estavam se fechando cada vez mais para o mundo lá fora.Quando o persongem Piteco chegou para mostrar a vida lá fora,eles ficaram cheios de preconceito com uma vida diferente,e se revoltaram.Quando abriram os olhos para um mundo diferente eles ficaram impressionados com estavam perdendo,eles aprenderam a olhar o mundo de outra maneira.Precisamos olhar o mundo de várias formas e,não somente de uma só.Já na última tirinha praticamente a mesma coisa,o que muda são os tempos.As pessoas tem que aprender a olhar o mundo,as pessoas de diferentes formas,e não apenas de uma só.

  5. Giovanna Gobatti de Morais disse:

    Os homens das cavernas viviam só daquilo,somente das sombras,achavam que não existia o mundo lá de fora.Achavam aquilo impressionante,sendo que aquilo era uma pequena parte da vida.Quando o personagem Piteco chegou para lhes apresentar o mundo lá de fora,eles ficaram cheios de preconceito e,ficaram revoltados,mas quando eles chegaram lá fora descobriram um mundo lindo e,com várias formas de vida e puderam apreciar o mundo enquanto há tempo.No último quadrinho é a mesma coisa.

  6. Giovanna Gobatti de Morais disse:

    o comentário acima é do 1 RA

  7. Elvis K. F. Souto 1RA disse:

    A história diz que há muito tempo os homens se fixavam somente em um objetivo, e mesmo depois de muitos estudos e muita tecnologia, continuam fazendo sempre as mesmas coisas, que não levam a lugar nenhum.

  8. Ariel Silva Santos 1ºRC disse:

    Esta história mostra como existem muitas pessoas que só dão atenção a coisas superfuras e é preciso ajuda de outras pessoas para perceber que não existe só o mundo deles. Que exite vida do lado de fora da caverna de nossos problemas

  9. Eu entendi assim,os três homens da caverna passaram quase a vida toda olhando uma sombra e pensando que
    era a vida.
    Eles podiam ter aproveitado a vida do lado de fora da caverna e ter conhecido varias coisas,alem de ter aprendido mais,só que em vez disso eles preferiram acreditar que a vida era uma mera sombra.Não deram a oportunidade de conhecer novas coisas eles ficaram presos em uma coisa só.
    Piteco tento mostra a vida para eles se mostrando,querendo dizer que aquilo era uma sombra ele era real,mas os homens ficaram cheio de preconceito pensando que o Piteco estava errado e eles certo.
    Quando eles sairam do lado de fora e viram a “VIDA”como ela realmente é eles ficaram agradecidos, pois Piteco mostro que a vida não era só ficar em um lugar seguindo uma rotina preso as sombras e sim curtir a vida.
    Depois mostro que com o passar dos anos essa história se repete,as pessoas estão presas as coisas ainda,não conseguem aproveitar a vida,preferem ficar vendo uma sombra,ficar trancado em casa na frente de uma Tv,só na frente do computador,só no telefone em vez de aproveitar coisas boas da vida.
    As pessoas hoje em dia tem que se desprender desse lado material,dessa rotina que inventamos,e aproveitar a vida pois a vida é muito mais que isso.

  10. Debora evellin 1ºRA disse:

    Bom achei super interessante essa historia e entendi que muitas vezes preferem cotemplar a vida com o vazio porque uma sombra nao era nadaa.
    na verdade eles achavam que so exitiam aquelas coisas ali e nao perceberam que comtempar a vida frente a frente e a melhor coisa que fazemos. A vida nao é somente feita de sombras mais sim de belas coisas como a natureza as estações Tv sei laa tem tantas coisas para cotemplarem
    e os caras da tv tmbm se prendem muito com esse mundo que as vezes NEM É REAL (TIPO NOVELA) é isso

  11. Rafael disse:

    Esta história mostra como existem muitas pessoas que só dão atenção a coisas superfuras e é preciso ajuda de outras pessoas para perceber que não existe só o mundo deles. Que exite vida do lado de fora da caverna de nossos problemas

    Rafael do 1ºB

  12. Joselaine disse:

    eles são os homens da caverna é não conheçem nada q existe de moderno…
    ah unica coisa q eles tinham pra fazer e ficar olhando sombra deles mesmo….

    1ºB Sala 7 2010

  13. Joselaine disse:

    não conheciam oq existia de melhor lá fora….

  14. primeiro lugar eu entendi que eles eatavãom vendo a parede e nem sabia o que tinha de bom lá fora quando o moço chego,e eles ate brigavam com ele por causa disso pensando que lá era o vida deles quando ate que o homem disse que sabiria onde iria ter uma nova vida pra les apreciar e quando eles forãom atrás do moço logo quando saiu da caverna não conseguia enchegar nada por que tava acostumado com a escuridão e não com a ar livre cheio de luz mais depois qunado eles abrirão-se os olhos deles viro que lá fora era cheios de coisa que eles imaginaram e quando foi ao passar do tempo que eles ja tinha se acostumado eles falaram a mesma coisa que na caverna

    MORAL DA HISTORIA
    queria sempre conheçer o que tinha de bom no mundo pra eles apreciar gosta e assim por diante
    bjos prof te amo lucas aluno que vai te empresta o dvd…
    (*_*)

  15. Fernanda Silva 1RF disse:

    Esse texto “As sobra da vida” mostra em um meio oculto as pessoas surpeficias,que mesmo sem notar vem o mundo
    com o senso comum,sem mais aprofundamentos .
    O pior que isso vai se tornando rotina e quando vem
    não conseguem mais encherga outro mundo a não ser aquele que elas proprias criaram.

  16. EU entendi assim: que muitas pessoas vivem no mundo sempre com aquela rotina e acabam esquecendo de aproveita curti mais a vida. E podem acaba entrando em depressao por sempre esta naquela rotina do dia-a-dia, as pessoas deveria ser valorizar mais curti mais de vez enguando.

  17. Sabrine Paixão Meira 1° R.A ( n° 39 ) disse:

    Bom no meu ponto de vista o texto mostra como é importante não se apegar as coisas materias por exemplo num trecho da história mostra 3 homens da caverna apreciando sombras e quando chega outro de fora e pergunta o que eles estão fazendo eles respondem : contemplando a vida ! para os 3 homens o mundo deles era as sombras quando os 3 sairam de dentro da caverna viram realmente o que é um vida de verdade .

  18. jussilene silva lima disse:

    bom,muitas pessoas nao procuram enchergar o alem que a de bom na vida,nao querem sair da mesmice.

    colegio estadual pedro alvares cabral
    jussilene silva 1° k noturno


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s