Paratodos

Chico Buarque

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro

Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas

Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro

Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho

Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto

Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro

Para ouvir Chico Buarque – “Paratodos” clique aqui

39 Comentários on “Paratodos”

  1. Katia Lopes disse:

    Olá pessoal! Espero que gostem deste espaço…
    No segundo ano começaremos estudando o seguinte tema: “A população brasileira”.
    Chico Buarque, na música Paratodos, nos indica sobre a diversidade do povo brasileiro. E vocês, o que pensam sobre o assunto? Quais informações podem ser extraídas da letra da música para entedermos este assunto?
    Vocês conhecem outras músicas que falem dos “brasileiros”? Dêem exemplos.

    Um abraço!

  2. Eliane disse:

    Oi, Prof. Gostei mto da ideia de criar um blog p gente aprender mais. Eu acho q a música fala um pouco da imigração pq a origem dele é apresentada a partir de varios estados. Conheço alguns cantores q ele cita, e acho q ele ta falando tb de uma mistura de tipos de músicas. Acho q é isso, prô. Espero q tenha gostado. bjs

    • Katia Lopes disse:

      Oi, Eliane. Fico feliz que tenha gostado do blog. Você está correta ao afirmar que a música aborda o tema da migração. Ótima participação!!! Na próxima aula vamos verificar a diferença entre os conceitos de migração, imigração e emigração.
      Alguém teria um palpite sobre o significado destes termos e em quais situações podemos usá-los de forma correta?

      Bjos.

  3. Monique (2°C) disse:

    Oi , Prof° , Gostei muito do seu blog,
    Gostei também da música, ela fala sobre a diversidade brasileira que muitas vezes está presente no nosso dia-a-dia e a gente nem percebe.
    Beijos :*

    • Katia Lopes disse:

      Legal, Monique! A música realmente fala da diversidade do povo brasileiro. Só para continuarmos a conversa, gostaria que você desse exemplos da diversidade brasileira. Que exemplos temos de diversidade no nosso país?
      Parabéns pela participação.

      Bjão.

  4. Jhennifer disse:

    Olá Professora.
    achei muito interessante a ideia de ter um blog de sociologia.
    gostei também da música achei muito legal pois nunca tinha ouvido uma musica que falava de diversidades brasileira, apesar de já ter ouvido falar sobre diversidade.
    Beijo

  5. Gabriela Souza 2ºRE disse:

    Oi profª, achei o blog interessante, pois temos a oportunidade de aprender um pouco mais fora da sala de aula.
    Também concordo que a música fala sobre a diversidade brasileira, por isso alguns cantores foram citados,para mostrar que cada um nasceu em um estado diferente e possui um estilo de música diferente.
    Migração: é quando a pessoa se movimenta dentro do próprio país ( muda apenas de bairro,cidade ou estado), ou quando vai para outro país apenas por um determinado período (ex: fazer um intercâmbio).
    Emigração:quando alguém sai do país de origem. Ex: um brasileiro sai do Brasil e vai morar na França, aqui ele é conhecido como emigrante.
    Imigrante:quando alguém entra em um país estrangeiro. Ex: o brasileiro que foi para a França, lá ele é conhecido como imigrante.
    Este é o meu palpite.
    bjinhos

    • Katia Lopes disse:

      Parabéns, Gabriela, você está correta. Chico Buarque aborda a diversidade brasileira na música Paratodos. Gostei da sua explicação sobre os conceitos.

      Bjos.

  6. jenyffer 2RD disse:

    oie professora!!gostei muito da musica!!
    Fala sobre a diversidade cultural,que cada vez é mais comum!!!
    Que os nossos parentes são de vários lugares e que quando chegam aqui acabam se adaptando!!
    E por isso tambem agora é mais facil de encontrar pessoas que são de varios lugares,e as vezes essas pessoas nem querem mais voltar ao seu lugar de origem!!
    beijo

    • Katia Lopes disse:

      Fico feliz que tenha gostado, Jenyffer. Eu também gosto muito das músicas de Chico Buarque. Legal você perceber que as pessoas da música somos todos nós, brasileiros.

      Bjos.

  7. Denis Galvão 2RD disse:

    Ola Professora, primeiramente gostaria de lhe parabenlizar pela idéia de criar este Blog.
    Referente à sua pergunta, sei que o compositor e cantor Luiz Gonzaga tem algumas musicas que falam sobre o povo brasileiro, pois meu pai tem algumas musicas deste cantor em um de seus CD’s diversificados, porém não sei o nome de nem uma delas.
    Quanto ao conteudo que estudaremos em sala de aula, sei que Migração é a mudança de um local para outro em um mesmo País ou região (território); Emigração é o ato de saída de um território para outro e Imigração é o ato de desembarcar (chegar) em outro território, creio que estou certo quanto a este conