A história das coisas

About these ads

201 Comentários on “A história das coisas”

  1. idylla Luca nº25 1RA disse:

    a minha critica é que neste video do que estamos vivendo hoje e diante dessa possibilidade eu concordo com esse ponto de vista porque fala dessa realidade que estamos vivendo e é muito real mesmo para tudo isso e espero que há uma otima solução para essa nossa realidade.

    • Katia Lopes disse:

      Olá, Idylla. Tudo bem?

      O vídeo aborda qual realidade? Quais os problemas apresentados?

      Bjos,
      Kátia.

    • Gabriela Lima Ribeiro nº18 – 2ºRB

      O vídeo nos mostra que o consumismo é um ciclo (meio que) não podemos controlar. A mídia retorce a verdadeira histórias das coisas, de como elas são perigosamente fabricadas. Sem nenhum cuidado os produtos (na maioria tóxicos) destróem nosso planeta. Com isso ela (a mídia) faz com que compremos e compremos, sem saber como vai afetar na vida do ser humano. Todos nós sabemos que a consequência não é nada boa e quem acaba pagando o pato do consumismo exgerado é o nosso planeta.
      Precisamos repensar nos nossos atos, como fazer o planeta terra sofrer um pouco menos. Como o próprio vídeo diz “a reciclagem é uma opção” , mas não é o suficiente.

      Adorei o vídeo!
      XXOO

    • Ailton Rafael Dias Jr. 2ªA Antonio Manoel Alves de Lina disse:

      Assustador… Isso é o mundo que vivemos, esse é o governo que nós temos, esse é o país que todos acham que não é indulgente (E.U.A). Isso é um ciclo que não tem fim….. Mas o que podemos fazer? Infelizmente nós dependemos desse ciclo, se não há ciclo e consumismo nós não vivemos…… O ciclo começa com a DESTRUIÇÃO DOS NOSSOS RECURSOS NATURAIS, e com isso faz com que as pessoas saem do seu meio de vida, e vão a procura de empregos nas grandes cidades, que na maioria deles começam a trabalhar nas industrias….. Depois esses recursos naturais passam para industria para criar objetos com uma alta carga de produtos químicos e a nossa “amada” POLUIÇÃO…. Logo apos esses produtos vão para os nossas “queridas” LOJAS onde compramos….. Compramos…. e compramos….. E ainda por cima não pagamos os verdadeiros preços deles……… Ainda no ciclo esses produtos vão para as nossas casas…. Nos somos o CORAÇÃO do ciclo, sem nos esse ciclo não funcionariam….. Nós compramos e compramos e que mais de 80% (minha opinião) desses produtos não são necessários, Ou seja, compramos por compra, muitas pessoas dirão ” Eu só compro aquilo que necessito…..”, porém não é verdade, a mídia coloca na nossa cabeça que necessitamos, nos forçando – subliminarmente- que necessitamos, que sem o tal produto nós não viveríamos… Agora a ultima parte , ou melhor, o fim do começo do ciclo, o descarte desses produtos…. Quantas vezes jogamos nossos lixos elétricos fora? Para onde vai esse lixo???? Agora vem o inicio!!!!!!!!!!! Esses produtos vão para aterros e algumas das vezes vão para lugares abertos. Esses aterros não estão suportando a quantidade de lixo que todos os dias nós fazemos, com isso mais deles são feitos, transformando o nosso Planeta em lixo. Esse balde de lixo que fazemos começam poluir rios, (por soltarem liquidos tóxicos nos lenções freáticos ) e o solo, assim fazem mais pessoas saírem do suas moradias e ir para as cidades trabalhar nas industrias, que destroem nosso recursos naturais para fazer objetos que vão para as lojas, que vendem esses produtos com preços muito baixos, e esses produtos vão para as nossas casas, e têm uma vida útil muito curta e são descartadas nos aterros, que destroem lares com seus excrementos tóxicos de pessoas que vão trabalhar nas industrias que destruíram seus lares………….. E ASSIM ESSE CICLO NÂO TEM FIM………………………………

  2. Renata Frencl nº36 1ºRA disse:

    O consumismo excessivo só prejudica o planeta, principalmente afetando o meio ambiente.Na minha opinião, sei que não é fácil de uma hora para outra mudar os habitos de consumo,porém,com conciência e atitude tudo é possível.
    O vídeo é bem verdadeiro em relação ao que acontece hoje em dia,é preciso parar de pensar só em bens materiais e começar a contribuição com o planeta.

  3. Antonio Fernando N°06 1RB disse:

    O consumismo é a chave de tudo, parando de comprar as empresas nao degradam o meio ambiente, nao poluem, nao geram toxicos, e muito menos lixo desnecessário. Para as empresas mudar o designer de um produto é facil, fazem o mesmo modelo com uma pequena modificação, voce com o modelo antigo nao pode apenas trocar o que eles modificaram por que simplesmente nao consegue, o que els modificaram nao encaixa no seu modelo anterior. Quando dizem ” Novo produto tal, agora mais rapido, fino, e moderno, compre já o seu. ” isso nao é apenas pensando em modernizar, e sim em te fazer gastar! Mudar repentinamente é meio absurdo, mas aos poucos acho que o ser humano vai conseguir, apenas Reduzir já é a chave de todo o processo. Reciclar é um ponto muito importante mas nao o principal. Reutilizar é bem importante e ajuda muito nesse processo.
    O video ensina algo que voce jamais imaginaria mas está ocorrendo bem diante dos seus olhos, portanto tente enchergar de outro jeito e voce conseguira entender tudo!

  4. tamires 3re disse:

    eu entendi que nos estamo prejudicano o meio ambiente porque todo ano chega moda nova e nos queremos comprar, sem que nos nem presisamos as vesez, e so para não ficar fora da moda.
    E o mundo precisa de ajuda,e samos nos que precisamos ajuda.

  5. Nosso planeta sofre muito,nos destruimos ele mais,e,mais sem ser importar com o que pode acontecer com ele.
    Tudo o que fazemos hoje vai ser refletir amaham, sendo que nossos filhos,netos,vao viver nela,mas se continuar assim eles nunca vao saber o que e um mundo limpo sem aquecimento global,extincao dos animais como baleias,macacos,e entre outro animais.
    Se cada um de nos fizer sua parte acredito que podemos viver no mundo mais limpo e com menos poluicao.
    Mas tudo isso fica dificil sem a ajuda daqueles que nos colocamos no poder para cuidar do nosso pais e que tambem e deles o (governo).
    Todos nos entendemos que e muito dificil cuidar de um pais,mas o dinheiro que em vez de ir para a cueca,meia,malas,dos governantes do nosso pais poderiam servir de outro modo mais lucrativo.
    Como a preservacao do nosso planeta

  6. Afonso R. Martins 1ºRA disse:

    O vídeo nos mostra a realidade
    Saber que nos os seres humanos estamos DESTRUINDO o planeta é crítico, precisamos muito repensar o que fazemos.
    Mudar hábitos de uma hora pra outra é muito difícil, mas temos que fazer isso, para que os nossos filhos e filhas e/ou até mesmo nós vivamos bem em um futuro próximo.
    O que estamos plantando hoje, vai ser colhido amanhã ou depois, então vamos pensar assim: ” porque não fizemos isso antes?” Então melhor fazemos agora do que esperar o futuro pra fazer.
    Temos que pensar no nosso planeta, para que no futuro, filhos, filhas,netos e netas vivam bem!

  7. Izabela da Silva 1RF nº 26 disse:

    Pelo que pude compreender é que o consumo está acabando com a nossa vida e o nosso planeta..isso é muito triste pois como foi dito no vídeo só temos um planeta e não 5 para sustentar nosso modo de vida!As coisas se deslocam ao longo do sistema e essa ideologia de vida que a mídia,criou é horrível e ridícula.O governo criaram na nossa cabeça uma coisa que nunca estaremos bons o suficiente para a sociedade.
    Devo admitir que também me caracterizo como uma consumidora mas,não chego a ser obsessiva,a extração que é feita hoje em dia devia sim ser fiscalizada.
    Em questão desse ciclo que geram na nossa cabeça eu acho que temos como reverter e fazer a diferença,se começarmos a mudar nossos hábitos alimentáreis será o primeiro passo.
    Eu gostaria que se pude-se corta essas campanhas publicitárias que vejo na TV,mas não tenho esse poder,mas concerteza eu vou evitar de assistir para fazer a minha parte e vou tentar introduzir essas novas idéias nos meu amigos e familiares.
    e para terminar eu deixo a seguinte frase:
    Não devemos degradar nosso planeta e sim cuidar dele,pois não teremos como “comprar” outro em um supermercado.
    obrigado pela sua atenção..

  8. Ana Carolina Chibane Nº03 1ºRB disse:

    O consumismo esta acabando com o planeta, porque estraimos recursos naturais acabando com as florestas e produzindo mais lixo e gases tóxicos e em um ciclo para que as pessoas comprem mais e por tanto descartem coisas que ainda tinham utilidade. As industrias mudam constantemente a moda e inovam produtos , produtos que compramos muitas vezes não porque precisamos, e sim porque a mídia nos induz a comprar aquilo, e quem não compra muitas vezes é “excluido” da sociedade em que vive. Vivemos em um mundo finito que não existe como sobreviver a esta forma de vida. Portanto se não tomarmos conciencia do mal que fazemos a Terra em poucos anos o mundo se acabará ou estará em condições extramamente precarias a forma saudavel de vida humana.

  9. Aline Perazzo N°04 Série: 1°RA disse:

    Quando o vídeo fala que estamos matando o meio ambiente, isso inclui nós mesmo, pois fazemos também parte desse Ecossistema.
    Todos os países são responsavéis por isso, é claro que os EUA mais, pois é um país altamente consumista.
    Este consumo excessivo faz com que muitos recursos naturais sejam destruidos sem necessidade.
    E depois de um certo tempo de uso os objetos que foram comprados sem necessidade vão para o lixo em menos de 6 meses. As pessoas acham que para ser de determinado grupo, precisam comprar “coisas”, mas na verdade são desnecesarias, ou seja, como já citei vai tudo para o lixo depois.
    Temos que ver esse video como uma forma de aviso, daqui alguns anos não teremos mais videos para ver, pois a situação será tão garve que não haverá maneiras de salvar o planeta.
    Não está na hora de só ver videos, mas sim de por a “mão na massa”, como por exemplo, evitar o consumo excessivo de todo o meio ambiente.

  10. Matheus 1ºR D Nº30 disse:

    Bom minha opinião neste video é uma critica Sob os efeitos e do consumo domestico no mundo todo!

    Esse video é simples e uma maneira facil de se ter muitas ideias!

    Meu pensamento neste video foi qye a modernidade acha que nosso planeta é capaz de fornecer ao nosso sistema produtivo.
    ele mostra como nós “consumidores” contribuímos para criar um sistema ecônomoico totalmente insustentavel e isso tudo tem consequências desastrosas ao nosso planeta é o que temos hoje e vai se agravando a cada ano que passa!

    Beijo me liguem :P

  11. Stephanie Ribeiro 2°RD n° 35 disse:

    Uma nação com sua ambição de se tornar cada vez mais poderosa perante aos outros países acaba cometendo erros. Que às vezes não são desculpáveis. Usufrui a natureza de forma excessiva, sem pensar no que poderá acontecer futuramente. Cientistas propuseram inúmeras opções para a troca de matrizes energéticas por outras mais limpas, manutenção de grandes absorvedores de gás carbônico como a floresta amazônica, por exemplo, ou seja, cientificamente o problema é perfeitamente solucionável. Mas enquanto o Estado se submeter às empresas como manda o capitalismo buscando o lucro acima de tudo jamais teremos essa situação revertida.
    Nos tornamos vitimas da rápida globalização, que muda a cada dia o modo de vida do ser humano. Deixamos de comprar por apenas necessidade, para viver uma vida de consumistas impulsivos. Com propagandas que estimulam a compra por determinado produto as empresas lucram com as pessoas que só buscam respeito e status social através dos bens que possuem.
    Quanto mais consumistas nos tornamos, mais aumentaremos nível de agressão à natureza. Como vimos no filme, um pequeno radio de mísero valor material acabou acarretando um grande preço ambiental. Em sua fabricação e principalmente em seu transporte pelo mundo.

  12. Letticia Alessandre n° 24 2°RD disse:

    O vídeo fala sobre o consumismo em uma sociedade e no planeta. Ele mostra como o consumismo ajuda a criar um sistema econômico totalmente insustentável e as desastrosas consequências que isso tem causado.
    Esse vídeo é um alerta, pois ele tenta nos dar uma visão geral e tenta nos conscientizar sobre esse problema. Alguns conceitos, como SUSTENTABILIDADE pode ajudar a mudar essa realidade que nós estamos causando para o nosso planeta

  13. Bruna Regina Nº 9 1RA disse:

    O consumismo está cada vez maior e isso prejudica o nosso planeta. Usamos os recursos sem consciência, sem se preocupar com o futuro.Temos que mudar nossos hábitos, não é fácil, mas temos de repensar para termos um mundo melhor. Isso é de responsabilidade de todos nós, todos os países, principalmente os E.U.A. Se consumissemos como os E.U.A precisariamos de 3 a 5 planetas para sustentar todo esse consumo,mas só temos um,então é necessário repensar. A mídia nos diz que temos que comprar tal produto,e se alguma pessoa não comprar ela é “excluída” da sociedade. Como no vídeo,muitas pessoas vivem no ciclo de assistir tv,trabalhar e comprar. Os produtos mudam todos os anos,e a mídia nos influencia a mudar todos os anos também e então descartamos os produtos considerados “velhos” ou simplesmente “inúteis”, quando na verdade podemos usá-los durante anos e anos. Com isso produzimos muito lixo, produzimos tanto lixo,que falta lugar para colocar,então queimam o lixo nos ensineradores,consequência: poluição do ar, com o gás mais tóxico que o ser humano já produziu: Dioxina ,ou então enterram o lixo no solo,causando a poluição das águas subterrâneas.Temos de repensar se precisamos de tal produto antes de comprar,muitas pessoas acham que se livram de um problema quando jogam produtos fora,mas isso é um engano, é a partir daí que começa o problema. A reciclagem é importante, mas não chega ao coração do problema. Com esses hábitos gastaremos todos os recursos naturais do planeta.Em dois séculos,já consumimos quase metade dos recursos de todo o planeta. Precisamos mudar para que possamos ter um futuro melhor e dar um futuro melhor para as próximas gerações.

  14. Jéssica Barbosa da Silva Nº 22 2Rd disse:

    O video falar sobre consumismo que estar cada vez mais presente em nossa sociedade e isso nos prejudica,poderá acabar em qualquer momento com nosso meio ambiente e a nossa fauna.Precisamos reduzir o quantos antes se não a gente vai viver no enorme lixão ou estarmos já vivendo,mas diminui a melhor coisa que fazemos e depois reciclar,para salvar as novas gerações e nosso meio ambiente.

  15. Katia Lopes disse:

    Olá, pessoal.

    É muito animador perceber qua a maioria de vocês percebeu que o ponto principal do problema é o consumo e que nós somos “bombardeados” pelas propagandas que nos estimulam a comprar, mais e mais, alimentando um sistema que é simplesmente insustentável.

    Continuem participando!

    Aguardo novas contribuições…

    Deixo aqui um poema de Carlos Drummond de Andrade para estimular a reflexão…

    Bjos.

      EU ETIQUETA
      Em minha calça está grudado um nome
      Que não é meu de batismo ou de cartório
      Um nome… estranho.
      Meu blusão traz lembrete de bebida
      Que jamais pus na boca, nessa vida,
      Em minha camiseta, a marca de cigarro
      Que não fumo, até hoje não fumei.
      Minhas meias falam de produtos
      Que nunca experimentei
      Mas são comunicados a meus pés.
      Meu tênis é proclama colorido
      De alguma coisa não provada
      Por este provador de longa idade.
      Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
      Minha gravata e cinto e escova e pente,
      Meu copo, minha xícara,
      Minha toalha de banho e sabonete,
      Meu isso, meu aquilo.
      Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
      São mensagens,
      Letras falantes,
      Gritos visuais,
      Ordens de uso, abuso, reincidências.
      Costume, hábito, permência,
      Indispensabilidade,
      E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
      Escravo da matéria anunciada.
      Estou, estou na moda.
      É duro andar na moda, ainda que a moda
      Seja negar minha identidade,
      Trocá-la por mil, açambarcando
      Todas as marcas registradas,
      Todos os logotipos do mercado.
      Com que inocência demito-me de ser
      Eu que antes era e me sabia
      Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
      Ser pensante sentinte e solitário
      Com outros seres diversos e conscientes
      De sua humana, invencível condição.
      Agora sou anúncio
      Ora vulgar ora bizarro.
      Em língua nacional ou em qualquer língua
      (Qualquer principalmente.)
      E nisto me comparo, tiro glória
      De minha anulação.
      Não sou – vê lá – anúncio contratado.
      Eu é que mimosamente pago
      Para anunciar, para vender
      Em bares festas praias pérgulas piscinas,
      E bem à vista exibo esta etiqueta
      Global no corpo que desiste
      De ser veste e sandália de uma essência
      Tão viva, independente,
      Que moda ou suborno algum a compromete.
      Onde terei jogado fora
      Meu gosto e capacidade de escolher,
      Minhas idiossincrasias tão pessoais,
      Tão minhas que no rosto se espelhavam
      E cada gesto, cada olhar
      Cada vinco da roupa
      Sou gravado de forma universal,
      Saio da estamparia, não de casa,
      Da vitrine me tiram, recolocam,
      Objeto pulsante mas objeto
      Que se oferece como signo dos outros
      Objetos estáticos, tarifados.
      Por me ostentar assim, tão orgulhoso
      De ser não eu, mas artigo industrial,
      Peço que meu nome retifiquem.
      Já não me convém o título de homem.
      Meu nome novo é Coisa.
      Eu sou a Coisa, coisamente.
    • Thamires da C. Moraes Nº 42 1RE disse:

      O filme trata sobre o problema que muito mais da maioria de nós seres humanos temos, o “consumismo” graças a propagandas na tv, internet, etc. E esse problema é muito prejudicial não só ao nosso bolso mais principalmente ao meio ambiente, muitas pessoas compram muitas coisas sem necessidades de uso um exemplo disso é o celular, o Brasil fechou o mês de julho com uma base de 187,02 milhões aparelhos celulares trocados e a maioria das vezes é trocado, por causa de minimos problemas, quando você compra um celular novo, o celular antigo que você tinha é jogado fora o que prejudica o meio ambiente por não ser reciclável, a máquina de lavar roupas é outro exemplo, pode acabar dando defeito em alguma peça e você resolve levar no concerto mais a peça que você procura já não é mais encontrada, pois existem outros tipos mais recentes e outros modelos e o que pra você era útil não irá servir mais. O celular, a máquina de lavar roupas e muitas outras coisas são exemplos de que nós temos um sério problema com o consumo e devemos parar de comprar coisas que não são úteis para o nosso dia-a-dia e apenas comprar o que realmente é necessário, esse video é um alerta para nós reduzirmos o consumo para ajudar o meio-ambiente, ter um futuro melhor e dar um bom futuro pra nossa e a próxima geração.

  16. Paulo Henrique de Oliveira Pereira Nº37 1ºRB disse:

    Bom,
    como foi possível observar no vídeo, nós vivemos em uma terrível realidade: o consumismo.
    O consumismo é nada menos, que o ato de comprar serviços e/ou produtos sem necessedade e conciência. Em minha opinião isso ocorre devido a influência do marketing das empresas que comercializam esses tais serviços e/ou produtos.
    Como isso é compulsivo, e você acaba querendo comprar mais e mais, pode acabar prejudicando nosso meio ambiente, ou melhor, já prejudica o mesmo. Do meu ponto de vista se não acabarmos com “consumismo”, podemos acabar vivendo em um lixão!
    Então meus caros amigos, acho que a melhor solução para esse problema é a reciclagem do que já foi jogado em nosso ambiente e a mais importante: diminuir o consumo elevado (consumismo).

    Uma curiosidade: Nossa sociedade moderna é conhecida como “Sociedade de Consumo”.

  17. Paulo Henrique de Oliveira Pereira Nº37 1ºRB disse:

    Obs.: E.E Professor Caran Apparecido Gonçalves

  18. Nayara Virleynne Soares Dantas disse:

    Nayara Virleynne Soares Dantas nº 35
    1ºRC

    Bom, realmente estamos vivendo em um mundo totalmente consumista, e isso de uma certa forma acaba destruindo o mundo, literalmente. A cada ano que passa surge coisas novas, e como ninguém quer ficar “fora de moda” acaba comprando coisas que por muitas vezes são inúteis.
    A fabricação de muitos produtos hoje em dia destrói o meio-ambiente, assim, poluindo o mundo, e muitas pessoas simplesmente não estão se importando com isso, afinal, a unica coisa que querem é o dinheiro, e os consumistas mal sabem do mal que estão causando para o mundo, na verdade até sabem, mas não ligam, não agora, mas quando verem o mundo acabar por conta disso, ai sim que veram o erro cometido, porém será tarde demais. Temos que tentar mudar agora, enquanto é tempo, por mais que seja algo realmente díficil, não iremos conseguir se não tentar, e cada pessoa tem que tomar sua iniciativa. Exemplo? comprando aquilo que realmente é útil e importante. Reciclar os produtos que podem ser recicláveis, tentar evitar o excesso do uso de coisas que poluem o meio-ambiente, etc …

    Bom, acho que é isso, o mundo precisa se consciêntizar, e não apenas falar e falar, mas sim agir, afinal falar é fácil, o díficil é fazer.

  19. [...] para pensarmos os problemas mundiais atualmente? Assista aos vídeos Ilha das Flores, Surplus, A história das coisas e Da servidão moderna para ampliarem as reflexões de vocês. Comentem os filmes no blog. Vamos [...]

  20. Beatriz Bento S. Santos N°07 1RA disse:

    Assistindo esse video pude ver o quanto este problema é imenso.
    Nunca imaginei que este problema tivesse uma imensidade tão grande , e que nossos governantes influenciam tanto pra que isso aconteça .
    Aos poucos estãmos destruindo nosso planeta , queimando florestas poluindo cada vez mais , com os produtos descartáveis , com o “avanço da tecnologia´´ que nos faz compra cada vez mais e mais . As coisas mudam numa velocidade impresionante fazendo com que em pouco tempo tenhamos que trocar aquilo qua compramos .
    Estamos todos presos neste ciclo vicioso de compra , joga forra , compra de novo ….
    Temos todos

  21. Beatriz Bento S. Santos N°07 1RA disse:

    Assistindo esse video pude ver o quanto este problema é imenso.
    Nunca imaginei que este problema tivesse uma imensidade tão grande , e que nossos governantes influenciam tanto pra que isso aconteça .
    Aos poucos estãmos destruindo nosso planeta , queimando florestas poluindo cada vez mais , com os produtos descartáveis , com o “avanço da tecnologia´´ que nos faz compra cada vez mais e mais . As coisas mudam numa velocidade impresionante fazendo com que em pouco tempo tenhamos que trocar aquilo que compramos .
    Estamos todos presos neste ciclo vicioso de compra , joga forra , compra de novo ….
    Temos todos que fazer algo para mudar esta realidade .Se continuarmos no rumo que estãmos nosso planeta não dura muito e viveremos um avida cada vez pior cada vez mais doentes e infelizes.

  22. Letícia Erins De Sousa - 1RF nº 30 disse:

    Bom,

    Pelo que eu pude compreender sobre o vídeo, nos mostra uma realidade em que poucos vêem. Aborda diversos assuntos, onde são todos interligados a sustentabilidade.
    Contudo, o que me chamou mais atenção, é o modo no qual estamos convivendo e adaptando o nosso planeta . Basicamente destruindo-o aos poucos, sem ter nenhuma percepção da gravidade . Produzimos muito, e cuidar é o que menos fazemos .
    É inexplicável como a mídia tem um controle sobre nós, sobre como agimos em quaisquer circunstância apresentada . Isso por início sendo incentivado pelo governo.
    O nosso espaço, (mundo) está cada vez pior . Onde vamos parar produzindo tanto lixo ? é uma pergunta que poucos fazem pra si mesmo, não tendo uma mínima importância da onde possamos chegar. Para um avanço,a reciclagem seria o necessário, reduzindo o consumo excessivo. Mas muitas coisas que consumimos ,não tem como realizarmos essa tarefa . Complicando mais ainda a situação .
    Por fim, todos nós precisamos urgentemente cuidar do que é nosso, levar a sério, e pensar no que pode vir a acontecer . Nenhum material, nada do que consumimos, ou até mesmo dinheiro será o necessário para comprarmos um novo planeta.

  23. Bom, demonstra que todo o sistema econômico é uma cadeia, tudo começa na coletação de recursos, começam a tirar recursos de bens naturais, árvores, pedras, etc. Esse material é mandado para as indústrias onde começam a fazer produtos para vender para as pessoas. O produto vai para os mercados, onde meio que força as pessoas a comprar os seus produtos, então você se pergunta: “Como assim força a comprar?” Simples, um exemplo: Uma pessoa vai ao mercado e compra um radio, esse radio naquela hora é um “top” de linha, essa pessoas fica com esse radio por um tempo curto, vamos se dizer alguns meses, e logo depois lançam um rádio que é mais moderno q esse, e ao passar de mais tempo ainda, aquele rádio fica ridículo para o uso, isso força as pessoas a comprar. Agora, pense bem, você já imaginou se nós ainda estivéssemos com tudo que comprássemos? É, sua casa iria ser pequena, para isso serve nosso amigo lixo, vamos lá tranquilamente, jogamos nosso lixo fora e esquecemos dele, tudo bem, é o que se deve fazer, então o lixo vai para o processo de reciclagem, aquilo que você botou fora vai ser reciclado para criar um novinho em folha, que bom você diria, mas tudo tem seu outro lado… Os recursos que são usados para esse processo de reciclagem soltam vários compostos químicos que prejudicam o meio ambiente, toda essa poluição vem das indústrias que soltam esses gases por ai sem parar, foi isso que eu consegui retirar de melhor no filme.

  24. Elaine Rocha Lima n°15 1°RF disse:

    Bom,sustentabilidade é uma coisa muito complicada de se expressar. Através do vídeo tive uma idéia mais ampliada de como salvar o planeta com atitudes simples.
    O consumismo exagerado é uma ato que deveria ser banido das nossas rotinas. Fiquei chocada e surpresa pois vi que muito do que usamos vai pro lixo em menos de seis meses. Isso é triste,mas dá sim para o povo reverter essa situação,é só querermos. Pararmos de jogar o lixo em locais errados e repensar no que estamos fazendo com a nossa casa… Temos de conscientizar as pessoas sobre os riscos que elas correm convivendo com certos tipos de substancias que vem de fabricas,para que o governo venha a ver como nos preocupamos com o nosso planeta. Pois,quando esse acabar não haverá outro….

  25. Bom ,

    Pelo que eu entendi do video sustentablidade, são “coisas” que as pessoas compram e jogam fora ao mesmo tempo , sem a menor senssiblidade com o meio-ambiente.

    Essa “coisa ” assim chamadas , acumulam toxinas que degradam o meio – ambiente.O video fala como tambem a mídia influe na compra desses objetos que as vezes as pessoas nem precissam , mas como a influencia é grande acabomos comprando , e acabando com a natureza .

    Para o Problema não se agravar mais precisamos mudar nosso geito , e começar reciclar nossas “Coisas ” .

  26. Anne Cristhine Nª 04 1ªRE disse:

    Bom,
    Estamos em um mundo totalmente consumista e isto implica no nosso futuro ,estamos a cada dia destruindo o mundo com coisas desnecessárias , com coisas que nem precisamos. A cada dia que passa “pessoas” constroem coisas novas que nos fazem querer compra-las , mesmo que essa coisa nova seja só uma pesa pequena ou maior.Mas como ninguém quer ficar ‘fora da moda’ acaba sendo “obrigado” a comprar coisas que muitas vezes são inúteis para nós .
    Este vídeo nos mostra de uma maneira clara o nosso erro – nos achamos que o planeta é obrigado a fornecer todos os recursos que precisamos.Mas estamos errados, a gente nem para pra pensar que com isso estamos acabando com o nosso único planeta, e as consequências desastrosas que irá causar a nossa sociedade e principalmente ao planeta terra.Que a extração, a produção e até à distribuição, afeta nossas vidas de uma maneira que poucos nós percebemos ou muitas vezes não queremos perceber que estamos dando fim ao mundo e também a vida na terra. Este vídeo está tentando nos ajudar a perceber como o mundo está hoje e como ele vai ficar no futuro “um lixão”. Temos que tomar a iniciativa e ajudar o mundo, os animais o meio-ambiente e ajudar nós mesmos e os nossos filhos , netos , etc; Nossa família de amanhã.
    Para que o planeta não vire um “lixão” devemos que mudar o nosso ponto de vista e fazer a coisa certa para o nosso planeta…

  27. Vitor Aveiro, N°40 - 2°RD disse:

    O video mostra sobre problemas que são muito sérios, mas que para nós parecem ser coisas pequenas e sem muitas consequencias, pois essa é a imagem que a midia quer nos passar, que o que tem que ser seguido é o CONSUMISMO e não o equilibrio, fazendo com que não demos importancia para o meio ambiente e assim deixando de lado uma vida mais sustentavel.
    Mas é ai que não percebemos que o consumismo está levando o mundo para um rumo que poderá não ter mais volta, e fazendo cada vez mais aquilo que a midia quer, que é o consumo e pensando apenas nos lucros que ele trará.

  28. Michelle sales 1RF disse:

    Sustentabilidade é um tema muito importante pois mostra muito mesmo a REALIDADE .
    essa é a REALIDADE de hoje , imagine daqui 10 anos se não tomarmos atitude como vai ficar a REALIDADE , conserteza pior , na minha opinião cada um de cada lugar deste mundo tem que fazer a sua parte tanto quanto o governo que tem a obrigação da melhoria do PLANETA .
    .Agora estamos muitos divididos , em cada pais esta como cada planeta , e não deve continuar desse jeito , supomos : BRASILe AFRICA faz a sua parte e enquanto os ESTADOS UNIDOS e o JAPÃO fica sucegado , e naõ é assim que deve ser ,pois , vivemos é um unico lugar e se uma parte desse unica lugar que é o PLANETA não fazer a sua parte vai acabar afetando a outra parte do planeta .
    Para mim se cada lugar cada um fazer a sua parte o mundo vai estar muito melhor .

  29. Marjorie Vitória Pavlovsky nº : 35 1ºRF disse:

    Pelo que eu pude entender , o video mostra á todos nós problemas graves a serem cuidados. São tantas coisas e consequências que acontecem , que muitos não fazem ideia do que está ao redor .
    Precisamos mais de atitudes, utilizar os recursos da natureza sem esgotá-los . Como vimos , são bobagens que fazem o nosso planeta ir de mal a pior . Consumimos mais do que o realmente necessário, com excesso extremo.
    Acredito que são poucos que fazem parte de um “novo” mundo. Um mundo no qual cuidam e se responsabilizam pelos danos causados por outros.
    Com a iniciativa de um projeto de sutentabilidade em escolas, já será um progresso na população. Mas de qualquer forma, todos teêm que colaborar . O nosso planeta não irá aguentar por muito tempo tanto desgasto. Repensar antes de fazer algo que possa vir prejudicar , não é por um só, e sim todos
    é o nosso planeta, apenas nosso.

  30. Dayana D. Lauback disse:

    “E.E. Prof. Caran Apparecido Gonçalves”

    Dayana Dias Lauback Nº:19
    Série:1ºRC

    O vídeo é muito interessante, explicativo, e é claro reflexivo, faz nós pessoas pensarmos em nossos atos, realmente nós não vemos aquilo que consumimos, e nem aonde aquilo vai parar. Acho que por muitas vezes, as pessoas, elas não sabem, não tem nem noção do que realmente significa sustentabilidade, e porque temos que adotar esse regime, ou de como nossos produtos que compramos são extraídos, e o que mal nisso pode fazer ao planeta futuramente. Agora, que vemos o resultado como mudanças climaticas, e etc. Coisas que poderiam ter sido ditas “mito” no passado, hoje se torna realidade. Uma realidade muito triste, empresas que só pensam em lucrar, governos que não pensam na população em geral, mídia sempre nos influênciando e nos mostrando como temos que ser, como temos que nos vestir, que temos sempre que estar consumindo algo “novo” e etc.
    O engraçado é, os políticos falam do nosso país se tornar “desenvolvido”, ja pensou se nosso pais, entre outros consumisse e produzisse a mesma quantidade de lixo, igual aos Estados Unidos? Como no video disse iamos precisar de 5 Planetas Terra, e não temos não é verdade?
    Podemos ser um país “desenvolvido”, mas não gastando os recursos do planeta. Isso pra mim, não é algo que se pode-se dizer “desenvolver”.
    No video um ponto importante que relatou também, é que não temos tempo até pra nós, temos que trabalhar pra gastar o que consumimos, o que nem sempre o que consumimos é realmente necessario e de algum uso, não vemos as coisas mais simples e importantes na vida. Como estar com a Família, Amigos… Esse tipo de coisa não tem valor, não se compra!
    Realmente as coisas que consumimos acabaram sendo algo mais importante a se fazer do que qualquer outra coisa.

  31. Vitória Pauli nº 43 1ºRA disse:

    O vídeo nos mostra o que acontece com os materiais produzidos e consumidos excessivamente.
    Todo o processo de extração e produção degradam o meio ambiente, e tudo isso acontece bem debaixo do nosso nariz. As pessoas estão tão absortas em consumir, comprar e possuir que se esquecem de onde vem as coisas que elas compram. O vídeo explica detalhadamente como a demanda excessiva de produtos afeta a natureza, como polui o ar, a água, como acaba com as florestas e recursos naturais não-renováveis, e tudo isso pra que? Pra satisfazer nosso desejo de sempre ter o que é mais novo, o que é melhor, mais moderno.
    Além desses fatores, que seriam o pré-consumo, tem os fatos pós-consumo. Isso se refere ao que acontece com os materiais depois de usados. Pra onde eles vão? Para o lixo! E quanto mais o ser humano consome, mais lixo se produz, e menos espaço se tem para se colocar esse lixo. Alguns ainda tentam fazer o máximo para reciclar os materiais, mas nem tudo pode ser reciclado. Todo esse lixo ou é queimado, ou jogado em valas, prejudicando o nosso planeta.
    Pense que nosso planeta é nossa casa. Você não destrói sua casa, não a deixa imunda, não a polui nem a danifica. Você cuida dela e preza por ela, para que ela dure por mais tempo. Então se cuidamos assim de nossa casa, por que desconsideramos nosso planeta? Por que o destruímos, o danificamos, o prejudicamos? Por que deixamos que o governo e as corporações nos dizerem o que fazer, o que vestir, o que comprar?
    É necessário pararmos para pensar sobre isso, e refletir. Será que estamos ajudando ou prejudicando nosso planeta? Pense nisso. Pense uma, pense duas, pense dez vezes, mas pense! Pense em ajudar o mundo e aja! Porque o mundo precisa de você. De todos nós.

  32. [b] Janilda Moreira de Oliveira N° 17 2RE disse:

    Oiee, então, o vídeo nos mostra uma realidade triste e trágica que nós não queremos enxergar pois tudo o que diz ali é a mais pura verdade somos muito consumistas e ao mesmo tempo vulneráveis pois acreditamos em tudo o que vemos nas propagandas cedendo e fazendo exatamente o que eles querem comprar e comprar. Mas ninguém faz nada para mudar isso, nem quem tem poder pra isso, os politicos que deveriam dar o primeiro passo dando o exemplo, só querem saber de extorquir os cofres público. E as pessoas que fazem não são vistas pela sociedade é um absurdo!! Acho que deverias pensar um pouquinho nas nossas atitudes, pois toda ação tem uma reação hoje estamos usufluindo de praticamente tudo mas um dia isso vai acabar. E quando esse tempo chegar o que vai acontecer? Como vamos nos alimentar, ou mesmo beber um simples e comum copo de água? É estranho pensar que temos tanto e se não cuidarmos vai acabar, é mais a maioria das pessoas só acreditam vendo, aparentemente é isso que estão esperando, tudo acabar para pensar, poxa não deveria ter feito aquilo, ou ainda dava pra usar aquela coisa.
    Mas eu sinceramente espero que algo mude e rápido para o nosso bem, de todo o planeta e daqueles que ainda vão nascer.Beeijos, prof° Katia adorei o vídeo espero que você passar outros para que de pouquinho em pouquinho vá conscientizar o futuro desse pais!!!

  33. Pelo o que eu pude observar o mundo esta sendo destruído a cada dia mais e as pessoas acabam se contaminando o, alimento que as pessoas consomem o ar que respiram tudo esta poluido e a cada dia ha mais, isso vai piorando e o governo não toma nenhuma medida para intervi nesse problema .
    O lema do mundo capitalista é você trabalhar para pagar o que vc consumiu eles não esta preocupado com as nossas saúde nem com a sáude do planeta o que eles querem é ganhar dinheiro independente dos problemas que já estão acontecendo.
    Uma outra coisa que eu reaprei foi que no mundo capitalista as pessoas vê um comercial e já querem trocar as suas coisas sem querer saber se isso vai poluir ou não mais todas as pessoas querem estar na moda ( que colabora bastante com o fim do planeta) algumas pessoas que estão na moda e não dão impotancia para o que ela tem mais sim para aquilo que ela não tem (novo) e estas pessoas vão trabalhar para comprar (alguma coisa que esta na moda) e o que é velho acaba indo para o lixo . O planeta não sabe mais onde colocar tanto lixo num planeta de consomidores, lembrando que o maior consumidor e os EUA. O lixo polui o solo e alguns são queimados isso não acaba só com o planeta mais acaba com a saude da população. As pessoas tem que parar de seguir modas (comercial) e pensar mais na saude delas mesma e da familia dele e principalmente a saude do planeta

  34. Gustavo da Silva Porteiro disse:

    Olá,eu sou o Gustavo do 1°RA N°23
    Bem falar desse video pode ser facil se a pessoa tem um preparo,ou então se ela entende do assunto.Então, eu achei que video é interresante embora fale um pouco do que o ser humano escuta todo dia na televisão e principalmente na escola,é bem legal a maneira em que as animações são usadas para explicar o que a mulher queria dizer,ao longo do video eu me indentifiquei muito com o que ela fala, por que com o fato da nossa escola estar no projeto de sustentabilidade eu pesquisei bastante e a maioria das coisas que a mulher fala eu tinha uma noção de que ponto ela quaria chegar.
    Mas quanto a ideia apresentada é tudo empresionate os numeros que ela falou,mas o ser humano hoje em está enteresado mesmo no que ela falou no final que o povo hoje
    só trabalha e compra,trabalha e compra como se fosse a unica resposta para tudo,a principio pode até ser um alivio agora mas depois que nos damos conta sobre que isso causa,como o desmatamento e a ocupação de terras estrangeiras só para fazer produtos que aos poucos acabam com a nossa saude e principalmente dos funcionarios das fabricas que tem contato com os elementos quimicos uma boa parte do dia.
    Bem, para concluir meu comentario,os governos só vão se dar conta dos problemas quando tiver prejucando eles e os seus familiares.

    obs: EE Caran apparecido Gonçalves.

  35. Amanda Saori 1°RB N° 01 disse:

    Depois desse vidio acho que muitas pessoas perçeberam o quanto gastam por coisas q nem vamos usar direito, gastamos o nosso dinheiro que poderia ser usado em coisas mais uteis, mais em quanto isso usamos para comprar coisas q nao tem tanta utilidade e que sera jogado fora prejudicando ao meio ambiente, e que muitos desses materiais sao feitos com mao de obra infantil.

  36. Bruno Henrique Marcusso Biscelia disse:

    Bruno Henrique N°7 1° RE

    Eu entendi que o cunumismo excessivo só gera problemas em nosso planeta,primeiro ele gera problemas no meio ambiente,com isso nos todos temos que toma consiência que nos entamos acabando com o planeta tudo que esta,oque acontecendo hoje em dia, todos temos que parar com o consumo excesivo das coisas.Só que vai ser dificil de do mundo acaba com o tal do consumismo,porque todo ano vão chegando coisas novas e mdernas e as pessoas so pensa em comprar e comprar e não pensa em melhorar o nosso planeta.

    Pare e pense nesse tal do consmismo se prejudica ou não o planeta terra?

  37. Paola C. da Silva 2RB disse:

    O vídeo, mostra como a sociedade se tornou consumista através da “ajuda” da mídia e do governo em si.
    Tudo o que vemos nós queremos ter, que seja apenas para poder usar durante 1 mês, mas queremos e depois simplesmente descartamos sem pensar para onde vai todas essas coisas que jogamos fora.
    Geralmente, quando saímos de casa e vamos ao shopping, já temos a intenção de comprar algo, que depois que passa a moda nós em vez de tentarmos reutilizar essas coisas, simplesmente a jogamos no lixo e vamos atrás do que esta na moda, e é assim que nós somos atualmente, porém não vemos de onde vem essas coisa, o que é usado para faze-las, quem são as pessoas fazem essas coisas.
    No filme mostra de onde vem, o que acontece com todo o processo, desde a exploração da natureza e dos minerais, a fabricação, como é prejudicial a saúde das pessoas que trabalham pra fabricar, onde vai parar todo o lixo usado e descartado dessas fabricas, como chegam as lojas e vemos que nem pagamos a mão de obra das pessoas que fazem aquele produto, ate chegar em nossas casas onde usamos um pouco e logo nos desfazemos, pois há uma nova tecnologia, uma moda nova e sempre queremos acompanhar essa atualidade.

  38. Aldemir O. Rocha disse:

    O video “A História das Coisas”é a face do mundo que vivemos hoje. Esse vídeo fala sobre o alto consumismo das populações mundiais (em especial,os EUA)e sobre o grande impacto que esse consumismo desenfreado causa ao meio ambiente e a nossas vidas. Quase tudo o que existe na nossa sociedade consumista passou por um processo que envolveu toxinas,e essas toxinas não desaparecem durante os processos feitos nas fabricas,e quando as fabricas vendem esses produtos intoxicados,quem compra? Eu digo quem compra,nós compramos.Mas não somos nós que sofremos mais,e sim,os trabalhadores dessas fabricas imundas.E ainda tem mais,pois para fabricar esses produtos,as industrias precisam de matérias primas,e essas matérias primas vem das florestas,vales,em geral,da natureza.
    Agora eu pergunto,é necessário matar a natureza para manter nossa necessidade excessiva de ter cada vez mais e mais,sem se preocupar com o fim da nossa casa,a Terra,para depois termos que arcar com as consequências?
    Claro que qualquer um pode dizer:Mas a destruição do mundo não é culpa dos trabalhadores!
    E então eu digo:Então de quem é a culpa?
    Nossos impostos vão para os políticos(ao menos parte desses impostos)só que mais de 50% dos nossos impostos vão para os militares,os mesmos militares que defendem a Amazônia eo nosso pais. A criminalidade cresceu,as arvores da Amazônia estão sendo cortadas,então para que servem aqueles impostos?,para muitas coisas,más são eles que ajudam no sustento do consumismo do nosso pais Resumindo minhas idéias e conclusões,nós nos tornamos escravos de uma sociedade capitalista que tem como único objetivo,nos forçar a comprar mais e mais,sem se preocupar com nossa saúde ou com nosso planeta.

  39. Jainey Luana de O.Santos disse:

    Adoreii esse vídeo,pois vem falando tudo o que vem acontecendo hoje em dia!
    E mostra que varias pessoas vem comprando varias coisas sem pensar no que vai acontecendo em diante! Muitas pessoas compra coisas que ao menos vai precisa,coisas que as vezes nem chegua a gosta mais acaba comprando,coisas que lagão pelos cantos e nem mexe mais.
    Tambeém mostra que varias pessoas trabalham muito,mais quando chega a hora de receber,não percebe o quanto que vai gastar laá fora,por coisas que nem chegar até tantas necessidades também. Eu achou que as pessoas deveriam pensar muito antes de fazer tudo isso que vem acontecendo hoje em dia. Pois essas demandas excessiva de cada um de nois vem prejudicando o meio ambiente,ou seja: o planetaa inteiro!!!
    Achoou que devemos pensar em tudo,antes de fazer algo.Não devemos pensar so no dinheiro e sim no nosso PLANETA…

    Jainey Luana N 27 1RA

    EE Caran apparecido Gonçalves.

    bjoos..

  40. Leticia C. Sena Nº30 1ºRA disse:

    O vídeo nós mostra como estamos acabando com o nosso planeta, ao longo dos anos cada vez mais participamos desse mundo consumista todos os comerciais, revistar e etc.. Nós fazemos acharmos que estamos errados em não comprar um celular novo ou um computador como mostra no vídeo, nós vamos e compramos más em muito pouco tempo vão lançar um com mais tecnologia, então enquanto não tivermos o novo não ficaremos satisfeitos. Jogamos o que não vamos mais usar no lixo sem nem pensar para onde ele vai.
    Nós mesmos estamos acabando com nosso planeta, consumindo tanto não há mais o que fazer com lixo, e todo esse consumo exagerado não é só nos Estados Unidos, aqui tbm acontece isso o tempo todo, é muito difícil parar com o consumo mas temos que pensar mais no que vamos compra, porque desse jeito estamos acabando com nosso mundo e com nós mesmos.

  41. alessandra santanos silva da cruz (1*RE)(N*1) disse:

    o vidio mostra que nem tudo na vida deve ser comprado só porque é(novo ou lançamento)temos que mudar estes habitos que nao são muito bom ex:como nos estados unidos lá e muito diferente lá um produto que é novo ou lançamento rapidamente e comprado,e depois de algumas semanas não serve para mais nada vai para o lixo.
    E um ato de consumismo é o fato de consumir”comprar”um produto de forma exagerada as pessoasconsumistas adquirem produtos(roupas,produtos eletronicôs,joias,caros,imoveis)semter a necessidade disso.
    EM varios casos o consumismo pode se tornar uma doença ou um vicio as pessoas pensa que comprando ela pode obter prazer na vida ao comprar coisas.
    SOBRE O LIXO:a falta de espeço para armazenar adequadamente essa montanha de sujeiras,a produçao descontrolada de lixo traz consequências desastrosas do ambiente e á saude pública para uma melhor produçao o fato é reduzie,reutilizar e reciclar,um bom começo seria reduzir os residuos orgânicos…

  42. alessandra santos silva da cruz (1*RE)(N*1) disse:

    nome

  43. - Thααis Mαncini disse:

    - Thαis Mαncini Nº. 41 Série. 1RA

    Acredito que o consumismo tem toda a culpa pelo nosso planeta esta, com vários problemas, porém o mais comentado hoje em dia é o meio ambiente, pois com o consumismo acabamos criando um hábito de sempre ter coisas novas e sempre estar comprando mesmo que não precisemos de tantas coisas.
    O vídeo mostra exatamente isso pessoas consumindo sem para sem pensar se realmente é necessário aquilo para ela. E quem faz com que sempre estejamos comprando sem para é a mídia e todo momento inventa algo novo e faz com que todos precisem comprar e nem sempre é necessário.
    Porem nem sempre é assim pessoas que não ganham muito, as vezes o lixo de uma pessoa para ela não é, como se acontecem muito nos Estados Unidos pessoas mobíliam suas casas com muitas coisas achadas na sua, pois o Estado Unidos é um dos países mais consumistas como também o Japão.
    Então é isso acho que todas as pessoas do mundo, deveriam pensar mais e se conscientizar antes de sair e comprar tudo que se vê pela frente, sem pensar se realmente precisa, pois se não começarmos a refletir sobre nossas atitudes, quem vai mais sofrer com isso somos nos mesmos.

  44. Rafael Feijó 1ºRE disse:

    Bom, o vídeo nos mostra que absolutamente tudo o que comemos, vestimos, e etc de alguma forma afetará o mundo, mais do que está afetado. O consumismo está acabando com a sociedade, não há o porque acabar com algo para fazer outro, se pensarmos bem, é desnecessário. As pessoas, realmente, só se importam com seus bens materiais, dinheiro e comida dentro de casa, e o mundo lá fora? Como fica? Só se importam em ter uma TV LCD, um computador modernizado e jogam coisas valiosas no lixo, que acaba atingindo o mundo com tóxicos e isso volta pra nós. As pessoas devem se concientizar e ver que o consumismo excessivo acaba com grande parte do mundo, no qual vivemos. E q

  45. Rafael Feijó Nº37 1ºRE disse:

    Bom, o vídeo nos mostra que absolutamente tudo o que comemos, vestimos, e etc de alguma forma afetará o mundo, mais do que está afetado. O consumismo está acabando com a sociedade, não há o porque acabar com algo para fazer outro, se pensarmos bem, é desnecessário. As pessoas, realmente, só se importam com seus bens materiais, dinheiro e comida dentro de casa, e o mundo lá fora? Como fica? Só se importam em ter uma TV LCD, um computador modernizado e jogam coisas valiosas no lixo, que acaba atingindo o mundo com tóxicos e isso volta pra nós. As pessoas devem se concientizar e ver que o consumismo excessivo acaba com grande parte do mundo, no qual vivemos. E as pessoas investem seu dinheiro em coisas desnecessárias, quando na verdade poderia ajudar alguma criança com câncer.

  46. Rafael Feijó Nº37 1ºRE disse:

    Foi dois, foi mal.

  47. Maísie Ferreira disse:

    E.E. Caran Apparecido Gonçalves
    Maísie F. – número 27 – série 2°RD

    De todos os meios de mostrar como devemos cuidar do planeta, da nossa saúde e principalmente da nossa consciência, esta é a mais correta.
    Fazer apenas a reciclagem nao nos levará a lugar algum sem ter por onde começar. a conscientização é universal isso inclui, principalmente, o governo que em vez de focar toda sua atenção para assuntos de interesse geral, investe em seus próprios interesses.
    Infelizmente é o que tem ocorrido, e o mais impressionante é que nós consumidores em vez de levantarmos a voz e não nos calarmos até que providências sejam tomadas para a melhoria de nossas florestas, controle de energia e água e reduçãode poluentes, somos atraídos por propagandas de roupas e sapátos, e grande parte do que consumimos jogamos fora sem reaproveitar.
    É um ciclo vicioso que nunca acaba, em entope os lixões e polui os lençóis freáticos.
    nós só temos um planeta Terra, portanto só temos ua chance. Devemos recusar tudo o que se mostre prejudicial para nós e para o mundo, poiis de pouco em pouco podemos conseguir muito.

  48. Ayrton A Vieira 1ºRB Nº07 disse:

    Como mostra no video, que cada vez mais ta poluindo o planeta pelo fato de cada vez mais o sere humano compra algo e descarta,por causa que cada vez mais vai lançando tecnologia, e nois compra e vai descartando o que nois não quer mais. por fato vai jogando e sem percebe nois vai poluindo,tipo todo mundo vai troca aquele computador que pareçe uma tv bem antiga por um de LCD, ou aquele celular antigo por um bem moderno.
    devemos cuida mais do nosso planeta,por causa magina daqui ums 20 anos o planeta vai ta mais poluido,tambem acho que o governo tinha que fala mais sobre esse assunto por que a maioria das pessoas não sabe que ta nessa situaçã ja,podia avisa mais informação.

  49. Valquiria Alves Abbade disse:

    Valquíria Alves Abbade N°: 38 Serie: 2° RD
    O vídeo nos mostra um sistema falho de consumo e descarte, e a conseqüência que a sociedade está começando a sofrer, como o desmatamento, o gasto de água e recursos naturais que acaba sendo umas principais causas do aquecimento global. O vídeo chega a socar com as informações que ele passa como a cada dia as pessoas estão ficando mais consumista e esquecendo que o planeta tem que ser cuidado não só para nós, mais paras próximas gerações, porque se nós continuarmos a destruir o mundo como estamos fazendo, daqui a uns anos não terá condições de habitá-lo

  50. Daniel Coutinho 1RA Nº13 disse:

    O VIDEO É MUITO INTERESSANTE, POIS RETRATA O CONSUMISMO DE FORMA AMPLA E REALISTA, MOSTRA TODA A PROBLEMÁTICA E INTERRESSES DESTE SISTEMA.
    QUERO RESSALTAR O PAPEL DA MÍDIA, POIS ACREDITO QUE SEM ELA O CONSUMISMO CAPITALISTA NÃO TERIA TANTO SUCESSO!
    A MÍDIA INFLUENCIA, GERA “NECESSIDADES” DESEJOS DESDA MAIS TENRA IDADE, É FACIL PERCEBER O EXAGERO DE PROPAGANDAS VOLTADA PARA O PÚBLICO INFANTIL,
    ESTAS CRIANÇAS VÃO SE TORNAREM ADULTOS CONSUMISTAS,
    AS PROPAGANDAS TAMBÉM INFLENCIAM MULHERES, JOVENS ETC, ASSIM COM A GRANDE INFLUENCIA DA MÍDIA O SER HUMANO PASSA A NÃO ENXERGAR O QUE SE TEM POR TRÁS DO CONSUMISMO, O REAL OBJETIVO DA CLASSE DOMINANTE QUE É NA VERDADE MANTER SUAS RIQUEZAS E PODER.

  51. Geisa Tito dos Santos disse:

    Bom, o vídeo mostra uma realidade muito diferente da que vemos na T.V. O fato haver tantos problemas e nenhuma solução…Tanto do governo quanto de nós mesmo.
    Gostei de como o vídeo aborta o fato de comprarmos e em menos de seis meses nos desfazermos desses pertences…
    Não entendo como o ser humano tem cérebro o suficiente para construir maquinas inexplicáveis,mas não tem consciência o suficiente para perceber que está destruindo sua própria casa e destruindo seus próprios descendentes…(como diz no vídeo os bebes são os que mais sofrem).
    Achei interessante a frase colocada pela minha colega de classe Izabela Silva,que foi a seguinte: “Não devemos degradar nosso planeta e sim cuidar dele,pois não teremos como “comprar” outro em um supermercado”.Gostei da ênfase que ela colocou na palavra “comprar”,pois são necessários cinco planetas para suprir essa insaciável sede de comprar dos seres humanos…Confesso que é necessário comprar,mas com moderação…
    Aconselho assistirem o vídeo pois é muito boa para entender como as coisas “nascem” e degradam ao mesmo tempo.
    (No mais pode pá que é nóis…rsrsrs)

  52. Geisa Tito dos Santos disse:

    Professora desculpa esqueci…
    n°22 1°RF

  53. Gabriel Ferreira Rocha n°16 1° RD (Caran Apparecido) disse:

    Esse video é um ótimo tapa na cara, é bom para mostrar a realidade dos governos do país mais rico do mundo, e como ele se preocupa com a sustentabilidade do mundo. Mas para eles o bom mesmo é dinheiro no bolso, o resto que se vire com o sistema implatado na sociedade.
    É eles (governo) não perguntam o que o povo está achando disso tudo.
    Por a gente faz o trabalho mais pesado, passamos por muito umilhações desumanas por exemplo:

    - pegar um onibus as 5:30 da manhã
    - deixar sua terra natal para ter vida digna e conseguir o pão

  54. Edgar Santos nº14 2ºRB disse:

    O vídeo nos mostra como a sociedade está consumista através das propagandas da mídia.
    Tudo o que é novo queremos ter e acabamos consumindo cada vez mais, sem parar pra pensar como aquilo foi feito. Não pensamos no período que aquele produto será util para nós, apenas pensamos se é novo ou não.
    Normalmente quando vamos ao shopping, já temos a intenção de comprar algo que está na moda.
    Deviamos pensar como mostra o vídeo, ver de onde vem aquele produto,ou seja, qual a sua origem, quais são os beneficios e quais são as coisas que prejudica o nosso planeta e etc.

  55. Ariane Alves n°09 2ra disse:

    O documentário ” A história das coisas” mostra o consumismo exagerado das pessoas ao passar dos anos. Mostrando exatamente que as pessoas não pensam de onde a coisa veio pra onde a coisa vai, ela simplismente tem porque a sociedade de certa forma impõe que ela necessita daquele produto daquela determinada marca.Como ela mesma cita “… nos meu pais Estados Unidos, nos vemos cerca de 3 mil propagandas publicitárias por dia; mais do que a quantidade que as pessoas viam durante a vida toda a 50 anos atraz…”E se você parar pra pensar nisso e ver como as fabricas funcionam, como é que acontece, você percebe que há um sistema muito falho na produção, geralmente a maioria dos produtos do pais não são fabricados no proprio pais, o que leva as pessoas a pensarem “A não polui o meu habitat” mas muito pelo contrario, se pensarmos objetivamente, nem tudo que ocmpramos consumimos, logo boa parte vai para o lixo, e o lixo é o que?Nada mais é do que uma poluição; que traz muito mais dispezas do que o valor pago em um rádio por exemplo ($ 4,99) o valor pago nele não é nem metade do que se usa para tratar o lixo. O que é uma vergonha o mundo não ter consiencia disso mesmo sabendo que as duas unicas coias que são possiveis de se ver do espaço é a Muralha da China e vergonhosamente o Aterro Sanitário de Nova Iork ( mais popularmente lixão de Nova Iork).

  56. Beatriz Campos de Moraes disse:

    Beatriz Campos de Moraes N° 09 2RB

    No video, o assunto que prevalece é o alto índice de consumo no Mundo.
    E me parece que quem ajuda para que o Mundo seja tão consumista, são as próprias empresas que criam e fabricam os produtos, pois em vez de criarem produtos que possam ser reutilizados ou ao menos que não prejudiquem tanto ao meio ambiente, eles criam produtos para serem jogados no lixo e para os consumidores comprarem mais e mais.
    A mídia é outro meio que faz com que o índice de consumo seja maior. Atráves dela é que o consumidor toma nota das novas tecnogias e produtos, o que não é ruim, mas faz com que ele (consumidor) sinta mais vontade de comprar, consumir.
    Eu fiquei espantada, pois não imaginei que fosse tão alto o consumo e o lixo no mundo.
    O video além de apontar os problemas, também nos apontou uma solução, que seria a sustentabilidade, que é muito mais do que apenas reciclar, mas sim pensar, agir e fazer com o nosso planeta seja um Mundo bem melhor.
    O video me ensinou muitas coisas que jamais pensei que acontessece. Gostei muito ! Beijos :*

  57. Mateus Abrantes Fernandes disse:

    Mateus Abrantes/ nº33/ 1ºRE

    Bom Profª, pra iínico de conversa, esse video nos mostra o quão consumista somos e que por causa disso, varias doenças acabam se espalhando por ai e prejudicando muitas pessoas.

    O que me chamou mais a atenção nesse filme foi a parte em que ela pensa de onde vem aquele radio o porque de ele custar $4,99.

    No fim, eu acho que se cada pessoa assistisse esse video e tivesse conciencia do que fazia, esse mundo duarira muitos e muitos séculos, até milenios ( tipo assim, que exagero ).

    By Teacher, ti dollo

  58. nossa gostei muito do video não imaginava que eu era tão influenciada pela sociedade e não tinha noção que as coisas que nos compramos eram tão prejudiciais assim tanto a naturaza como a saude.acredito que todos nos deveriamos rever nossos conceitos sobre consumismo , reciclagem e sustentabilidade e tentar concientizar as pessoas da situação que o mundo esta hoje porque se nos continuarmos de braços cruzados para o mundo talves nem teremos mais o mundo a alguns anos…

  59. giovanna gobatti de morais série:1ra número 20 disse:

    Estou impressionada como nós somos consumistas sem limites,não pensamos no que esse consumismo pode nos causar.As pessoas são consumistas não porque querem,são muito influenciadas,principalmente pela mídia.
    AS fábricas e as empresas querem que,nós seres humanos consumimos cada vez mais.Mas não fazem a menor ideia de que esse consumismo exagerado, prejudica e muito o meio ambiente e principalmente o ar que todos nós precisamos para respirar.Os gases liberados pelas indústrias afetam e muito nossa atmosfera,isso se chama poluição.
    A poluição,além de prejudicar o meio ambiente,também prejudica bastante a saúde de todos nós.A cada dia que passa,a poluição vai aumentando,e o número de pessoas morrendo também.
    Nós devemos acordar pra essa triste realidade,e começar a pensar nos nossos atos,e a tomar atidudes para salvar o nosso planeta,pois ele está acabando aos poucos por causa do nosso terrível e assustador consumismo.

  60. Raul Paixao disse:

    O video esta querendo nos mostrar que a sociedade esta consumista usando como referência as propagandas da midia.
    A sociedade hoje em dia, tudo o que é novo esta consumindo, e a cada dia mais acabamos comsumindo cada vez mais, sem parar para pensar como o produto adiquirido foi feito.
    Muitas vezes a sociedade nao pensa na qualidade do produto, apenas querem ser atualizados como os outros são e com isso acabam comprando coisas sem necessidade, sem saber se é util o que foi adiquirido.

    O video alem de apontar os problemas também nos apontou uma solução, que seria a sustentabilidade, que é muito mais do que apenas a reciclar, mais sem pensar e agir e fazer com que o nosso planeta seja bem melhor.

    BeijoO’ Prof° ;D

    • O video esta querendo nos mostrar que a sociedade esta consumista usando como referência as propagandas da midia.
      A sociedade hoje em dia, tudo o que é novo esta consumindo, e a cada dia mais acabamos comsumindo cada vez mais, sem parar para pensar como o produto adiquirido foi feito.
      Muitas vezes a sociedade nao pensa na qualidade do produto, apenas querem ser atualizados como os outros são e com isso acabam comprando coisas sem necessidade, sem saber se é util o que foi adiquirido.

      O video alem de apontar os problemas também nos apontou uma solução, que seria a sustentabilidade, que é muito mais do que apenas a reciclar, mais sem pensar e agir e fazer com que o nosso planeta seja bem melhor.

      BeijoO’ Prof° ;D

  61. Vanessa Ramalho Moura nº38 serie 2ºRA disse:

    O vídeo ” A história das coisas” está diretamente relacionado ao assunto presente e engajado por nós : Sustentabilidade.
    Quando se fala em “sustentabilidade” logo faz-se a relação aos “ECO-CHATOS”, pois a mídia retrata o assunto como sendo algo totalmente “green”; que de fato seja não se pode negar, porém não se trata apenas de salvar as florestas e os animais selvagens. Como sabemos , nós seres humanos errôneos, possuímos uma visão de que nossos recursos naturais jamais se acabarão e por isso mesmo apenas retiramos e não pensamos em como dar continuidade ao ciclo da natureza.
    A sustentabilidade foca exatamente nesse ponto : como utilizarmos melhor nossos recursos ? Como encontrar novas formas sustentáveis de produção e descarte de produtos necessários para nossa sobrevivência ?
    Algumas empresas já possuem a visão sustentável em sua produção, ainda sim são poucas pelo fato de que a idéia, por mais debatida que seja nos dias de hoje, ainda sim possui muito pouca pró-atividade (a ação de agir por conta própria, a atitude) e pelos custos altos por conta do desconhecimento dos projetos em si.
    Hoje o mercado faz com que as pessoas se alienem a ele sem que elas mesmas notem. Não podemos negar que cada dia que passa o homem se preocupa mais com a facilidade e o conforto, aquilo que lhe agrada mais sem que seja necessário um esforço mental maior, obviamente o levará a escolha ao invés daquilo que por mais que lhe garanta um futuro melhor ,porém, ainda sim o faça pensar mais, será descartado. Por quê? Porque vivemos num mundo onde não importa quem sofra ou o que sofra estaremos dispostos a pagar o preço que for para um conforto sedentário.

    Quando se fala em comprar, logo pensamos em comprar a praticidade, não nos preocupando com como e onde esse produto será descartado após sua utilidade ter se esvaido.
    Muitas empresas, focadas no lucro ( que é o único objetivo de todo empreendedor) não nos oferecem o lugar certo para descartarmos o material e para que seja de alguma forma reutilizado.
    O que na verdade deve ser observado, é o planejamento de uma empresa, desde a origem e o modo do qual o produto será gerado até o fim de sua vida útil.
    As empresas não são as únicas que devem rever seus conceitos, pois elas não giram a economia sozinhas!
    Nós somos responsáveis também pelos danos catastróficos causados no mundo, pois nós somos aqueles que compram e consomem EXAGERADAMENTE E INCONSEQÜENTE os produtos que as tais produzem. Somos convidados a gastar nosso dinheiro a todo tempo e em todo lugar que estamos e sem pensarmos o fazemos.
    Se nós passarmos a nos conscientizar e mostrar que estamos preocupados com o futuro de nosso planeta as empresas também irão passar a enxergar de outra forma, pois sem consumidor não há empresa.

  62. dizem que as coisas que consumimos se deslocam ao longo do sistema.
    E nele ha um sitema que contem a extração, para a produção , para o consumismo, e por final o tratamento de lixo, e esse fenomeno foi denominado economia de materiais,e esse sistema esta em crise por que, porque ele é u sistema linear, e nós vivemos em um planeta finito, com isso pode-se dizer que o nosso planeta tem seus recursos limitados …
    Com a poluição o planeta vai degradando o meio ambiente. Por isso temos de parar de consumir tanto.

  63. ANA CLECIA A. A N° 04 1°RB disse:

    O triste de toda esta história é que somos nós mesmos que estamos destruindo nosso planeta, com essa mania de comprar e se desfazer facilmente de tudo. Mais tambem como é que as pessoas vão ae concientizar do mal que estão fazendo para o mundo, se a midia não para de nos falar como devemos ser e o que devemos comprar para sermos alguem em meio a sociedade, porem se fosse so isso estaria bem, so que para fazer tudo o que compramos sai da natureza ou seja os recursos da natureza e alem de prejudicarmos o planeta prejudicamos a nos mesmos e outras pessoas principalmente as que vivem e dependem da natureza para sobreviver; estamos tirando as moradias dessas pessoas e por isso ela acabam indo trabalhar nessas fabricas em que ficam expostas a produtos quimicos e pior algumas crianças acabam largando a escola e isso tudo pra trazer oa famosos produtos que a midia apresentam na tv e no radio; para tudo tem o seu processo e seu preço e esse preço não somos nós quem pagamos com nossa propria saude mas é claro que o governo enfim a politica em geral não estão nem ai pra gente e nem pra essas pessoas alem deles mesmo se eles ligassem para o nosso planeta já tinham tomado providências alem de ficar só prometendo porem em vez de melhorar eles só pioram ficam mandando as pessoas comprarem e comprarem e com isso prejudicamos ao meio ambiente pois de 100% que compramos 99% é jogado fora. Enfim precisamos tomar providencias e não só reciclar mas tambem parar de comprar coisas não necessitadas, que paremos de destruir nosso ÚNICO planeta e cai entre nos a midia tem que parar de dizer que tudo em nos esta errado enquanto não compramos o que eles apresentam e dizem “estar na moda”. E PRECISAMOS DE ALGUEM QUE ALEM DE SE PREOCUPAR COM A POPULAÇÃO SE PREOCUPE COM A NATUREZA COM O PLANETA POIS É O UNICO QUE TEMOS E PRECISAMOS DELE.

  64. DÉBORA DE S. FERREIRA Nº12 1ºRE disse:

    Bom esse video fala de tudo o que compramos e consumimos e utilizamos, que a maior parte vai tudo para o lixo. A maoria do que utilizamos vem dos nosso recursos naturais e com isso nos acabamos com ele. Os E.U.A são os maiores consumidores e que se todos do planeta fossem consumir igual os E.U.A precisariamos de 3 mundos, mais só temos um e precisamos consumir menos para não degradar o meio ambiente, com o lixo que nos desfazemos todos os dias. A maioria dos toxicos estão nas fabricas, onde eles fabricam os produtos que vão para o comercio, e os mais prejudicados com isso são as pessoas que trabalham nessas fabricas, na maioria das vezes essas pessoas largam a escola para trabalhar. A maioria dos toxicos saem como produtos para nos comprarmos ou saem como poluentes, por causa das maquinas, e acabam voltando para nós pelo vento contra a nossa propria saúde. Nós nos tornamos uma sociedade totalmente consumista pois compramos e compramos sem necessidade e que 100% do que compramos 99% vai diretamente para o lixo. ENFIM nos devemos se concientizar das nossas atitudes com o planeta, e em vez de ajudar a piorar, adotar novos habitos de vida, como: reciclar mais,para de comprar coisas que não precisamos e não usamos, parar de sermos “ESCRAVOS” da midia, pois tudo que aparece de novidade queremos comprar, não nos damos conta do mal que isso faz para nós mesmos e para as outras pessoas, que precisam deses recursos naturais, que estão sendo destruidos por nos mesmos.

  65. Débora Cristina de Oliveira Acipreste Nº09 2RD disse:

    O vídeo “A História das Coisas” mostra a linha de produção do ser humano de uma maneira bem ampla e explicativa onde tudo começa com a extração dos recursos naturais. As empresas exploram os recursos naturais ao máximo que podem, sempre indo mais fundo do que o mundo realmente aguenta, e quando destroem um lugar, eles partem para outro lugar ainda não explorado, afinal, tempo é dinheiro.
    Porém a mente tão criativa de um empresário para ganhar dinheiro é também tão pequena quando se trata de sustentabilidade e de exploração, pois não percebem que estão acabando com os recursos naturais, e se percebem, não fazem questão de mudar alguma coisa. E por quê? Pelo dinheiro é claro. Afinal, em um mundo completamente capitalista as pessoas se esquecem de dar valor a vida, digo, a vida digna.
    Grande parte da população pode até não se dar conta desse absurdo por não acharem que participam dele, mas o que todos precisamos entender é que comprando algum produto feito nesse sistema (não importa se a população só tem acesso à metade dele) estamos contribuímos para ele, porque é também pelo grande consumismo que nós temos que fornecemos mais e mais dinheiro para eles, e sendo o dinheiro o causador de tudo, eles estão conseguindo seu PRINCIPAL objetivo, ter mais dinheiro.
    Mas porque nós estamos contribuindo para isso?
    Porque somos completamente influenciados pela mídia (publicidade) que nos apresentam diariamente o consumo como um modo de vida, algo que se faz por prazer, na verdade algo como se fosse o seu lazer. A sua felicidade comprada à vista, ou a prazo? Então, eles aproveitam que a população compensa a sua falta de tempo e seus problemas satisfazendo-se com as compras. E as pessoas nem percebem, acabam deixando levar-se e participando desse ciclo vicioso e o pior, contribuindo para ele.
    Então, vem à tecnologia e as novidades. E o que fazemos? Jogamos fora um produto completamente “obsoleto” e damos espaço a um novinho em folha. E aquele aparelho velho o que acontece? Muitas pessoas nem ligam, porque o que realmente importa é a moda que se segue com aquele objeto, é a tecnologia, o poder que se tem a mão, depois disso seu aparelho se torna algo velho e que precisa ser trocado, porque já não lhe traz um aumento de auto-estima.
    A verdade é que não ligamos com que acontece depois, não importa pra onde o meu lixo vai nada disso importa, afinal quem se importa com LIXO?
    Precisamos parar para pensar se esse é o mundo que queremos para nós e para nossos filhos, é um absurdo continuarmos parados vendo isso tudo acontecer. Cadê os jovens? Todos tão cheios de vida, de vigor. Se alguém pode fazer alguma coisa somos nós.
    Pode parecer bobo e aparentemente sem nenhum efeito, mas é capaz de produzir algo bem maior do que pensamos. Se todos vivessem nesse sistema, o mundo seria bem melhor para todos nós e para os futuros moradores? Não, só piorar, e cada dia ia ficar pior. O lixo contamina o solo, a água, contamina a vida, a poluição começa a prejudicar a sua respiração. O dinheiro não pode te dar tudo, não pode! Temos que começar a perceber isso e começar a dar valor aquilo que realmente precisamos.
    Afinal, tem uma música que diz assim: “Viver com o necessário e não mais que o preciso (Forfun). Vamos nos importar mais, cuidar do mundo é a melhor forma de cuidar da vida.

  66. NOME: Tamires de Souza N: 41 SERIE: 1RE ESCOLA: PROFESSOR CARAN APPARECIDO GONÇALVES.

    Bom nesse video vemos a realidade do nosso planeta, o consumismo. Consumimos cada dia mais e mais, não paramos de comprar coisas sem a necessidade. O processo para produzir essas coisas é totalmente toxico, intoxicando todos no planeta, antes durante e depois do processo de produção. Os governos veem o que acontece mas não fazem nada pois as corporações que comandam as empresas que produzem esses produtos são mais fortes e mais ricas. Essas corporações estão sempre fazendo produto com o mesmo modelo mas mudam o formato de uma pequena peça, é por isso que quando seu computador quebra e você o leva para concertar percebe que terá que comprar um computador novo por causa de uma pequena peça. Se percebemos nosso consumismo é uma coisa muito preocupante pois estamos destrindo o unico planeta que temos, pois não temos um planeta B; precisamos parar com esse consumismo infreavel em coisas mais praticas. Com o dinheiro que gastamos com essas coisas futeis poderiamos estar ajudando um hospital, uma instituição etc. Precisamos ajudar nosso planeta enquanto há tempo e nos ajudarmos tambem pois o esse planeta é o nosso lar; o consumismo pode ser interrompido aos poucos, nos concientizando e pensando se recisamos comprar tal coisa. É hora de pensarmos em uma maneira saudavel de comprar.

  67. marcela servolo garcia 1RB prof caran apparecido gonçalves disse:

    só assim para nós descobrirmos oque se passa pelas nossas costas o consumismo cada vez esta maior, a sede que temos de comprar é cada vez maior compramos coisas
    que nem precisamos e com o passar do tempo quando elas vão ficando fora de moda
    queremos gastar mais e acabamos ñ percebendo onde foi parar o velho. O ESTADOS UNIDOS é um com o consumismo enorme acha que se todos os países fossem assim
    precisariamos de um mundo maior….Todos que comentaram acima assim como eu são
    consumistas não sabemos como parar com isso…

  68. Olá Prof ºKatia o que eu entendi da sustentabilidade: é melhorar, é em carar sem problemas ter conhecimentos , experiencias ,tanto profissionalmente entretanto nas coisas . Bom gostei demais , achei pra mim como uma lição de vida, pra saber encarar as coisas , ajudou me a pensar bastante

  69. Renata Melo de Oliveira - Número: 32 - Série : 2ºRD disse:

    Falar de sustentabilidade não é fácil e nem divertido para muitos, até porque é um assunto sério, que exige sabedoria e logo traz medo para os que não querem perder seu planeta. Mas no vídeo “A História Das Coisas”, percebemos que não podemos fechar os olhos para esse tema e que não podemos deixar mais que esse sistema capitalista domine as próximas gerações.

    As florestas cada vez menores, as águas e ar cada vez mais poluídos e o solo cada vez mais “podre” são os efeitos para tanto consumismo, exercido por pessoas formadas pelo capitalismo, as quais muitas vezes não compreendem que isso só prejudica a sua própria saúde por ingerirem tantos produtos tóxicos diariamente, e estilo de vida e o de seres vivos que estão á sua volta.

    O planeta não está mais disposto a nos servi, agora é hora de cuidarmos dele para que as nossas próximas gerações possam se estabelecer. Mas plantar ávores não é a única solução, já que há muitos produtos no ar prejudicam até mesmo as árvores, devemos dizer não ao consumismo, cobrar do governo mais atenção para que não deixem as companhias nos prejudicare e do mesmo jeito que existe um só planeta terra, precisamos manter a sustentabilidade como uma só nação para todas as nações.

  70. Ana Claudia Prates Pereira 1ºRE nº:02 disse:

    Quando compramos alguma coisa sem saber causamos um monte de problemas,
    no meio ambiente,e para as pessoas mais pobres.Para ocarre o consumismo uma corporações,monta um produto e manda pra a lojas,para o consumidor comprar por um preço muito menor que a sua produção.Mas pra proudiz algum produto eles começam com a extração de recursos naturais.como cortando arvores,consome alguas de rios acaba com montanhas,e mata os animas,com isso alguns lugares do mundo estão sem rercusos naturais.A proxima etapa é levar essas materias para as fabricas.a onde eles misturam esses recursos,com materias toxicos que fazem muito mal a saude e no ambiente,as pessoas que trabalham são os que mais sofrem com esse toxicos pois eles tem mais contato com esse material,muitos desses trabalhadores são mulheres,que afeta a gestação,como elas não tem outra alternativa,ficam expostas a esse tipo de emprego.Depois da produção o produto,vai distribuição,é onde esse produtos são vendidos num preço baixo,para as pessoas comprar e manter essse produtos em alta circulação,com o preço baixos eles abaixam o salarios dos trabalhadores das lojas,tudo isso leva a o fator principal,a razão disso tudo funcionar,o consumidor.Passamos a maior parte do tempo comprando,coisas desnecessarias,que com menos de 6 meses vão para no lixo como no caso da America do Norte,hoje o consumidor americano consome o dobro do que a 50 anos atras.Mais isso não aconteceu simplesmente,isso tudo foi planejado pelo Governo e pelas Corporações,que estudaram um jeito de aumentar a economia,aumentando a produção,abaixando os preços dos produtos,e mantendo o consumismo em alta.Por isso os produtores mudam num ritimo muito rapido seus produtos como por exemplo a moda,que muda um modelo de calça e depois de um tempo volta com o modelo antigo.Com essa compra exagerada,não cabe tudo na casa dos compradores mesmo tendo a casa grande,tudo acaba indo para o lixo.Todo esse lixo ou vai para o lixão ou para a disseminação,que queima o lixo liberando os gases toxicos que foi colocado no produto na sua fase de produção,que vai para pro ar ainda mais toxico.Para isso acabar a melhor forma é para de queimar lixo.A reciclagem ajuda diminuir o lixo mais não o suficiente para acabar com a queima do lixo,pois muitas fabricas fazem seus produtos para não ser reciclados.

  71. Não sabia que nosso consumo era tão devastador e cruel.Acho que muitas pessoas sabem dessa realidade mais não querem enfrenta-lá,continuam consumindo e acabando com o nosso planeta.Nosso consumo esta matando nosso planeta!!!!Essa realidade é dura e cruel,mais é a realidade que temos que enfrentar.Falar que vamos parar de consumir é até facil,mais colocar em pratica é dificil,comprar cada vez mais nos satisfaz de alguma forma,nos faz se sentir bem.O impressionante é que realmente as propagandas nos insentivão a consumir cada vez mais,os jovens são os mais iludidos por propagandas pois se passa um modelo novo de roupa todos querem comprar para estar na moda,mais daqui a 2 semanas ja não usamos mais, pois lançaram outro modelo de roupa que os mesmos jah compraram! Muitas pessoas não sabem o que estão fazendo com as nossas florestas,acabando com nossas árvores,matando nossos animais e poluindo nossas águas,vemos nos noticiarios reportagens sobre devastação das florestas,criticamos mais não fazemos nada para mudar essa realidade.Muitas pessoas falam que vão mudar pelo nosso planeta mais simplesmente não mudam,acho que o consumismo já faz parte integrante de nossas vidas,a palavra “MUDAR”,é quase impossivel se pronunciar pelos consumistas que não conseguem ver sua realidade de forma negativa e sim só positiva para si mesmo.Jogamos tantas coisas boas fora,coisas que dão para usar mais uns 5 anos,um computador por exemplo dá para usar por muitos anos mas quando vemos um computador novo ultimo lançamento nos impinotizamos e só pensamos em comprar ele,pois essa parte de consumismo esta tambem muito ligada a nossa imagem,se não temos roupas lançadas resentimente somos “bregas”,se não temos móveis novos e modernos somos ‘pobres”,isso nos deixa tão constrangido que nos vemos obrigados a consumir cada vez mais essas coisas.Devemos nos tocar e começar a mudar agora antes que seja tarde demais,nosso tempo já está se esgotando pois nossas florestas,animais e água não vão aguentar por muito tempo,temos que abrir os olhos para a realidade e enfrentada de uma forma boa para todos e que no nosso futuro nosso planeta seja muito melhor para nossos filhos,netos,amigos,familiares e etc…

  72. Ah meu numero é 14 … 1°RA

  73. Derik Igor Alves Maia N°16 série: 1°RA disse:

    O vídeo mostra a realidade, o que está acontecendo com o Mundo.
    Estamos consumindo demais, sem saber o que vai aconteçer. A mídia
    nos influencia muito, pois quando compramos algo se quer paramos pra pensar
    como o produto foi produzido, o que destruiram pra fazer o produto e assim vai indo..
    As pessoas sempre querem estar na moda, mais não param para pensar que as coisas vão e voltam sempre,
    que a “moda nova” já tinha sido lançado antes… E nós não estamos percebendo o quanto estamos consumindo
    e destruindo o Mundo sem saber. Temos que parar com isso o quanto antes para que possamos ter uma vida
    bem melhor e mais saudavel, e também para que nossos filhos e netos possam viver melhor no futuro..Se continuarmos
    assim aonde o Mundo vai parar..? Temos que arcar com as possibilidades e fazer do nosso Mundo um Mundo melhor..

  74. ANA LUIZA PUBLIO OLIVEIRA 1ºC Nº06 disse:

    O VIDEO E MUITO LEGAL POIS ELE MOSTRA PARA AS PESSOAS SOBRE A SUSTENTABILIDADE E TB MOSTRA PARA NOS CONSUMI MENOS E QUE TB NAO PASTA SO RECICLA PQ TEM COISAS QUE NAO RECICLA..E TB QUE SE AGENTE NAO COMEÇA A PENSA NESTA ASUNTO AS NOSSAS FLORESTA IRRA AGABA…
    BEIJOS VALEU………..
    AMEI O VIDEOOOOO

  75. Jessica Carvalho 2° E disse:

    Bom, eu assisti esse vidio na escola com a minha turma na ultima sexta feira.
    E eu achei muito interesante, nunca imaginei que as coisas que apareceram lá, coisas simples, tivessem um impacto tão grande no meio ambiente, no nosso planeta.
    Quem diria que nos EUA apenas 1% das coisas que eles compram , eles ainda continuam utilizando. Além do mais uma das coisas que mais me assustaram foi que,nesse ritmo que as coisas vão indo, o nosso planeta realmente não suportará por muito tempo e que se agente começar a agir igual as pessoas do EUA vamos precisar de no minimo 5 planetas. :O.
    Acho que ja passou da hora de nós começarmos a persar no que estamos fazendo e no que podemos melhorar.
    Agora sim eu entendo o proposito dos 5 r, e entendo o por que o REDUZIR é o mais importante. Precisamos reduzir o que consumimos, por que nao adianta reciclar , reutilizar se a demanda de coisas só continua crescendo…

  76. Guilherme Silva Ferreira disse:

    O vídeo mostra-nos o quanto as pessoas são individualistas, consumistas e egoístas. Porque só pensam em comprar, usufruir e descartar o produto. Sem pensar nas consequências que o mesmo trará ao meio ambiente.
    Outro fator que nos impulsionam a sempre estar consumindo, é mídia. Com comerciais, muitas vezes com ofertas, propostas tentadoras enfim, muitos artigos de persuasão para persuadir o cliente.
    Assistindo esse vídeo me lembrei de Cuba. Porque lá não há propaganda comercial. Nos intervalos de um programa a outro. Ao invés de ter comerciais da Coca Cola etc., pessoas que trabalham para o governo entram e falam para as pessoas sobre a Saúde.
    A solução seria se parássemos de preocuparmos com esse consumismo que não nos leva a nada.

    Guilherme Silva Ferreira. Nº 46. 1ºRA

  77. Gabrielly Cristine Martins disse:

    Gabrielly C. Martins.
    1ºRC; Nº: 18

    O problema começa quando nós consumimos as coisas em grande quantidade, sem se perguntarmos se estamos necessitando” daquilo” e nós não se preocupamos com as consequências… Compramos por prazer sem se preocupar com o planeta, depois todos nós vemos como ele está reagindo com isso tudo, ele reage com o proprio aquecimento global. Todos nós passamos a critica, mas paramos de consumir? Não consumimos, consumimos e consumimos, vemos noticiais em jornais, criticam mas continuam consumindo, e por que será que nós consumimos tanto? Graças a quem? Os grandes vilões são o governo e a midia, o governo pelo fato de deixar a midia nos influenciar, e a midia por nos influenciar…

    Um exemplo:
    Uma moça está vendo TV e passa uma propaganda de um sapato ” Nossa que lindo este sapato, preciso de um, o meus estão velhos, até minha vizinha tem este novo” Mas na verdade ela comprou sapatos no mês anterior não está necessitando , só porque está na moda, na midia, ela diz precisar de um! Enfim quase todos nós somos assim, poucos de nós se preocupamos com o meio ambiente, com o MUNDO, as consequências deste consumo todo, poucos se importamos com a sustentabilidade. Ninguém poderá se queixar mais tarde.

  78. O video mostra o que sabemos,o que esta debaixo de nosssos olhos mas nao enchergamos,coisas que sabemos que estao errados e continuamos a fazer.O que me chamo mais a atençao foi como o nosso consumo esta muito exagerado e como isso prejudica e muito o planeta,e afeta principalmente o nosso meio ambiente com isso.Si aparemos pra pensar e ver como fazemos coisas erradas poderiamos pensar num meio de reverter isso.A luta por um mundo melhor ainda num acabo,si todos nos optar por recursos para reverter isso poderemos salvar o que ainda nos resta.Temos que repensar os habitos de consumir e descartar,com isso evitaremos tanto lixo em nosso planeta;Pensar bem qual produto que vamos comprar,si ele prejudica a saude e o meio ambiente;Reduzir o nosso consumo desnecessario;Reutilizar e recuperar ao maximo todo os produtos possiveis antes de descartar e por ultimo reciclar o resto do lixo.Fazendo isso podemos melhorar o nosso bem estar e ainda conserva o planeta por mais tempo.

  79. Esse vídeo é realmente bastante impactante porque ele mostra realidade mundial da sociedade que consiste em comprar->usar->lixo e assim o CONSUMISMO e a falta de CONSCIÊNCIA vem afetando nosso planeta cada dia mais: acabando com os nossos recursos naturais até então chamados d “renováveis” mas que estão diminuindo drasticamente.Pois estão sendo explorados com muita frequência para então produzir novos produtos um mais atraente que o outro, fazendo assim com que as pessoas consumam cada vez mais num mundo onde o que vale é ter o mais moderno o que está “na moda” e não optam jamais por ter o necessário para si mesmo esquecendo-se que ele paga o valor do produto mas quem realmente paga por todo o processo é o PLANETA que fica cada vez mais pequeno para tudo isso.
    Está ai problema num é o planeta mais sim as pessoas e o consumismo que está consumindo mesmo é o planeta e detalhe num temos outro.
    devemos parar de consumir? não ! Basta consumir o necessário!
    PLANETA AGRADECE!

  80. Prisicila Carolina de Souza Soares n° 34 (1RA) disse:

    O vídeo nos mostra a realidade pois o nosso consumismo nos prejudica no nosso meio ambiente.Pois é muito difícil mudar os nossos hábitos de uma hora pra outra.
    Nós mesmo seres humanos prejudicamos ao nosso planeta.
    Pois temos que cuidar bem do Planeta não só pra gente mais para nos filhos netos bisnetos ETC.
    Temos todos que agir e tomar uma providencia para o nosso Planeta.

  81. Murilo Teixeira Gama - 1° RD N°31 disse:

    Nesse vídeo mostra como surge toda essa poluição ,decradação que no fim simplismente só nós fará mal tudo sé inicia com o consumo exagerado das coisas que no final se tornará lixo que trará poluição e a degradação ao meio ambiente.
    Se todos tornarem uma prioridade acabar com essa poluição e degradação não em mesês mas ao longo dos anos já teriamos um significante melhora em relação ao consumo excessivo das coisas , estamos todos aqui esperando que algo asssim venha acontecer pois assim iremos ter um mundo melhor.

  82. Kelly Gonçalves disse:

    No início do video, vemos um pequeno “ciclo”, que representa o que as pessoas pensam da origem de tudo. Você pega a materia prima na floresta, manda pras fábricas, supermerdados, nossas casas e o tratamento de lixo. Ao decorrer do vído, e da explicação, percebemos que não é só isso. Depois do produto sex estraído, tem um universo de coisas que acontecem, ao ir para a fabrica outro universo, ao ser consumido outro universo, e na reciclagem mais um universo. Sabemos que tudo se renova. Tudo veio daqui, e pra cá volta. Mas de que adianta, voltar, mas com um fim que acabará com o resto que sobra? Em minha opinião, de nada adianta. E os governantes, que não estão dando a mínima para as pessoas, alisam a cabeça das grandes fábricas, que poluem. Pra que eles deviam se importar? Se o dinheiro de impostos sempre estão ali, bonitinhos. O resto que se dane, certo? Errado. De certo ponto, pode ter uma pontinha de verdade. Porque? As pessoas querem que o planeta se veja limpo, e bonito, e blá, blá, blá, mas quem corre atrás? Quem chega nos governantes, ou até mesmo em outras pessoas com menos poder, mas nem por isso menos importantes para dar uma “sacudida”, ou até mesmo, sacudir a si mesmo? Dificil, pois as pessoas só querem o bem de si, mas nunca buscam formas de correr atrás de seus direitos. é justo? Pelo jeito não.

    • Kelly Gonçalves disse:

      Professora, semana passada falei com você na sala, avisei que faltaria na nossa ultima aula, e você pediu pra avisar. Comentei só pra lembrar, beijos .

      Kelly Gonçalves, Nº 23, 2°RB .

  83. Nicolle Oliveira; 1RB; Nº34 disse:

    Bom, as pessoas consume diversas coisas que não precisa… Muitas pessoas tem de 2 a 4 carros, sem precisar, e não pensa o mal que esses carros pode fazer com o mundo… Eu achei o video muito original e bem verdadeiro. As pessoas deviam pensar pelo menos 2 vezes antes de comprar as coisas. O mundo devia se preocupar mais com a natureza, com o consumo, por que se continuarmos desse jeito, o mundo vai se “acabar”.

  84. Flavio 1RA Nº18 disse:

    Eu Gostei muito desse video por que ele fala como nós nao pensamos o nosso consumo
    a poluição exessiva por causa de carros,motos, onibus, etc.
    eu acho que as pessoas deveriam pensar mais no que eles vão comprar utilizar para não acabar com o nosso planeta.

  85. Acho que os Estados Unidos esta cada vez mais querendo se tornar mais poderoso por meio de corporacoes (Mc Donalds, Coca-Cola, Nike, etc).
    Por meio disso esta cada vez produzindo mais e tirando das materias primas da natureza
    isso cauza o desmatamento como sitado no Curta.
    Para produzir eles liberam Gas Carbonico e varios outros gases toxicos na atmosfera que prejudica cada vez mais o meio ambiente.
    Mais esses problemas sao perfeitamente solucionaveis ´´mas enquanto o Estado se submeter às empresas como manda o capitalismo buscando o lucro acima de tudo jamais teremos essa situação revertida´´.(fonte: http://guevarass.blogspot.com/2008/05/sustentabilidade-texto-sobre-o-filme.html )

  86. Rafaela Campos Camara n°38 1RC disse:

    Em minha opinião as pessoas tem que começar a preservar o meio ambiente, não fazer sujeira no chão, não jogar papeis o certo é jogar na lata do lixo, porque quanto mais pessoas fazem isto elas acabam poluindo os lugares que elas passam, ou seja, as ruas, as escolas. Porque se as pessoas tiverem noção de cada papeis que elas usarem jogar no lixo ou fazer reciclagem ele esta ajudando o meion ambiente esta preservando seu espaço e também o das pessoas que estão envolvidas.E eu não acho certo isso a pessoa ficar jogando papel no chão e depois vim os trabalhadores que varrem as ruas as ruas para pegarem cada papél que esta no chão isto pelo lado da pessoa que faz isto prejudicando ela e também as pessoas e os varredores de rua porque no porte deles eu acho muito bonitp o trabalho deles porque esta fazendo o ambiente ficar limpo e alem deles esta ajudando cada espaço que as pessoas convivi eles também estao ajudando a si mesmo e ate mesmo a natureza. Então as pessoas tem que olhar mais para o lado deles e do ambiente.

  87. Ana Caroline S. Rodrigues N°O2 2RD disse:

    É bem interessante, nós usufruímos tudo que encontramos em uma simples vitrine de uma loja que nos chama atenção ou que é considerado “ modinha”, e não nos interessamos com o rumo que esse objeto terá, quando não quisermos mais. Esse vídeo trás uma grande reflexão, e mostra que sim, podemos mudar se cada um fizer a sua parte, se for parar pra pensar, somos a próxima geração, e ainda dá tempo de correr atrás.

  88. Thais Fidelis nº 36 2ºRC disse:

    o video me fez refletir um pouco em relação aos meu hábitos e em relação aos hábitos alheios também, o que mais me intrigou foi que, vivemos em um sistema onde somos alheios a tudo, e ainda os poucos que tentam alertar sobre as consequencias do consumismo são muitas vezes taxados de loucos pois as pessoas estão sendo alienadas cada vez mais pelas midias,midias essas que nos impoem um modo de vida “ideal”.Mas eu me pergunto nesse sistema aonde vai parar a liberdade de expressão? sera que temos uma liberdade de fato?
    Paremos pra pensar um instante qual é a liberdade quer um morador de rua tem ?Ou até mesmo nós que nos entregamos ao trabalho para simplesmente chegar no final do mês e esse dinheiro pelo qual nos esforçamos tanto ser trocado por coisas das quais nem utilizaremos ou pouco utilizaremos, porque logo mais surge outra coisa que mais legal que a que possuimos e mais uma vez vamos fazer de tudo para obtela e assim contribuimos para esse sistema.

  89. Video é interessante, o consumismo esta afetando o nosso planeta , pois as pessoas não estão se dando conta de que para fazermos uma simples compra no mercado , precisa de varias coisas, varias etapas !, e com isso estamos ficando sem recursos naturais, pois precisamos da natureza para extrair materiais(sacolas plásticas , extração de alimentos , potes p/ os alimentos enlatados, etc) , e cada vez comprando mais, mais lixo produzimos , e poluimos , nos tornamos uma nação de consumidores, cada vez que compramos algo queremos mais e mais, não estamos sabendo lidar com isso ,” estamos nesse ciclo trabalhar , ver e comprar ” , e isso é triste pois vai ter uma hora que o mundo ñ vai mais aguentar tanto lixo

  90. Rayssa Perazzo Pereira 2ºE disse:

    “A HISTORIA DAS COISAS” , o video nos mostra o quanto nos somos exagerados no consumo desnecessario, somos levados pela midia, que nos faz querer consumir cada vez mais, muitas vezes trocados objetos e roupas que nao é necessario. O video nos faz refletir o quando devemos REPENSAR antes de consumir cada vez mais, ver que nao é necessario substituir as coisas.. Devemos observar o quanto fazemos mal ao meio hambiente, tudo que jogamos fora demora muito tempo pra se desfazer, e isso esta acabando com o nosso planeta.

  91. Stephanie Ribeiro 2RD n° 35 disse:

    o filme mostrou que com compra excessiva de objetos em um curto periodo de tempo, devido a invenção de outros mais modernos, acabamos por jogar os antigos fora, porém a reciclagem destes objetos é que prejudicam o meio ambiente com o fato de soltar compostos quimicos.

  92. Jéssica Batista de Oliveira Gonçalves 1º RA nº 28 disse:

    Esse vídeo mostra as consequências do consumo em excesso, como isso prejudica nosso planeta e assim prejudica a nós.
    O governo e as corporações só querem que continuemos consumindo para enriquecê-los, torná-los mais fortes e poderosos, e isso as custas do nosso planeta. Todos os recursos que são tirados da natureza em excesso para produzir as coisas que consumimos fazem uma grande diferença. O processo de fabricação polui o meio ambiente e prejudica nosso planeta, nossa saúde. E todo o lixo que resulta do nosso consumo é simplesmente desconsiderado, oferecendo um grande risco para o nosso planeta.
    E mesmo com tudo isso acontecendo, as pessoas estão ocupadas demais consumindo que não vêem como isso é preocupante. Elas se esquecem que, tudo que se tira da natureza, tudo que se faz para prejudicá-la, tem um preço, e esse preço quem vai pagar somos nós, as futuras gerações. Então é bom que começemos a mudar essa situação hoje para não sofrermos amanhã.

  93. Almeida Dias Araújo disse:

    Daora!

  94. Cassio Silva Gonçalves Nº 16 1º RC disse:

    O vídeo é interessante, porque ele faz nós pensarmos sobre a situação em que nós estamos vivendo. Hoje em dia, nós não podemos ver nada no mercado que nós já queremos comprar, levar pra casa, e depois de um tempo jogar fora. Esse vídeo faz com que nós começemos a pensar sobre o nosso futuro, pois apenas 1% das coisas que nós compramos, fica com a gente, e os outros 99% vão para o lixo, fazendo com que esse fluxo cada vez mais polua nosso planeta. O vídeo também fala a respeito de outra coisa muito importante, que é o fato de as pessoas pegarem coisas da natureza para fabricar produtos para serem jogados fora futuramente, o que é uma degradação muito forte para o meio ambiente.

  95. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

  96. Lucas Rodrigues da Silva Nº 33 1º RC disse:

    Muito esclarecedor, deveria ser mostrado obrigatoriamente nas escolas e universidades, para não criarmos novos alimentadores do sistema destrutivo

  97. RAFAEL VICENZO RIBEIRO CHECCHIA 3RA NUMERO 29 disse:

    No vídeo mostra que da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Ele coloca de uma maneira muito clara e com uma linguagem bem acessível o grande erro da sociedade moderna – achar que nosso planeta é capaz de fornecer ao nosso sistema produtivo e ao nosso modo de vida todos os recursos que precisamos, indefinidade. Ele mostra como nós, consumidores, contribuímos para criar um sistema econômico totalmente insustentável, e as conseqüências desastrosas que isso tem causado à sociedade e ao planeta. Da extração, produção até à distribuição, a cadeia produtiva afeta nossas vidas de uma maneira que poucos de nós percebemos.A histórias das coisas é um alerta, tenta nos dar um visão geral, tenta nos conscientizar a respeito do problema e de como novos conceitos como sustentabilidade e energia renovável, podem ajudar a mudar esse quadro lastimável causado por nós mesmos

  98. DAVI DOS REIS 1RC N:18 disse:

    ESSE FILME coloca de uma maneira muito clara e com uma linguagem bem acessível o grande erro da sociedade moderna – achar que nosso planeta é capaz de fornecer ao nosso sistema produtivo e ao nosso modo de vida todos os recursos que precisamos, indefinidade. Ele mostra como nós, consumidores, contribuímos para criar um sistema econômico totalmente insustentável, e as conseqüências desastrosas que isso tem causado à sociedade e ao planeta.

  99. Isabela Mendonça nº12 3ºrD (Caran) disse:

    Quem não possui dinheiro não tem poder e o mais importante para os poderosos é que as pessoas comprem o que eles as oferecem sem se importar com o antes e o depois daquilo consumido, o mais importante na nossa sociedade atual é ter, satisfazer o desejo de consumir e infelizmente parece que isso é mais importante que ter um planeta daqui um tempo, muitas pessoas se deixam levar por está vontade e compram até o que já tem só porquê o novo tem um botão diferente mas mesmo assim compram, isto já está tão enraizado em nós que parece ser uma coisa tão natural que pessoas que pensam no bem estar futuro do nosso planeta são poucas e são tratadas como “loucas” que só pensam no meio ambiente, no verde…Mas na verdade quem realmente não possui sanidade são estas pessoas, que são verdadeiras máquinas de consumo, um consumo desenfreado e sem a menor conciência.

  100. Andressa S. de Sousa N°10 1°RC disse:

    Gostei muito do video, pois de uma forma bem clara, ela nos mostra uma total realidade.
    Estamos cada vez consumindo mais e mais.
    E haverá um dia em que o planeta não irá mais aguentar.

  101. Bom…
    O Que deu para compreende é que nosso planeta esta acabando por que as coisa que gostamos são feitas com nossa florestas e tóxicos polui muito nosso mundo temos que pensa nisso..temos que recicla as coisa economiza.Sustentabilidade faz parte disso pode ajudar a mudar essa realidade que nós estamos causado no nosso mundo vamos gasta menos.

  102. Paula Cavalcante disse:

    Nome: Paula Cavalcante Nº33 1ºRA
    Bom, esse video fala muito sobre a realidade de hoje, quais são os problemas que está acontecendo com o nosso planeta, e é quase impossivel de se perceber as soluções.
    O consumismo em si é o que trás maiores problemas, pois nunca achamos que aquilo temos é o sulficiente, compramos compulssivamente e nem nos damos conta do quanto estamos prejudicano a nós mesmos. A idéia de reciclar é boa, mas não é só isso que podemos fazer, por mais que possa ser dificil temos que começar a enxergar mais além, e vermos quais soluçoes podemos tomar.
    Com esse video vemos tudo o que causa com o cunsumo, e mesmo assim quando vamos comprar algo, não pensamos nisso. Varios recursos naturais são destruidos, cada vez se tem mais poluentes, e mesmo assim só nos preoculpamos com o nosso “bem estar”. Não temos a consiencia do que se pode acontecer no futuro.
    Vejo esse video como uma alerta, pois fala sobre tudo. Agora só precisamos tomar atitudes, porque se tivemos atitude para começar com isso, também podemos ter para desfazer todo essa prejudicação ao planeta. Claro que a midia não ajuda, pois ela só “acoberta” toda essa realdidade, e ao inves de ajudar, ela só faz piorar a coisas, e nós tornarmos cegos. Enfim, achei o video bem interessante, e que nós faz pensar mais sobre o que estamos fazendo com o local onde vivemos, e o que podemos fazer para melhorar.

  103. Stalet Jôsy 2ºRD nº34 disse:

    Vamos ver o que posso comentar sobre esse vídeo ” A historias das coisas ”
    Ele nos mostra que a um tipo de sistema que pode nos ajudar a manter nosso planeta vivo e proteger o meio ambiente, e mostra também que a um tipo de sistema que faz com que o meio ambiente seja muito prejudicado, e nós fazemos partes desse tipo de sistema.
    No vídeo ele mostra como contribuímos para acabar com nosso mundo, por falta de informação! O exemplo é dado na maior potencialidade do mundo (Estados Unidos)
    Onde o consumo é extremo.
    O excesso de consumo de produtos seja qual for, quando são inutilizáveis são jogados ao lixo , e assim faz com que o lixo seja mais e mais , fazendo o começo de uma período de poluição cadê vez maior no mundo , e nos consumidores somos o ponto X de tudo , se as coisas fossem mais recicladas e menos dispensadas e jogadas no lixo talvez o mundo fosse menos poluído , e podemos pensar também , que nossa saudade também esta em risco como também as pessoas que trabalham nestes lugares , tóxicos em vários produtos que levamos para casa e logo menos descartamos , e vão ser desmanchadas pois não a lugar para ficar guardando lixo e assim levando para o ar mais tóxicos e bem mais poderoso que os outro assim poluindo nosso oxigênio .
    A sociedade não ajuda na diminuição do consumo e sim faz com que você queira mais e mais comprar. Uma coisa que é o ponto chave de tudo isso é a “moda“ ela mostra o que esta na tendência fazendo com que milhares de pessoa comecem a gosta do mesmo estilo, fazendo que deixem de lado o que saiu da “moda“ e anos depois das pessoas não terem mas aquelas roupas que saíram da moda , eles colocam de novo na mídia assim aumentando cada vez mais o consumo do ser humano !
    Isso foi o que pude entender do filme espero que tenha gostado da meu pequeno resumo de entendimento do assunto !
    Grata Starlet !

  104. Gabriela 1°RA n°:19 disse:

    Então hoje em dia está todo mundo falando sobre as sustentabilidade não é!
    mas o mas engraçado é que o falar é facil o fazer que é dificil é muito facil falar sobre um
    determinado assunto mas não cumpri oque fala que devemos fazer.
    Na minha opinião nós seres humanos consumimos muito e não temos consiência
    do mau que agente ta fazendo pro nosso planeta somos egoistas só pensamos em gastar e gastar mas nunca pensamos em reciclar as coisas que utilizamos claro que hoje em dia existe muita gente reciclando, reutulizando, se consentizando mas não é o suficiente bom seria se todo mundo ajudasse, ai sim o planeta iria agradecer e ai ficar bem melhor pra todos vivermos.
    Consumir é necessario mas não exageradamente se nos consumimos o necessario já está de bom tamanho, se em todas as casas ouvessem coleta seletiva reutilização, não só em casas nas escolas também tem algumas escolas que tem e outras não e se tivessemos a ajuda dos alunos das escolas seria otimo também porqe muitos alunos jogam lixo no meio do corredor no chão da sala de aula isso não se faz!.

    Os E.U.A no cazo é um pais qe consume muito eles são muito consumistas em um mês assim por exemplo eles trocam umas 2 a 5 vezes de aparelhos enquanto em outros paises eles trocam de ano em ano eles poluem de mas e consumem também se continuarem desse jeito o mundo acaba de tanto eles consumir é claro parar de comsumir não se acontece da noite pro dia mas se eles comeceçam a partir de agora de pouco em pouco o planeta melhorar aliás não só eles todos nós !

  105. Laís de Fatima 2°RB n°25 disse:

    O vídeo mostra como o ato de consumo se tornou necessário em nossas vidas. O vídeo deixa claro, que é essa a vontade das empresas e dos governos.
    Com a ajuda da mídia, apenas nos importamos em consumir sem nos preocuparmos com o
    de onde vem e para onde vai. A matéria prima retirada da natureza já é um grande ponto para pensarmos se seria realmente termos aquele produto.
    A mídia faz seu papel mandando cada vez mais informações sobre diferentes produtos. Fazendo com que nós nos tornemos consumidores.
    A sociedade de atual estimula cada vez mais a compra de produtos, para nós mesmos nos sentirmos melhores. Usando uma roupa da moda, um computador avançado.
    O vídeo ” A história das coisas” nos mostra como estamos aos poucos destruindo nosso planeta, sem tomamos nenhuma atitude que realmente possa salvar o planeta.

  106. Andressa de Almeida Cardoso Nº05 1ºRF Caran Apparecido Gonçalves disse:

    Pelo que eu pude entender esse vídeo mostra a realidade que poucas pessoas sabem ou seja que a maioria das coisas que consumimos não sabemos para onde vai, e isso acaba prejudicando o nosso planeta.E também a maioria das coisas que consumimos são extraidos da natureza e isso acaba prejudicando o nosso planeta.

  107. Erick Francisco Cardoso de Quadros - nº 11 3ºE disse:

    Eu entendi que nesse video ( historia das coisas ) tenta nos mostrar a realidade do nosso mundo , que estamos gastando mais do que deveriamos os recursos naturais que existe no nosso planeta . E além disso , ao invés de dar um final positivo aos objetos descartados , estamos fazendo que esses objetos que não utilizaremos seja algo negativo para o planeta , gerando problemas para todos . Somos muitos consumistas e não sabemos valorizar os recursos do planeta , isso afeta o meio ambiente . tambem mostra que esse ciclo que dizem existir para reduzir o lixo , na verdade não existe , pois ele gera muitos problemas e e não é tão fácil como dizem . Devemos parar de comprar o fútil ( coisas sem utilidade para nossa sobrevivencia e vida ) para prestar atenção ao nosso planeta e usar só o necessario .

  108. karina dantas da silva Nº26 1ºRE disse:

    O vídeo fala sobre o consumo dos seres humanos. Esse consumo é muito ruim para o nosso ambiente porque quanto mais nós consumimos, mais lixo jogamos fora e isso causa um grande impacto no meio ambiente. Os maiores problemas são os eletrônicos porque os seres humanos querem mais coisas novas e modernas e automaticamente as antigas são jogadas fora, e por eles não serem recicláveis são prejudica muito o meio ambiente.

  109. wilton n° 39 3°RA, CARAN APPARECIDO GONÇALVES disse:

    Este filme retrata a realidade de nosso planeta nos dias de hoje que é o consumismo. Cada vez mais consumimos sem ao menos pensar da onde veio e pra onde vai.
    Com o aumento desse consumo de produtos, a produção tambem aumenta mas porém a produção de lixo cresce e os recursos naturais vão se esgotando, por exemplo o petróleo.
    O filme explica e tem mostrar o quanto esse exagero de consumo digamos assim prejudica nosso planeta com grandes desmatamentos e grandes extrações de minerais.

  110. David Santos n13 serie: 2RB disse:

    O vídeo mostra como o ato de consumo se tornou necessário em nossas vidas. O vídeo deixa claro, que é essa a vontade das empresas e dos governos.
    Com a ajuda da mídia, apenas nos importamos em consumir sem nos preocuparmos com o
    de onde vem e para onde vai. A matéria prima retirada da natureza já é um grande ponto para pensarmos se seria realmente termos aquele produto.
    A mídia faz seu papel mandando cada vez mais informações sobre diferentes produtos. Fazendo com que nós nos tornemos consumidores.
    A sociedade de atual estimula cada vez mais a compra de produtos, para nós mesmos nos sentirmos melhores. Usando uma roupa da moda, um computador avançado.
    O vídeo ” A história das coisas” nos mostra como estamos aos poucos destruindo nosso planeta, sem tomamos nenhuma atitude que realmente possa salvar o planeta.

  111. Vitor 1ºRE nº44 Caran.. disse:

    Esse video mostra que o mundo esta cada vez mais e mais cheio de lixo, pois somos consumidores que naum usamos uma coisa por mais de seis meses em media. Isso quer dizer acumulo de lixo no planeta, pois naum esta tendo mais espaço pra lixo, esse tema foi bom ter passado ele porque, para as pessoas terei ideia doque estao fazendo com o mundo, para todos terei consciência , eu ele ela ,. todos nós.
    Achu que não tem mais volta cada vez mais a pessoas querei coisa da moda e tal. Desta forma não tem como nós nos conserta, hoe em dia pesoas trabalham pra pagar as coias que compram mais essas coisas muitas das vezes nem é necessaria no momento .. O consumismo no mundo irá levar a destruição do planeta mais rapido que todos nós pensamos. Bom é isso.

  112. Eduardo 1ºRE nº09 disse:

    O pequeno documentário nos mostra as ligações entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e melhor para se viver.
    E mostra para nós com fatos que ao consumirmor de forma absurda e sem limites, estamos a destruir nosso mundo e nos destruindo também .
    E se pararmos para analisar veremos que temos muito que mudar nao só com nós mesmo mas com as atitudes em geral para que possamos viver melhor.

  113. Paula Sthefani felix de Souza nº38 1ºRF disse:

    Bom, o filme “A história das coisas” mostra por traz das propagandas não só da TV, mas tambem de revistas, folhetos, etc…
    Temos que parar de querer estar na moda, só por que você sai na rua e alguém caçoa da sua caro e fala que esta na “moda antiga”; assim você vai estar se importando com a opinião dos outros, e vai estar esquecendo de se importar com o nosso planeta (nossas vidas)!
    Precisamos parar de comprar tudo que vemos e achamos bonito, pois a maioria das vezes que compramos algo em que vimos em alguma propaganda, não pensamos se esta coisa estará poluindo seriamente o mundo…por isso temos que pensar muitas e muitas vezes antes de comprar algo, pensar se realmente precisamos ou não; depois de comprar precisamos usar e reutilizar o máximo que der e se puder, depois de usado ao máximo se for reciclavel o produto colocar em seu devido lugar no lixo para evitar todo trabalho das que as pessoas que separam o lixo, pra depois ver qual lixo tem que ser realmente jogado nos lixões e aterros sanitarios!
    Mas não adianta nada apenas alguns países participar desse processo de conscientização, podiam arrumar um jeito de passar essa ideia de conscientização para todo o mundo, e tentar conseguir pelo menos 80% do mundo conscientizado. Como no filme disse “se o mundo inteiro fosse poluir como o Estados Unidos polui, precisaríamos de pelo menos 5 planetas Terras”!
    Precisamos realmente nos conscientizar pois estamos acabando com o mundo sem ao menos perceber!

  114. Eu entendi do vídeo “A História das coisas” que ele mostra a nossa realidade de estar em um planeta que esta sendo destruido por nós mesmos.As pessoas de hoje estão consumindo muito os recursos naturais sem pensar nas consequências que vira com esses atos,destruindo árvores,poluindo rios e matando uma grande parte de animais. Como o vídeo fala que “a cada ano lança um novo estilo de computador,que na verdade não muda nada por dentro ,só uma peça”,que poderia ser vendido a peça para colocar naquela parte da cpu mas eles fabricam essa peça de um formato diferente não possibilitando que a peça seja trocada por uma peça nova.
    Tudo começa quando as corporações mandam extrair as árvores e os recursos naturais,depois esses recursos são usados na fabrica juntos com compostos tóxicos que são liberados por gases tóxicos e subprodutos que são despensados no rio pela água ,depois os produtos são exportados até os supermecados que é comprado pelas pessoas que depois de um certo tempo jogam esse produto no lixo que é levado até o aterro sanitário ou até a fornalha poluindo o solo e o ar.
    Se nós começarmos a consumir menos,evitarmos jogar muita coisa desnecessária no lixo e reciclar nós poderiamos diminuir esse indice de lixo no planeta.

  115. É cada vez mais apontada a gravidade do consumismo no nosso planeta. Nós (isso inclui a todos e sem exceção) somos diariamente atingidos por propagandas que nos levam ao consumismo exagerado e sem fim. Como se fossem ordens da mídia, nós obedecemos e compramos. O que não adianta, disso eu tenho certeza, é que você diga e repita que vai evitar o consumismo e praticar a sustentabilidade… e no final não fazer nada.
    O ser humano vê tudo isso como uma obrigação; claro, é esse o papel da indústria, mostrar (mesmo que exageradamente) que nós devemos consumir sem parar. Isso tudo leva ao gasto de dinheiro desnecessário (não em todos os casos, mas em muitos), além das consequências para o planeta.
    Comprar, Comprar e Comprar. É essa a palavra de ordem da indústria.
    Os maiores exemplos são os microcomputadores, celulares e aparelhos de uso doméstico. Se é feita a troca de uma única peça no aparelho, a vontade é de querer comprar o mesmo produto, atualizado, para a própria auto-satisfação. O que também é posto em discussão é a possível sensação de exclusão; por exemplo, eu tenho o notebook mais recente das lojas e você não. Qual será a sua vontade? Comprar o recente <

    No meio de tudo isso, a resolução, se é que há uma, seria mudar nossas mentes e atos de consumismo desenfreado. Eu particularmente não acredito que isso seja possível agora.

  116. Bianca Nepomuceno de Melo; nº08; 1ºRA; Caran Apparecido Gonçalves disse:

    Bom primeiro vou falar sobre o que o vídeo quer passar para nós. Por mais que seja duro ver o nosso planeta do jeito que ele mostra é a mais pura realidade, nele você pode ver como tem tudo a ver de como se encontra o mundo hoje, as pessoas só querem ser consumistas e isso já viro fato, cada mês que passa entra algo na moda e sempre queremos estar na moda, por tanto acabamos comprando, celulares, roupas, TV, computadores, Dvds, geladeiras, máquinas, enfim. E nunca paramos para pensar no que pode acontecer daqui á algum tempo com todo esse nosso consumo, se for pararmos para pensar, o lixo que cada pessoa cria por dia, podemos pegar uma cidade e com o lixo de cada um formar um grande “buraco” que achamos que nem caberia tudo. Mas, o que adianta falar e as pessoas concordarem sendo que vão acabar fazendo a mesma daqui a algumas horas, temos que todos parar e refletir sobre o que está acontecendo com nosso planeta, e tem que ser agora! pois, daqui um tempo nem o planeta poderá existir mais, e vai ser ai que veremos as consequências de nossos atos ridículos de consumistas. Vamos todos parar e refletir porque antes da segunda guerra mundial todos conseguiam viver sem consumir tanto como hoje em dia e eram até melhores de vida, pois por mais que não houvesse tanto dinheiro, ninguém passava fome, e ninguém era consumista como somos nos dias de hoje. Será que precisamos desmatar tanto assim a nossa floresta? Será que precisamos consumir tanto assim? Porque estamos vendo nossa situação, as consequências que já estão nos afetando por tanto desmatamento e consumo e não paramos de agir assim? Talvez seja, porque nunca acabe as influências, como a mídia, querendo ou não ela pode ser a principal culpada por tudo isso. Quanto mais o tempo passa, mais temos comerciais passando na nossa TV para comprarmos, e eles passam de um modo, que se você não ter o tal produto você será um nada em toda a humanidade, como grande exemplo temos o Estados Unidos da América, é um país mega consumista que por não satisfazer em só eles serem assim, acabam passando sua influência para o resto do mundo, afinal o E.U.A é o “centro do mundo” para suportar todo o lixo tudo do E.U.A era necessário cinco planetas, agora imagine se só para os E.U.A é preciso cinco planetas para suportar tudo, quanto será preciso para todo o nosso planeta? e vamos lembrar que vida só existe aqui, no nosso planeta Terra. Mais será que tudo isso que falei que o vídeo alerto, abriu a consciência de todos? Acho que não né?! Temos que ver a consequência, porque por mais que o governo que o dono de empresas queiram apenas nosso mal, temos que conseguir resistir a tudo isso, e fazer de todo nosso planeta um lugar decente como já foi um dia. Sabemos que mudar nossos hábitos de um dia para o outro não tem como, mais depois que tudo se acabar, haverá o que fazer? então, vamos começar a mudar, a partir de agora, pois temos que temer a tudo que pode acontecer com a humanidade. Podemos usar produtor retornáveis, porque é o cúmulo tudo que usarmos jogar fora e daqui a seis meses tudo virar lixo e lixo! Daqui a pouco onde colocaremos tanto lixo? Se você parar pra pensar, vamos viver em cima deles. E quando tudo não haver mais solução, vai se lembrar que um dia pode fazer alguma coisa parar mudar tudo isso e acabou apenas ignorando. Então comece de agora pense e reflita sobre seus atos e costumes! vamos parar de nos levar por a mídia, de nos levar pelo orgulho, pela inveja. Acha mesmo que é necessário desmatarmos todo dia a Floresta Amazônica do tamanho de um estádio de futebol? Acha que é realmente preciso fazer com que várias espécies de animais fiquem extintos? Não, para e pense, não precisamos de todo esse número e de tudo isso para viver, se nas décadas passadas, todos viviam sem todo esse desmatamento, sem toda essa poluição, porque não podemos hoje viver igual e eles! talvez seja pela consciência de todos. Então vamos parar de ser orgulhosos, de ser invejosos, de deixar nos levar por a mídia, de nos responsabilizar e ter consciência de todos os nosso atos. A partir de hoje vamos todos lutar com o projeto “SUSTENTABILIDADE” nossa escola começou, mais acha que só uma escola de pouco mais de 2.000 alunos (apenas um exemplo não tenho números concretos) conseguirá mudar todo o planeta?! Não, jamais, por isso vamos lutar para levar todo esse projeto para fora, para todos os países, para que todos colaborem, talvez assim, vejamos diferença em relação ao nosso planeta, por isso não deixe tudo isso se acabar, vamos lutar e parar com todo esse nosso consumismo e desmatamento que no futuro haverá de afetar de mais a vida de todos nós e das crianças que hoje estão!

  117. Jacqueline Santana Dos Santos disse:

    Jacqueline Santana Dos Santos n° 26 1°RA

    Nossa é incrível como acabamos com nosso lar a “Terra”, afinal nem conseguimos perceber isso pois nossos hábitos simplesmente não nós deixam parar para pensar, afinal quando aparece um produto novo mesmo você não precisando vem aquela vontade de comprar afinal, se as minhas amigas usam, está na moda por que eu não posso? Naquele momento ninguém vai pensar “Não eu não estou precisando e isso vai acabar jogado por aí, só prejudicando o nosso planeta”, quem realmente pensa nisso, é claro quando não temos dinheiro acabamos ajudando nosso planeta sem perceber.

    É incrível como estamos acostumados a consumir e consumir cada vez mais, temos que parar e repensar no que estamos fazendo pois estamos nós prejudicando, não porque os E.U.A consumem mais do que qualquer outro país que devemos nós espelhar nele, como muitas pessoas falam “ Mas a gente nem consome a metade da metade que eles consomem”, pelo amor de Deus gente, temos que tentar diminuir nosso consumo não pensando nós outros e sim no nosso próprio consumo que é sim muito grande pois não necessitamos de tal quantidade.

    Os comercias cada dia mais entram em nosso dia a dia acabam aumentando a vontade do consumo, afinal todos dos comerciais são muito felizes, o que passa pra muita gente se eu comprar aquele produto vou ficar feliz como eles, vamos pensar você está em sua sala passa aquele comercial de um super chocolate crocante, você pode ter acabado de almoçar mas vem aquela fominha, aliás faltou a sobremesa não é verdade, mas o consumo daquele produto pode até fazer você tirar alguns problemas da sua cabeça por uns instantes mas ele não vai sumir nem sua vida vai ficar a mil maravilhas por um produto!. O que vai acontecer é mais consumo, dinheiro circulando e nosso planeta indo por água a baixo.

    Acabamos nem pensado em nosso bem estar quando compramos, tantos produtos pois, você acha que esse é o nosso bem estar?! Eu acho que nossas atitudes podem sim mudar o Mundo e assistindo esse vídeo, pensei nisso que escrevi e muito mais, sinceramente eu quero um lugar melhor para viver, eu quero conseguir viver e ajudar o meio em que vivemos ou pelo menos tentar não prejudica-lo tanto, mudar meus hábitos.

    Obrigada pelo espaaço!!!
    Sustentabilidade um assunto que não devi apenas ser falado mas também ser explicado.

  118. Jéssica Regina Makino Nukui disse:

    Jéssica Regina M. Nukui 3ªRA Nº23

    Olá professora! Perdoe por comentar sobre esse vídeo tardiamente, pois ando com problemas de saúde.
    Então, escreverei uma breve análise sobre esse interessante video.
    “A História das Coisas focaliza um dos principais problemas do mundo , que vem comprometendo demasiadamente com o planeta: o consumismo e suas consequências.
    Através de análises, a origem dos objetos estabelece um sistema linear de processos: a extração de recursos minerais, indústrias, estabelecimentos comerciais, consumo e tratamento de lixo.Porém , esse sistema não estabelece a situação real do mundo globalizado, se levarmos em consideração os aspectos ocultados no processo essencialmente capitalista.
    O consumo de produtos é um dos fatores que pode levar à degradação do nosso tão prejudicado meio ambiente. E infelizmente , as pessoas não possui consciência desse fato. Apenas a extração de matérias primas, por exemplo, destrói o habitat de espécies , levando à extinção e ao gradual desmatamento. Um assunto relevante apontado no vídeo é a questão de que, se a humanidade obtesse o mesmo consumo do que os americanos, precisaríamos de cinco planetas Terra para nosso sustento.Outro aspecto inquietante que provoca a devastação do ambiente é a produção nas indústrias ,onde libera produtos químicos e gases causadores do efeito estufa e do aquecimnto global, contribuindo também com doenças generalizadas para os trabalhadores das fábricas e outras pessoas que permanecem próximos a essas máquinas do capitalismo, principalmente mulheres em períodos reprodutivos que são comprometidas com as exposições dos produtos químicos.
    Entretanto, não é apenas a questão ambiental comentada no vídeo, mas também a questão social. A submissão dos países de Terceiro Mundo é um deles, pois os países de Primeiro(principalmente os EUA) vêm explorando desumanamente os recursos dos mais “desprovidos de prioridades econômicas e consumistas”, colocando suas indústrias nesses locais para “amenizar” o efeito poluidor desses países líderes da economia mundial.Com relação ao consumo, considerado a máquina propulsora da economia, é a que possibilita as pessoas ingressarem em uma sociedade materialista e de aparências , onde a aquisição de objetos é muito mais relevante do que a essência dessas pessoas.Essas aquisições são as que proporcionam desejos e satisfações para os indivíduos, uma verdadeira forma de vida . Eis uma doutrina do “American Way of Life” pós Segunda Grande Guerra.
    Logo, o consumo exagerado das pessoas, que vem aumentando no decorrer dos tempos, provoca a destruição geral do planeta, tanto em âmbito ambiental quanto em aspecto da essência dos seres humanos , que são, atualmente, escravos das propagandas e de seus produtos milagrosos. Tudo isso em nome da ingressão na moda e do aumento lucrativo dos Imperadores do Capitalismo: os burgueses e suas máquinas do desejo humano.

    Muito obrigada e até mais.
    Jéssica.

  119. Ana Beatriz 2RA disse:

    Esse vidéo como os outros nos fazem ver , o que não sabemos o que acontece por traz das
    coisas. Conforme fui vendo o vidéo fui anotando , e vi quantas coisas importantes as pessoas ocultam da gente justamente pra pensarmos que tudo está bem sendo que tudo está muito ruim . ” A vida não acontece em uma pagina em branco ” , mas nessa pagina em branco os “superiores ” colocam o que querem para iludir aqueles que não vivem sem , ou AQUILO que não vivem sem . ” O verdadeiro custo da produção não se reflete no preço, ou seja , não pagamos o verdadeiro custo ” ; é verdade o que pagamos é uma “fantasia” , mas o que pagamos pelo que compramos não paga o que ele faz com o mundo e com as pessoas . “Temos mais coisas, porem menos tempo para o que realmente nos faz feliz , amigos , familia , estamos trabalhando mais do que nunca ” ; as pessoas estão ficando cada vez mais gananciosas por causa da mídia , o que elas tem já não servem mais , o que elas veêm ou o que o outro tem é o que importa . Enquanto as pessoas pensarem pequeno as coisas vão ficar assim pra pior . Pena que falar já não adianta muita coisa .

  120. Fernanda Sabbadin n° 18 1°RF disse:

    Sobre o filme, entendi que devemos reaproveitar mas as coisas que temos a muito tempo.Que pelo jeito que estamos consumindo mais produtos com químicas e produtos toxicos,a fonte que precisamos para realizar esses produtos não iria dar conta e vai acabar não ajudando mais.Sustentabilidade existe para que paramos com a quantidade de produtos que não são reaproveitados, e produzirem mais produtos reciclaveis.Para que podemos depois de consumi-los, reaproveita-los de uma forma mais útil e que durem mais tempo.

  121. Yago de Lima N° 40, 2° RB disse:

    O vídeo mostra como o ser humano explora e produz inconseqüentemente. De como destroem áreas ambientais e nem ligam do feito disso sobre a população e sobre o planeta. As empresas, aquelas grandes exploradoras de matéria prima e muitas vezes as responsáveis por jogar lixo e produtos tóxicos no meio ambiente, usam cada vez mais a riqueza ambiental a fins lucrativos. Talvez por terem a idéia ilusória de que essas matérias não acabaram, mas não é o que vemos no vídeo, florestas somem, rios secam, solos contaminam e ficam impuros para plantio. E as empresas ligam? Não, o lucro é o que realmente importa somente o lucro.
    Mas, também vemos a outra parte, a parte da população que simplesmente compra em excesso, e além de consumirem absurdos elas não ligam para o fim que aquele produto terá. Jogar fora é a solução.
    Feito isso, de nada lhe interessa o que acontecerá depois, quem se importara com aquilo que foi jogado fora? Ninguém!
    Uso e descarte e desperdiço. É para isso que os produtos são feitos ultimamente, para ser usados e descartados depressa e sendo assim, produtos em estados bons, vão para os lixões. E assim se entra no desperdício. É isso que as empresas querem, porque assim, elas lucram. E todos nós entramos nesse sistema, como os grandes impulsores, para que isso aconteça mais e mais.
    Mas ultimamente estamos vendo a situação mudar, todos agora temos plena consciência de tudo o que acontece, e ninguém faz nada para mudar isso, uns porque acham que sozinho não se faz nada e outros porque abrir mão do dinheiro para o bem geral ainda é pedir muito. Precisamos parar e pensar se realmente esse mundo que queremos se não é o mundo que você quer está na hora de mudar. Sustentabilidade já.

  122. Jefferson dos Santos Silva disse:

    Nome: Jefferson dos Santos Silva. N°38. Série: 3°RB Escola:Caran.

    Bom esse vídeo deixa uma visão bem clara sobre o seguinte contexto:

    Bens de consumo

    Tecnologia x Planeta Terra

    Mídia e a Publicidade

    “jornalismo”

    “Vou ser como a mídia e a publicidade ir direto e reto ao assunto”!!!

    Essa expressão quer dizer a realidade de como é organizada as frases da nossa linguagem,para mudar nosso comportamento,após ler algo
    A mídia e a publicidade mexe com o lado crítico de analização,que temos com os olhos.
    Por isso,o”jornalismo”,generaliza todas as áreas mostrando uma expansão global.
    Essa expansão afeta também com o lado”Psicológico”,influenciando no dia-a-dia e construindo críticas e dependendo do assunto,se transforma em”mídia”
    A publicidade mostra a realidade geral;A mídia,também mostra,desigualdade social
    EX:Propagandas Preços e etc

    A realidade geral,expressa também uma característica da natureza:tanto animal quanto vegetal.
    Devemos usar nosso”cuidado de preservação”para desenvolver uma”tecnologia ecológica” e saber viver em sociedade,porém produtiva e usar a “mídia”para expressar a:
    Paz no PLANETA TERRA

    Não são os indivíduos que agem modificando a sociedade,mas é ela que age sobre os indivíduos,trazendo novos comportamentos,valores,os quais são expressos pelos movimentos da sociedade e se transformam em”mídia”;falando do PLANETA TERRA!!!

  123. ANDRÉ DA ROCHA CORREIA N°02 2RC disse:

    O vídeo nos mostra a importancia que devemos dar ao meio ambiente e de como preservá-lo, o que cabe a cada um fazer para mudar nossas atividades em relação a ele.Devemos refletir e manter um padrão de valores e concientização para manter sua preservação, e isso deve começar das famílias, no nosso consumo diário, ou seja, na seleção daquilo que comemos, dando preferência para as coisas mais saudáveis, e importates para o nosso dia-a-dia.Devemos pensar ainda em como desfazer do lixo doméstico,separando tudo que é reciclável jogando o mínimo possível.

  124. Guilherme Henrique Nº15, 3ºRE disse:

    O video mostra a realidade do nosso planeta, o Consumismo.
    o excesso do consumismo, que exploram os trabalhadores e a comprar aqueles produtos que exploram nos recursos naturais, e o mal uso ainda afetendo nosso meio ambiente..
    somos influenciados a todo momento, por radios, tv, placas .. sendo que as pessoas nem tem sustentabilidade, mais como somos bombardiados, isso gera um ciclo de de trabalhar, ver, comprar.

  125. Mariana Oliveira 2ºRA nº 32. disse:

    No video a ‘História das Coisas’ está retratado o modelo da sociedade contemporânea. Estamos ligados no projeto sobre a sustentabilidade e eu acredito que este video mostra, de um jeito claro o que ser humano acha que é certo, porque nós não pensamos em nossos futuros e se pensamos, pensamos só em nossas vidas, porque isto é a nossa cultura, aprendemos que o planeta Terra está aqui para nós, e que estamos aqui só de passagem, não é isso ? NÃO. Porque se não cuidarmos das coisas hoje, amanhã não sobrará nada. Temos que mudar o nosso sistema politico, fazer os detentores do poder administrarem para o povo, somos nós quem escolhemos quem estará ali, depositamos a nossa confiança neles, e quando deixamos isso de lado, acontece o que vemos nos dias de hoje.
    Vivemos em um mundo TOTALMENTE CAPILISTA, onde os ricos no meu ponto de vista ainda deteem os meios comunicação, onde decidem por nós o que acham correto! Desde que nascemos aprendemos a estarmos na “moda”, aprendemos a ser consumistas de primeira, aprendemos que em pouco tempo aquela bolsa MARAVILHOSA que você comprou depois de uma semana já está fora de moda, e aí o que fazemos ? AAAA jogamos essa fora e compramos outra, e este é nosso ciclo. PRECISAMOS DAR UM JEITO NISSO, PARAR O CICLO, APRENDER E ENSINAR OUTROS MODOS DE CONSUMISMO.
    Acho que é isso, Professora adoreeeeeei o video e os comentários também!

  126. Cinthia Aparecida - 3°RE disse:

    O consumo está crescendo cada dia que passa e, como conseqüência, transformando o nosso planeta em um regresso crescente. Isso por causa da nossa ignorância de onde e como são gerados todos os produtos que compramos, se foi feito da melhor maneira para sair mais barato, se foi de uma forma “ecológica”. O país que mais consome mundialmente são os EUA, se todos os países consumissem a mesma quantidade que eles, não haveria mais o planeta terra, devido a grande destruição do meio ambiente, da natureza. Se parássemos de consumir um pouco, reutilizar para poupar o nosso planeta, seria a melhor coisa que faríamos pelo bem de todos. O consumo é muito influenciado pela mídia, propagando, etc. Pois por exemplo: Essas calças novas de boca apertada, estão na moda, então se você não usar você estará fora da moda e então, vai parar de usar aquelas calças de boca larga (mais antigas) e comprar (consumir) mais gerando também o lixo, simplesmente porque está fora do padrão de moda da sociedade. Outro grande exemplo é o caso do celular, da geladeira, sapato, TV, etc. Contudo, o nosso planeta fica cada vez mais doente, com febre (aquecimento global). A redução, a reeducação de hábitos e a reciclagem são pontos que mais necessitam de atenção para compreender o planeta.

  127. Everson Silva Rodrigues disse:

    De um modo geral, o vídeo apresenta um dos maiores problemas vivenciados atualmente, o consumismo, incentivado pelo sistema capitalista.
    Primeiramente torna-se necessária a identificação das etapas fundamentais dentro deste processo. Tais etapas relacionam-se à extração, produção, distribuição, consumo e “por fim”, o tratamento do lixo.
    Durante todo o processo, o homem contribui para a sua continuidade, tornando-se também vítima. O sistema, como demonstra o vídeo, não possibilita alternativas, principalmente com relação aos trabalhadores, os quais são os mais afetados. Os mesmos tornam-se alienados, inconscientes sobre o papel que desempenham dentro do capitalismo.
    As pessoas trabalham para consumir, porém estão agindo em benefício somente das grandes corporações e também do governo, sendo este último o responsável por expressar a vontade da maioria, e agir em defesa da mesma, o que no caso não ocorre.
    Incentivado principalmente por propagandas, o homem aos poucos perdeu o sentido de sua vida, transferindo-a somente para o consumo sem limites. As propagandas aliás, somente nos apresentam aspectos interessantes da compra.
    Assim como trabalhado durante a última aula, observamos “pequenos detalhes”, os quais nos fazem agir, por exemplo, contra o princípio da sustentabilidade, na maioria das vezes inconscientemente. Neste caso somos incentivados a nos desfazermos de determinados materiais para a aquisição de outros ecologicamente corretos.
    Todas as etapas dentro do processo de consumo nos atingem. Com relação ao tratamento do lixo não é diferente. Tudo aquilo o que foi produzido, volta para a sociedade, principalmente por meio de resíduos tóxicos.
    Dentro de um aspecto geral, podemos dizer que vivemos este ciclo.
    São necessárias medidas que possuam maior efetividade se comparadas, por exemplo, com a reciclagem, uma vez que grande parte dos materiais não são reutilizáveis.
    O que há de fato, é uma maior conscientização por parte das pessoas, com o objetivo de mudar o quadro atual.
    Conscientização aliás que nos leva a trabalhar o tema neste momento, tanto dentro do blog, quanto no ambiente escolar.

    Everson Silva Rodrigues, n°13, 3°RE
    E.E. Prof° Caran Apparecido Gonçalves

  128. Elvis Souto disse:

    Com o vídeo pude concluir que, se não mudarmos nossa forma de pensar sobre o que estamos fazendo com o meio ambiente, vamos acabar com o mundo em que vivemos.
    Porque a única coisa que estamos pensando é só em trabalhar e consumir em excesso, não estamos pensando no mundo, ou nas consequências dos nossos atos para o mesmo.
    Podemos pensar mais um pouco antes de consumir muito, porque nem tudo é reciclável, mas antes de pensar em reciclar, temos primeiro que repensar, antes de consumir algumas coisas que nem precisamos.

  129. Gabriela Lima Ribeiro nº18 – 2ºRB

    O vídeo nos mostra que o consumismo é um ciclo (meio que) não podemos controlar. A mídia retorce a verdadeira histórias das coisas, de como elas são perigosamente fabricadas. Sem nenhum cuidado os produtos (na maioria tóxicos) destróem nosso planeta. Com isso ela (a mídia) faz com que compremos e compremos, sem saber como vai afetar na vida do ser humano. Todos nós sabemos que a consequência não é nada boa e quem acaba pagando o pato do consumismo exgerado é o nosso planeta.
    Precisamos repensar nos nossos atos, como fazer o planeta terra sofrer um pouco menos. Como o próprio vídeo diz “a reciclagem é uma opção” , mas não é o suficiente.

    Adorei o vídeo!
    XXOO

  130. Gislaine Silva n°19 2RA disse:

    O consumo em países como os Estados Unidos está totalmente descontrolado, descontrolando assim outros países. O lixo que eles consomem a maneira que eles compram e continuam nisso de “trabalhar, ver e comprar”. Não só eles, mas diversos lugares do mundo estão se deixando levar pela mídia e pelo consumo demasiado, esquecendo que temos que preservar o nosso ÚNICO planeta que podemos viver e respirar. Esse documentário nos abre a visão e vemos que o que achamos que é pouco faz um caminho imenso até chegar as lojas que compramos e como no próprio documentário diz.. Usamos no Maximo as coisas por seis meses e elas vão para o lixo novamente, não temos noção do que isto está fazendo até vermos algo do tipo. Devemos parar de jogar as coisas foras, deveríamos pensar em consumir menos e tentar consumir apenas o que se pode ser reciclado e se possível levarmos nosso lixo e conscientizarmos as pessoas de fazerem o mesmo. Devemos nos dar conta que mesmo a sustentabilidade não vai fazer milagres, mas se consumirmos menos não só o lixo como energia talvez ainda tenhamos tempo de salvar nosso planeta desse esquema.

  131. Mariana Melo n°31 2°RA disse:

    Os números assustam, ainda mais nesse caso, nós somos os causadores disso tudo.
    Até quando o tênis da moda vai ser mais importante do que o nosso futuro? Isso porque a propaganda, a mídia, e a sociedade, impõe o tempo inteiro, que as pessoas PRECISAM de mais coisas, quando na verdade, elas não precisam.
    As pessoas estão sempre comprando, comprando, comprando, e elas trabalham pra isso. O trabalho está perdendo a função social que tinha, as pessoas não trabalham para beneficiar a sociedade, elas trabalham para comprar.
    Tudo se tornou tão padronizado que se reflete no nosso estilo de vida, isso tá tão impresso no ser humano, que ele nem percebe mais. Como foi dito no “Da Servidão Moderna”, até mesmo a urbanização reflete isso.

    Se pararmos para pensar, quem danifica, consome, joga fora e não recicla, não faz mal só ao próprio país, faz mal ao mundo, faz mal aos filhos, faz mal a si mesmo.

    Acredito que o capitalismo e o consumismo estão destruindo até mesmo os nossos relacionamentos, a forma como lidamos com o outro, a forma como vemos coisas que deveriam ser importantes.
    Hoje em dia…
    As pessoas preferem a tecnologia à ter que conversar com parentes e amigos.
    A educação virou mercadoria, não se estuda por curiosidade, nem por prazer, se perguntarmos a maioria das pessoas o porquê delas estudarem, elas responderão: “Para ser alguém na vida, e para encontrar meu lugar no mercado de trabalho!”
    As roupas, acessórios e utensílios só tem valor enquanto estão na moda.
    A opinião é coletiva e massificada, todos compram as mesmas coisas, e vivem basicamente da mesma forma (O consumismo não tem barreiras, prova disso: A classe C é a que mais consome)
    As pessoas pagam como podem: Cartão de crédito, crediário, cheque, não importa, o importante é comprar.

    O sistema não deixa tempo nem para que as pessoas pensem, o único ciclo é: Produzir, comprar, jogar fora.
    Até quando?

  132. Bárbara A. Corrêa Gonçalves. nº06. 1º RA disse:

    O vídeo mostra o que realmente está acontecendo com o Mundo, pois estamos consumindo muito sem saber o que ira acontecer .
    Uma das coisas que me chamaram mais atenção, apesar de nunca ter pensado nisso, é como coisas tão simples podem causar um impacto enorme no MEIO AMBIENTE do nosso planeta.
    Nos EUA 1% das coisas que eles consomem eles continuam utilizando, se as coisas continuarem nesse ritmo ou se o planeta adotar essa forma de consumo o Mundo não suportará por muito tempo, e com isso seria preciso 5 planetas.
    Na minha opinião, já esta mais do que na hora de começarmos a pensar no estrago que estamos fazendo e como podemos ajudar a melhorar isso.
    Agora eu entendo o maior propósito dos 5 R, e também que precisamos REDUZIR o consumo excessivo .

  133. Amei o video !!!
    Nós seres humamos devemos, parar e analisar em que estamos gastando, muitas das vezes trabalhando muitos e gastamos com besteiras, e na maiorias das vezes compramos o que nem é necessário para nós, compramos porque está na moda, ou uma outra pessoa tenha e coisa e tal.
    E devido o excesso de coisas espalhado não só pela casa e até mesmo nos lixos, acaba prejudicando o meio ambiante, e assim o nosso planeta está cada dia em uma decadência total, precisando ter um bom senso para não cometermos esses erros infantins.

  134. Natália Oliveira 3º C nº 28 disse:

    Acredito que a sociedade com o passar dos anos foi adquirindo certos luxos desnecessário pra sua sobrevivencia e que de certo modo ninguém quer abrir mão de coisas que já possuem, e querem possuir.
    Mesmo sabendo de todos os riscos e todas as consequencia a sociedade quer cadaa vez mais consumirr, e grandes empresas e principalmente a mídia quer mais é vender, pois o consumismo é um ciclo sem fim e de certa forma um vício que está acabando com o planeta qe como diz o filme é finito, e está cada vez mais claro qe a nossa existencia na Terra está com dias contatos de continuar com este ritimo de consumo.
    A sociedade vive de modas e ondas e não pensam em como isso voltara a para estado natural, não é necessário que deixemos que obter certos ‘luxos’, mas é essencial que pensemos em um meio de consiliar as regalias que temos hoje com a vida do nosso planeta, as décadas estão passando e ainda a sociedade que teve ao longo da sua história grande gênios não conseguiu encontrar o meio que ”salvará” a nós e nosso planeta!

  135. Aparecida Cibele 2°RB n° 08 disse:

    Bem o filme nos coloca de uma maneira muito clara os erros de uma sociedade moderna,e nos mostra como se fossemos consumidores q contribui a criar um sistema economico insustentave. E nos mostra que as empresas criam produtos de pouca durabilidade para que os consumidores possam comprar mais e mais,e tambem criam coisas novas onde o consumidor acha q deve ter para ficar por tentro da “moda” fazendo com q ele compre.o filme é bem interessante e muito criativo,nos faz entender um pouco do mundo contemporaneo,e nos mostra como as pessoas sao capazes de criar e chamar a atençao do consumidor,achei bem legal nos faz olhar o mundo com outros olhos. Gostei bastante.

    bjo

  136. Tiago Polo disse:

    Tiago Polo nº 40 2ºRE

    O mundo esta caminhando ao que sempre foi previsto, ao alto consumo, poluição da grande parte da água, solos improdutivos e etc. Essa é a realidade do mundo, uma realidade que poderia ser mudada, claro que lavaria anos, mas tambem poderia ser impossível. A alta sociedade não está nem ai pra como o mundo se encontra hoje ou pouco se importam se suas compras e descarte dos mesmos estão prejudicado o meio ambiente, afinal, os políticos não trabalham mais pra nós e sim pra eles, para donos de industriais e comércios que beneficiam eles ! Então acho que o que podemos fazer é reduzir e reduzir mais ainda ! e digo nas coisas pequenas, vejo em muitos supermercados sacolas que não prejudicam o meio ambiente e etc.
    Vemos hoje em dia políticos que prometem ajudar as florestas prejudicas, que falam que vão cuidar do meio ambiente, mas mesmo assim continuamos a nos preucupar com o trasnporte publico ! Mas o transporte não iria poluir mas ainda ? Então se votamos no transporte e sim a poluição, tudo isso que vemos e falamos não esta prestando de nada ? Se tudo começa nos pequenos atos, porque os proprios professores não começam com palestras sobre politica e meio ambiente ? Quem sabe assim esse video nãi tenha um efeito maior !
    Enfim, cada dia estamos mais preocupados em comprar e comprar, doque reduzir ! E isso ja está explicado, o Market e publicidade, que não são coisas bobas, fazem com quem agente se sinta inferior aos que ja possuim o novo produto. Assim, procuramos trabalhar mais, ganhar mais e gastar mais, fazer mais lixo e assim mais poluição, o ciclo está na atividade a séculos. A moda e a competição pela beleza fazem parte desse processo !
    E ainda acredito que se a desigualdade social fosse menor, os numerods apresentados nesse video sobre poluição e lixo seria bem menor ! afinal, todos seriam iguais, assim acabando com o alta taxa de publicidade ! e tudo o que vemos, as matas destruídas, florestas acabadas e etc.

  137. Jamile De Jesus Santana disse:

    Como eu vi no video ,temos que parar para pensar que com o nosso consumismo estamos prejudicando o nosso planeta e a nós mesmos…
    Nós só pensamos em comprar comprar mais não pensamos ou não queremos pensar que com isso estamos colocando fim na vida aqui na terra e que as consequencias pode não vir para nós mais virá para nossa familia no futuroo

  138. Jamile De Jesus Santana disse:

    OPS.. 1ªrE nª 23

    prof aceite esse trabalho por favor é que não deu para fazer antes pois estava sem net e minha mãe estava sem dinheiroo

  139. Lucas Regis 2ºB disse:

    2°RB Nº 30

    Prof desculpa postar hooje mais estava sem tempo e sem internet mais sobre o video

    O Video mostra o grande erro da sociedade que achamos que nosso planeta pode fornecer tudo que nos da lucro e facilidade de vida que “precisamos”. O video mostra tambem como nós, consumidores, contribuímos para a destruiçao do planeta e sociedade

  140. Elisa do Nascimento de Souza 1RE n° 46 disse:

    Professora,
    Tive problemas com a abençoada da minha internet e não consegui ir em uma lan house no fim de semana para fazer o trabalho. Não sei se aceitará o trabalho mas irei fazer. Depois lhe explico melhor pessoal mente.
    Obrigado.

  141. Elisa do Nascimento de Souza 1RE n° 46 disse:

    A sociedade é totalmente sufocada, porém não se dá conta disso. Todas essas propagandas e novidades, que nos fazem querer trocar e melhorar nossas coisas cada vez mais e mais. O que na verdade não é nem de longe nescessário, uma vez que um celular com o modelo do ano passado faz tudo ou quase tudo que o desse ano. Queremos coisas que na maioria das vezes nós nem usamos, que ficaram jogadas em um canto ou que compramos apenas por status, ou ainda aquela velha história de “um dia precisarei disso” mas a realidade é que esse “um dia” nunca chega. As pessoas desperdiçam os recursos naturais com o pensamento que é “apenas mais um”, mas do mesmo jeito que UMA pessoa pensa assim MILHARES também pensam , tornando então todo o desperdício insustentável para o planeta. O que deve acontecer mesmo é a redução de todo esse consumismo, assim preservando o planeta, gastando menos… Tudo isso ajudaria na sustentabilidade do planeta, todos ficam dizendo que o que se deve fazer é reciclar, mas de que adinta reciclar se produzin]mos mais lixo do que reaproveitamos? A resposta é NADA, então reduzindo e reciclando estariamos no caminho certo.

  142. Jhennifer Jaqueline 2°RE N° 19 disse:

    São estes tipos de videos que fazem as pessoas se conciêntizarem sobre o que o consumismo delas mesmas causam no planeta e a pessoas em que elas próprias nem chegaram a conhecer. Deste modo vemos o mais claro possivel que realmente precisamos mudar a realidade do consumo, para que mude também a realidade do planeta, da sujeira que nós acumulamos nele, no desmatamente que provocamos por causa deste consumismo sem necessidade. Porque afinal o planeta não precisa ser prejudicado enquanto nós estamos nos satisfazendo, sem pensar em nós próprios e nos outros.

  143. Gabriela costa2°RB disse:

    Assistindo ao documentário eu fiquei espantada de ver ver como o nosso planeta está sendo destruído e o que é pior: ele é destruído pelas nossas próprias mãos.
    Agora depois do erro feito, nós estamos começando a acordar para a sua gravidade e isso acontece só pq as consequências estão cada vaz mais interferindo na nossa vida, como por exemplo no clima.
    Chegou a hora de menos papo e mais ação.Vamos aproveitar a nossa feira de sustentabilidade para começar a corrigir este erro, todos juntos vamos trabalhar com a nossa inteligência e força de vontade, para salvar o nosso planeta. :)

  144. Regiane Ap. Correia Melo 3ºRB Nº32 disse:

    O video mostra para todos nós que querendo ou não somos consumistas , e isso está ai para todos verem.
    Este video me fez perceber que tudo faz parte de um ciclo, vem a partir da extração dos recursos naturais até o descarte do produto que não é feito da forma correta.
    O que é mais triste nisso tudo é que quem deveria estar preocupado em ajudar as pessoas, para que esse consumo desenfreado pare, está estimulando a fazer mais, direta ou indiretamente.Realmente somos seres alienados.

  145. Renata Almeida 2ºRc disse:

    Bom nesse vídeo nos informa sobre como somos consumistas, exagerados e sem um limite. Pois nós não sabemos quando parar de consumir, quando parar de poluir, enfim não sabemos quando parar. Às vezes nós nem Percebemos que estamos poluindo ou consumindo exageradamente, pois já virou um hábito. Apenas queremos comprar e consumir cada vez mais, sempre queremos mais, um tênis novo, um celular novo, um computador novo e etc. As fabricas apenas querem produzir mais, geralmente vamos em uma lojinha de utilidades onde encontramos rádios, celulares, tênis onde pagamos barato e descartamos rápido e depois vira apenas mais lixo para nosso planeta onde nós não paramos para pensar que é o único que temos. Devemos colocar a mão na consciência e parar e pensar antes de compramos coisas que vão ser desnecessário para nós e lixo para o planeta terra .

  146. Renata Almeida 2ºRc nº 30 Caran disse:

    Renata Almeida de Lima nº 30 2º Rc Caran Apparecido Gonçalvez
    Bom nesse vídeo nos informa sobre como somos consumistas, exagerados e sem um limite. Pois nós não sabemos quando parar de consumir, quando parar de poluir, enfim não sabemos quando parar. Às vezes nós nem Percebemos que estamos poluindo ou consumindo exageradamente, pois já virou um hábito. Apenas queremos comprar e consumir cada vez mais, sempre queremos mais, um tênis novo, um celular novo, um computador novo e etc. As fabricas apenas querem produzir mais, geralmente vamos em uma lojinha de utilidades onde encontramos rádios, celulares, tênis onde pagamos barato e descartamos rápido e depois vira apenas mais lixo para nosso planeta onde nós não paramos para pensar que é o único que temos. Devemos colocar a mão na consciência e parar e pensar antes de compramos coisas que vão ser desnecessário para nós e lixo para o planeta terra .

  147. Fernando Henrique Santos 3ºRB Nº13 disse:

    Assim como um Bom cosumista que eu sou, parei para pensar no todos os recursos da terra estão se esgotando por mim e outras pessoas que compram as coisas sem pensar na terra que esta se definhando cada vez mais
    Quando compramos algo nem nos passa esse tipo de coisa pela nossa menta que estamos consumindo cada vez mais sem pesar e um dia tudo vai acaba. As vezes não fazemos isso por mal nós já nos acostumamos a COMPRAR , COMPRAR e COMPRAR
    Sendo que a maioria das coisas que compramos é descartável e tudo isso vai pra onde?
    só ajuda a terra a ficar assim cada vez mais poluída e menos habitável…

  148. Alvaro Rogerio 1ºRF Nº2 disse:

    Pelo que eu entendi hoje em dia quando falamos em sustentabilidade e um pouco complicado porque as pessoas nao estao sabendo usar os recursos, e assim a cada dia que vivemos o nosso planeta esta cada vez pior.
    Na minha opiniao para melhorar o nosso planeta decemos jogarmos o lixo no lugar
    adequado e nao em reprezas, lagos e no meio da rua.
    As pessoas estao disperdissando muito alimento e com esse disperdicio tem pessoas que jogam esses alimentos em lugares inadequados…
    E para parar de disperdissar as pessoas tem que pensar antes de comprar coisas que nao estao precisando, para nao esperdisar…

  149. Danielson santos 1RF N13 disse:

    O nosso planeta deve melhorar porque se continuar assim onde nos vamos parar, e com todos esses recursos que as pessoas nao estao sabendo usar o nosso planeta esta piorando dia apos dia.
    quando estamos em supermercados temos que conter a ansiedade porque muitas vezes compramos coisas que nao e de tanta precisao por isso que esperdissamos as coisas……….

  150. paloma alves da silva 1RC Nº 36 disse:

    o vídeo fala sobre o consumismo fala que é um ciclo que não podemos controlar. A mídia nao conta a verdadeira história das coisas, de como elas são perigosamente fabricadas. Sem nenhum cuidado,produtos que fazem mal a saúde e destroem o mundo. Com isso a mídia faz com que consumamos cada vez mais,sem saber os problemas futuros.sabemos que a consequência não boa e quem acaba pagando o pato do consumismo somos nós mesmos.
    vamos usar os 5 Rs.
    e como diz o vídeo reciclar é uma opção!

  151. Thiago Nunes dos Santos Nº 38 2RC Caran disse:

    Relatório sobre História das Coisas

    Vemos neste documentário que vivemos em um sistema que somos impulsionados ao consumo. Isso é um problema causado por muita gente, o governo tem uma certa oscilação sobre isto, vemos corporações motivadas pelo governo. Um governo que não enxerga as extrações naturais que as grandes corporações nos fazem sofrer.
    O planeta não está sustentando o nosso modo de viver, O E.U.A é o maior exemplo de consumismo abusivo que temos, esse sistema é característica principal deles, que impulsiona o planeta, vemos que o EUA joga 99% do consumo no lixo. Devemos pensar que a reciclagem apenas, não é a solução, devemos recuperar o governo, nos unirmos para fazermos um sistema renovado.

  152. Lídia Andréia Nº 26 2RB disse:

    Comentário sobre documentário História das coisas.

    Nosso planeta vive um sistema consumista, que nos impulsiona. Somos manipulados pela sociedade e pelas grandes corporações, que exploram nossos recursos naturais de forma que não teremos no futuro como lutar por uma vida sustentável. Produtos que muitas vezes fabricado, são tóxicos, eles já agridem por sua fabricação, muitas vezes exploram trabalhadores em suas fabricações toxicas causando doenças. Parando para pensar, vemos que pouco do que consumimos, voltamos a reutilizar, maior exemplo são nos eletroeletrônicos, tecnologias avança de uma tal velocidade, que nos impulsiona a consumir novas tecnologias, vemos muitas vezes falar em reciclagem, mas muitas das coisas que consumismo não são recicláveis, devemos repensar a nossa forma de consumir, repensando um novo modo de sistema sustentável.

  153. Carolina da costa disse:

    Relatório sobre o documentario História das coisas.

    A nossa sociedade é tão consumista como os outros paises o que interfere tudo que todos andam cada vez mais consumistas ,comprando mais,poluindo mais ,estragando cada vez mais o nosso ambiente, adquirindo coisas por luxuria e não pensando no nosso meio ambiente . Pessoas trocando de celular a cada 3 ou 4 meses sendo que não é necesserio, trocando moveis de cada porque fico “velho” porque não esta mais na “moda” porque o fogão quebro vai troca a geladeira o microondas o armario … e assim vai . E cada vez mais as fabricas produzem coisas novas pois querem vender …. produtos com mais tecnologia, com um acesso mais rapido , e as coiiasa antigas vão ficando Inutes viram literalmente Lixo pois se eu vendi a minha televisão mais antiga e comprei uma nova , quem vai querer comprar a minha antiga? E onde estas coisas vão parar? O que isso vai nos geram? Acho que pra gente da qui uns 30 anos já vai estar uma coisa muito seria e nossos filhos ? Como viveram ….. ?

    p.s. Prof aceita o trabalho ,estava sem net . Agradeço .

  154. Cegados pelo consumismo impulsivo, esquecemos dos processos que resultam o produto final, o qual compramos, consumimos. Processos estes que estão degradando o planeta e acabando com nossos recursos naturais. A sociedade moderna equivoca-se ao pensar que o planeta Terra dispõe de todos os recursos que precisamos para o nosso modo de vida. A água potável, por exemplo, pode um dia valer o mesmo que petróleo.
    Desde a extração, produção, venda e uso, tudo o que compramos afeta direta e indiretamente o meio e a sociedade em que vivemos. Para deixar de destruir o planeta é necessário que haja, primeiramente, conscientização por parte das pessoas. A reciclagem foi um ponto importante abordado pelo vídeo. Se passassemos a reciclar tudo o que compramos, seria menor a extração de recursos e consequente degradação do ambiente, seria menor o número de poluentes emitidos no ar devido à transformação da matéria-prima.
    O vídeo “História das Coisas” nos ensina muito, nos faz refletir sobre o modo de vida capitalista e consumista que temos atualmente. Tudo gira em torno do dinheiro e de nosso poder de aquisição, como exemplificado no vídeo com computadores – ao ver alguém com um computador moderno, melhor que o seu, logo quer comprar um novo.
    O vídeo estabelece relações entre os diversos problemas sociais e ambientais. Trata-se de um aviso importante de que precisamos criar um mundo mais sustentável.

  155. Jessé Alves Pereira 3ºE - Nº 20 (Caran App) disse:

    Relatório sobre o filme

    Sabemos que o sistema aplicado sobre a população consumidora
    é muito forte, e sinceramente algo muito inteligente, pois força de maneira
    indireta aos consumidores a comprar cada vez mais, elaboram um ciclo
    consumista que chega a dar medo, porque se paramos para pensar um pouco
    chegamos a uma conclusão já tida como óbvia, pois sabemos que nesse sistema
    poucos consiguiram sair. Muito dos consumistas são “financiado” pela moda,
    já que na parte 2 do plano e a moda é a “respossavel” pela compra compulsoria de
    produtos, sendo eles acessórios, roupas, tênis, entre produtos utilizados nos salões de beleza que crescem cada vez mais com cada “plano”que a moda aplica hoje em dia.
    Com esse síclo, a saciedade da sociedade nunca chegará ao seu limíte, precisando de mais de 3 planetas TERRA para sustetar o consumo abundante que presenciamos hoje em dia, e o mais desagradavel é saber que só avançará mais e mais essa insustentabilidade dos atuais padrões de produção que consomem nossas renda e ameaçam o equilibrio da natureza, que tem como fruto a ameaça total da humanidade.

    Video muito bom. Jessé

    Jessé Alves Pereira
    3ºE –
    Nº 20
    (Caran App)

    • Thales disse:

      Nossa Jessé, vc manda bem mesmo *-*
      Sempre sabia que vc é demais, continue assim mlk
      vc tem futuro !

      • Guilherme disse:

        É Jessé, vc é muito bom nos comentarios,
        A professora vai te dar um 10 concerteza !

        Depois vc me ensina oqe sabe *-*

  156. Nícolas Nícov 1 RB N°33 disse:

    Bom, o video trata-se de suatentabilidade e fala muito sobre a obsolescência, ou seja, as pessoas que compram, compram, compram sem parar e sem nessecidade.
    Meus colegas e eu tivemos a oportunidade de assistir ao video na aula de sociologia. Ao terminar, fiquei um pouco curiosos e com vontade de aprofundar aida mais esse assunto e achei que esse é um tipo de vida que a maioria das pessoas vivem “sem saber”.

    Para mim obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado, ou seja, as indústrias de computadores e diversos outros tipos de produtos, sempre vão colocar um novo modelo no estoque, mas apenas com uma “peçinha” nova!

    Tenho certeza, de que as pessoas precisam aprender a gastar um pouco mais o dinheiro e não gastar com coisas que já tem. Acho que todos juntos podemos desenvolver um trabalho, para dizer à nós mesmos, parar de deixar as coisas boas “obsoletas”
    ISTO É SUSTENTABILIDADE!

    Bjs profª Katia.
    Caran 2010

  157. julio guedes serafim filho disse:

    o filme fala sobre o consumismo uma coisa q afeta muito a sociedade em geral nos dias de hoje
    agora eu pergunto
    o q vc faz pra tentar consumir menos?
    quase niguem percebe o q fazemos sem querer, se modificasemos os nossos costumes como comprar menos
    pq a partir do momento em q compramos mais do q precisamos ja estamos fazendo com q a industria fabrique mais assim fazemos com q a industria gere mais poluição e assim o planeta fazemos com q o planeta fike mais perto de acabar
    o filme mesmo sendo bonitinho esta tentando nos alertar do q pode acontecer com o nosso futuro q esta quase estinto sera qé isso q queremos se naum for isso espero q a gente tente fazer diferente para salver umpossivel futuro para os nosso filhos , netos , bisnetos e naum só os nosso como os de todos ja q somos todos seres humas e se pensamentos só em nos mesmos nunca conseguiremos chegar ao nosso objetivo a salvação do planta.

  158. julio guedes serafim filho n:24 3ªE disse:

    o filme fala sobre o consumismo uma coisa q afeta muito a sociedade em geral nos dias de hoje
    agora eu pergunto
    o q vc faz pra tentar consumir menos?
    quase niguem percebe o q fazemos sem querer, se modificasemos os nossos costumes como comprar menos
    pq a partir do momento em q compramos mais do q precisamos ja estamos fazendo com q a industria fabrique mais assim fazemos com q a industria gere mais poluição e assim o planeta fazemos com q o planeta fike mais perto de acabar
    o filme mesmo sendo bonitinho esta tentando nos alertar do q pode acontecer com o nosso futuro q esta quase estinto sera qé isso q queremos se naum for isso espero q a gente tente fazer diferente para salver umpossivel futuro para os nosso filhos , netos , bisnetos e naum só os nosso como os de todos ja q somos todos seres humas e se pensamentos só em nos mesmos nunca conseguiremos chegar ao nosso objetivo a salvação do planta.

  159. Aline Amorim , 02 3º RA Caran disse:

    Vivemos em uma mundo extremamente consumista,onde a propaganda nos cega com produtos que não precisamos, mas que automaticamente achamos que é preciso, fazendo com que esqueçamos do que temos de mais rico, “nossos recursos naturais”.
    A sociedade, tem como certeza que os recursos utilizados para seu consumo não ira acabar, consumindo sem controle e fazendo os produtores , produzirem ainda mais do que necessário.
    “A historia das coisas”, nos mostra um ponto essencial, se a 50 anos tudo isso não existia, e ainda assim conseguiam sobreviver e viver uma vida realmente feliz, porque agora precisamos dessa produção desnecessária?
    a unica resposta para isso tudo é o dinheiro. o dinheiro não roda mais em torno do mundo, mas sim o mundo roda em torno do dinheiro.
    Precisamos mostrar ao mundo que podemos sim viver com menores gastos, pois com isso o mundo só tem a ganhar.

  160. THALES AMARAL SILVEIRA: Nº36 3°RE disse:

    Todo esse sistema de criação ,divulgação e consumismo mostra o quanto samos manipulados pelo sistema que impusiona tudo isso.
    O fato de sermos livres para cria opniões e fazer escolhas ,não interfere no processo de “lavage celebral” que influencia a grande parte da população mundial a obedecer aqules que estão no poder. Sem ao menos percebemos nós deixamos agirem como bem entendem ,e na maioria das vezes samos gratos por algo insignificante para nosso bem-estar e saúde,mais que influencie seriamente na poluição de rios ,florestas e todo ambiente que necessitamos para viver.
    E todo esse processo que é um grande mal pra toda vida no planeta é principalmente impulsionado por nós ,e mesmo com toda informação passada para todos é algo insignificante pois o meio de vida que nós adaptamos torna-mós dependentes disso, dependemos tanto desse meio de vida que não enxergamos todo mau causado a nossa principal fonte de vida.
    A gente poderia revereter essa situação se todos se consientizar e fazer seu papel para um mundo melhor ,mais isso é algo que considero meio que imposível.
    ^^ muito bom vídeo ^^

    #3ºRE
    #nº36

  161. ” Professora eu esqueci a senha do meu email por isso coloquei o email do meu amigo ; ”

    Gostei muito, do video por que ele fala da crise do nosso sistema que estamos vivendo.
    A perte mais interesante na minha opnião Foi quando a apresentadora do video fala que para nós
    vivermos no ritemo de consumo dos EUA presisanmos pelomenos ter cinco Planetas terras, fora isso ser usarmos só o nosso planeta para consumir materias primas praticamente 80% do planeta sumira não tera arvores em uma Boa parte do palneta , nem recursos . Apenas materias organicas estraidas das nossas florestas. ;

    ESPERO QUE VOCÊ ASEITE OBRIGADO ;
    BEIJOOS PROF° Katia

  162. Jhonatan Kim Barbosa disse:

    O consumismo vem só piorando comforme com tempo vai passando, conforme mostra no video.É interessante apontar o fato de que esse problema não pode ser tratado com pequena importancia e sim pelo contrário, pois nós temos que tomar a atitude. A sociedade de fato está se viciando nisso, o ser Humano não tem necessidade de tanta coisa e mesmo assim o famoso “Olho gordo” nos faz perceber o quanto esse problema cresce. O fato do ser humano estar ficando cada vez mais dificil de se fatsfazer com coisas importantes, está só piorando.É dessa maneira que queremos parar com um ploblema como esse? A verdade é que temos que dividir mais e se contentar apenas com o que é necessario.

    Jhonatan Kim nº 21 3ºRE

  163. Esley Henrique (3°RE, Número 12) disse:

    Ótimo vídeo, retrata muito bem o momento em que estamos vivendo e a nossa decadência atual.

    Sendo o planeta Terra um planeta finito, não podemos continuar com esse sistema linear de consumo, primeiro porque está atingindo o planeta de forma catastrófica e segundo porque sendo um sistema linear todos perdem.
    Hoje, as empresas estão controlando a economia dos seus países, com isso o governo perdeu sua autoridade perante ela. O dinheiro público é emprestado p/ empresas privadas para que elas não quebrem e assim continuem fabricando e prendendo as pessoas.
    A exteriorização do custo de produção é uma verdade um tanto brusca. Até o produto chegar em nossas mãos, ele deve ter passado no mínimo por quatro empresas de vários países até chegar no mercado, porém pagando pouco aos funcionários e desvalorizando seu transporte, o mercado consegue vender esse produto a um preço inimaginável, MUITO abaixo de tudo o que ele já passou, e tudo isso (infelizmente) para continuar com a catraca do consumismo em seu “gira-gira” no mais alto grau possível.
    Necessidade de consumo foi uma das coisas mais interessantes desse vídeo, veja em que ponto chegamos, houveram pessoas na história – e ainda há – que planejaram (jam) nossos passos dentro do mercado, de um modo em que nós gastemos cada vez mais para termos coisas melhores, mais evoluídas, mais chamativas.
    Como se não bastasse isso tudo, ainda vem a mídia e encobre ou altera as informações, mas isso, nós brasileiros já estamos cansados de saber e ouvir (Globo).
    A mídia, não nos mostra todo o tipo de processo sofrido e desumano das produções dos produtos que usamos atualmente, isso faz com que a população seja leiga, desconheça o assunto, não causando assim uma grande mobilização…
    Os meios de produção e consumo PRECISAM entrar em um ciclo, um ciclo que irá favorecer todas as pessoas… bem, menos as companhias. Mas nós precisamos desse ciclo para continuar com a vida no planeta, para o bem do próximo e dos futuros próximos (que talvez tenham mais consciência que nós sobre esse assunto).
    O planeta precisa entrar em um ciclo e as pessoas precisam sair desse ciclo mórbido e sem graça, que desgasta e faz as pessoas cada vez mais infelizes.

  164. Jhonatan Kim Barbosa disse:

    O ser humano se tornou bastante consumista ao longo dos anos isto é fato, e além disso vem se esquecendo da importancia dos recursos naturais e cada vez mais o extraindo de maneira irresponsavel.
    O filme mostra também que o mercado esta cada vez mais manipulador em jeito de mostrar/divulgar os produtos em comerciais principalmente, são coisas que fazem diferença e que incentiva o consumista. Eles atingem principalmente a area infantil, induzindo-os com brindes e inevitavelmente ao consumo. Com esse ritmo acelerado que vem, trará muito perguntas, com tanto consumo e sem a reutilização de fato chegará um hora que não saberemos mais o que saber. O ser humano não se preocupa mesmo; No desespero perceberao o erro que cometeram, enquanto isso estão apenas como cegos.

    • Jaqueline Lino Rodrigues disse:

      Jaqueline Lino rodrigues n40 3ºRC

      29 setembro, 2010 às 19:13 ”

      Professora o comentario acima não é do Jhonatan kim, é que fiz do computador dele e não mudei o nome. Desculpa.

  165. Joyce C. L. Magi n° 20 2°RB disse:

    Bom, esse vídeo “A história das coisas” , mostra a nossa realidade, está sendo mostrado que hoje nós mesmos estamos fazendo com que o planeta acabe….
    Todas as coisas que consumimos, até chegar em nossas mãos passa por um processo, que por muitas vezes é prejudicial a natureza,e pensam que tudo que dizem em relação ao planeta é mentira de que vai piorar, que nossos filhos e netos vão passar por tudo que estamos causando , e o pior disso tudo que é verdade, e estamos vendo que já estamos sendo prejudicados por nós mesmos. As pessoas não estão mais parando pra ver o que está sendo bom ou ruim, elas querem o que no momento está ‘ na moda ‘, algo moderno, que todos olhem e diga ‘ que bonito ‘ e etc…
    Muitos produtos de hoje é consumido mais por impulso , porque as fábricas querem vender seus produtos de todos os jeitos, e procuram chamar a atenção das pessoas através de comerciais, jornais, revistas… Um exemplo: Brinquedos. Na maioria das vezes não são tudo aquilo que é ilustrado nas propagandas, mas eles querem chamar a atenção das crianças e acabam conseguindo.
    Temos que repensar muito em nossas atitudes que não estão e não vai nos fazer bem.

    Beijos’

  166. Joyce C. L. Magi n° 20 2°RB disse:

    Bom, no vídeo ” A história das coisas” mostra a nossa realidade, de que cada coisa que temos, que consumimos é passado por um processo que muitas vezes não está sendo
    bom para a natureza, e que também nós mesmos estamos fazendo com que o nosso planeta acabe de uma forma ou de outra. As pessoas hoje só pensam em lançamentos, tudo que
    é novo, moderno e bonito, os fabricantes querem aumentar o lucro e querem vender seus produtos através de propagandas, jornais, revistas , e fazem de tudo um pouco para chamar a atenção dos consumidores, sem pensar no grande problema que está causando.
    E é isso temos que começar a repensar em nossas atitudes porque vão ser nossos filhos e netos que vão sofrer as consequencias que nós causamos.
    Beijoos’
    XD

  167. Guilherme Sequeira - Nº21 - 2ºRA disse:

    A ”História das Coisas” apesar de suas animações, não tem nada de animador. O documentário mostra a triste realidade de um mundo consumista, que não percebe os danos que estão causando para o próprio planeta, prova disso é o consumo desenfreado mostrado.
    As tecnologias, a moda e principalmente a publicidade nos leva a comprar sempre e faz com que nos desfaçamos cada vez mais rápido das coisas.
    Nossos recursos naturais estão sendo utilizados de maneira errada e precisa de atenção para que não desapareça um dia. Mas será que ainda há tempo de mudar essa preocupante realidade? Eu até acredito que sim, mas para isso temos que mudar nossas atitudes.

  168. ”A historia das coisas”

    É um documentario de 20 minutos que direto ao assunto:como colaboramos para destruir o planeta.mostra passo a passo os eventos que vai da exploração dos recursos naturais ,passando pelo produto manufaturado,a compra e o descarte,até chegar ao lixão.
    O filme é explicado através por desenhos animados preto e branco,que influenciam não só os adultos mas também as crianças.Todas as coisas que compromos e usamos em nossa vida ,afetam a sociedade eo ambiente a nivel local e mundial.A maioria destes fatos são manipulados e escondidos dos nossos olhos pelas empresas e politicos.

  169. Gustavo 2ºRD Nº 20

    Esse vídeo, fala sobre os processos de reciclagem, de onde surgem, e para onde vão as “coisas”!. Fala também do seu grande processo de materialização. Algumas pessoas compram produtos sem nem mesmo usa-las,as vezes compram só por estar na “moda”.
    Temos que cuidar do nosso planeta, pois ele é um “planeta finito”, ou seja, ele tem um fim, é o que se vê no vídeo, que não temos espaço em nosso mundo para tanto lixo. Estamos usando os materiais naturais (do planeta) para as nossas necessidades , esquecendo do planeta e a quantidade máxima que ele pode nos oferecer.
    Nossos governos não usam apenas seus 5% da população mundial como, se vê no vídeo, mas usamos 30% da população mundial, ou seja, não usamos só as nossas partes do planeta, mas a dos países vizinhos também. vemos alguns problemas, como infecções em nossas casa com os produtos que compramos, e também com o aumento da falta de materiais para o nosso planeta.
    Vamos cuidar do nosso mundo, pois se continuar assim, vamos acabar ficando sem recursos para viver melhor, e o futuro pode nem chegar com esse problemão. Não podemos esquecer também que nossos filhos não terão as mesmas qualidades que recebemo do planeta hoje em dia, vamos lutar para melhorar nossa casa ” planeta”!

  170. em história das coisas,foram abordados vários assuntos refente ao consumismo…
    mas devo focar dois assuntos que mais me chamaram a atençao,que foram obsolescencia planejada e obsolescencia perceptiva.
    obsolescencia planeja que no qual é um assunto referente a tornar algo ultrapassado ou seja sem valor algum.Podemos citar o emplo das fábricas que no qual planejam para com que nós joguemos coisas fora e compremos coisas novas,ou seja se comprei um produto como um computador no ano passado e aos poucos ele foi ficando lento,lento até chegar ao ponto de parar de funcionar,mas ai que esta o problema;o que fez o computador parar era só um peça,mas essa peça já desatualizou nao vende mais,e as peças que estao vendendo este ano empedem que a peça seja trocada.È ai que esta o x da questao as fabricas ja vendem o produto com esse objetivo das pesssoas comprarem cada vez mais.Quebro joga fora e compra outro!!!
    já falando sobre obsolescencia perceptiva que no qual esta referente a tornar as coisas velhas pela percepçao!
    Ultilizamos como exemplo ainda as fábricas que esta em maior foco nesse assunto;cada estaçao as fabricas lançam varios produtos novos que no qual o seu objetivo é de fazerem as pessoas comprarem cada vez mais,ou seja elas se sentem ultrapassadas e tenham a necessidade de comprar aquilo.

  171. Catarina Neves n°09 série:2°C disse:

    Bom, percebi que foram citados vários assuntos neste vídeo, mas o que mais chamou a minha atenção foi a questão da obsolescencia planejada e obsolescencia perceptiva.
    A obsolescencia planejada é responsável por tornar todos objetos ultrapassados, mesmo que sejam novos. Isso foi criado justamente para que as pessoas se tornem cada vez mais consumistas, para que elas comprassem cada vez mais. Já a obsolescencia perceptiva é responsável por fazer os consumidores pensarem que os objetos que possuem estejam velhos, ultrapassados, fazendo assim, com que as pessoas sintam a necessidade maior de trocar aquele objeto, por algo mais moderno, que se diz muito melhor, mesmo tendo a mesma utilidade.
    Tudo isso, faz com que cresça um grande problema com a indústria dos países, pois a matéria prima começa a sumir, e o espaço aonde é deixado o lixo produzido, começa a se esgotar, tudo por causa deste grande avanço na venda de certos produtos, e por causa do consumo em excesso.

  172. Angélica Cavalcante n°04 serie:2°C disse:

    Adorei o video, realmente é desas forma que tudo acontece, pessoas comprando cada vez mais, pra em menos de 6 meses estar tudo no lixo. As novas coisas chegam a moda renova e as pessoas vao fazer compras kkkk. O que mais gostei, foi em 11 de setembro que o Governo poderia ter entrado em luto ter dito para termos esperança ! Mas o que eles fizeram? Mandaram a gente fazer compras kkkk
    Muito bom o video, devemos mesmo se conscientizar, e pensar o NOSSO futuro !
    Fazer um mundo melhor para a gente e para nossos descendentes.

  173. Aline disse:

    Olá professora tdo beim?
    eu So Aline Cristina Rocha nº2 2ºH Antonio Manoel…

    A mulher do video fala de como gostamos das coisas e que rapidamente nos disfazemos dela. E nos faz pensa sobre o processo de produção: “economia das materias” que nos sabemos que esta em crise a muito tempo e que o governo se preucupa mais com as grandes corporações do que com as pessoas. E que estamos esgotando de todas as formas os recursos naturais. nos que nunca trabalhamos tanto na historia da humanidade e se deslocando cada vez mais para as cidades. E os numeros falados nesse video são muito impressionantes pelo o impacto que eles nos causa e assim consiguimos ver de uma forma mais ampla o impacto que esta sendo causado no planeta com muita rapidez.
    Um sistema corrupto que nos faz pensa que so estaremos bem, que so vamos nos sentir bem se tivermos mais e mais para estar dentro de padroes de beleza, e modernidade da sociedade. Com isso o lixo cresce cada vez mais poluindo e diluindo as florestas e a nossa saude. Temos que para com isso AGORA o mais rapido possivel! Porque se nos que fizemos isso, Nos que temos que arrumar e acredita que isso pode mudar mais todos temos que fazer juntos Porque todos temos que estar interesados em mudar a situação triste em que estamos vivendo…

    Achei esse video super interesante esse é o meu pequeno comentario…acho que falei de mais kkk.. Bjooo

  174. Talvez as pessoas não tem a noção das coisas que elas mesmas fazem
    muitas vezes pequenas coisas são atos muito grande…o mundo esta acabando
    em segundos e o video fala um pouco disso… o governo não ta nem ai pro que esta
    acontecendo com o planeta eles não fazem a parte deles ….
    isso precisa ser mudado…

  175. Geice Medeiros n°14 - 2° C disse:

    O vídeo é interessante, trata o tema “as coisas” de um modo que não paramos pra pensar direito, realmente a sociedade é muito consumista, e a verdade é que somos mesmo induzidos a comprar coisas , novos lançamentos, justamente por acreditar que nossas coisas já se tornam ultrapassadas. A absolescencia planejada me chama a atenção, é exatamente essa idéia implantada, de que nossos objetos são ultrapassados, ainda sim sendo novos e a absolescencia perceptiva causa nos consumidores a maior vontade, necessidade de substituir seu objeto, pelos mais modernos, mesmo que contenha a mesma utilidade.
    São coisas a serem bem pensadas, coisas são jogadas fora rapidamente, e vidas consumistas são cada vez mais comuns e exageradas.

  176. Daniela Lima Nº14 2ºA disse:

    História das coisas

    O vídeo retrata nossa realidade, toda hora nos vemos propagandas onde quer que formos. E fazemos de tudo para esta na moda,antenado ,ter coisas modernas,etc. mas não pensamos como o produto chegou em nossas mãos,nas consequencias ,agimos como robôs sem pensar, simplesmente compramos porque está na moda é moderno ou nosso amigo tem um e queremos ter um igual, algumas pessoas compram porque precisam. Mas para termos esses produtos em nossas mãos, pessoas trabalharam para isso,o meio ambiente é a principal fonte e está sendo desperdiçada porque a tecnologia se renova muito rápido e sempre tem algo novo, então começa tudo denovo. Derrubamos arvores,extraímos minérios,secamos rios , etc. depois pessoas trabalham para fazer o produto, poluem o meio ambiente,depois compramos e algum tempo depois jogamos fora , aí poluímos mais.

  177. Clecia Gomes disse:

    nossa, nunca tina pensado nisso antes muito bom esse vidío professora

    • Clecia Gomes disse:

      Nossa, nunca tinha pensado nisso antes.
      Muito bom esse vidio professora!

      Onde vamos parar desse jeito!
      Um mundo movido pelo consumo.

  178. Valdenice de Sousa Silva disse:

    a historia das coisa nos mostra a realidade, em relacão a poluição e desmatamentos e mostra tambem caminhos para mudar essa triste realidade.
    Que enquanto estamos comprando as coisas e em pouco tempo estamos jogando fora
    tem muitas pessoas que estão precisando e naum tem condições de compra..
    Foi isso que deu pra mim perceber neste video.

  179. Valdenice de Sousa Silva disse:

    A historia das coisa nos mostra a realidade, em relacão a poluição e desmatamentos e mostra tambem caminhos para mudar essa triste realidade.
    Que enquanto estamos comprando as coisas e em pouco tempo estamos jogando fora
    tem muitas pessoas que estão precisando e naum tem condições de compra..
    Foi isso que deu pra mim perceber neste video.
    E é sempre bom assisti um video assim, pra repensar no que estamos fazendo afinal com as coisas que nos compramos

  180. Valdenice de Sousa Silva disse:

    2ºC

  181. Rose Marry disse:

    E.E ANTONIO MANOEL ALVES DE LIMA

    Nome:Rose Marry N°26 Série:2°D

    Nossa nunca pensei que o consumismo era tão ruim para a sociedade,além da degradação da natureza é um fator que prejudica a economia do nosso país,com tantas pessoas devendo como a economia do país vai evoluir,extraimos tantas coisas da natureza como os minerais,vegetações, poluimos rios,lagoas,mares e não pensamos nisso na hora de consumir os produtos nem se quer nos perguntamos de onde,como foi feito esses produtos, antigamente as pessoas não precisavam de ter tantos bens materias e hoje somos vitimas do consumismo.

  182. Isabella disse:

    PERA AÍ! ta todo mundo falando do planeta, de como o consumismo esta destruindo o meio ambiente, mais e os SERES HUMANOS? que também são mostrados no curta? VALE ressaltar que a sociedade do CONSUMO trata como LIXO quem não tem onde viver, o que comer e é claro dinheiro pra ingressar neste ciclo que NÓS criamos todos os dias.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.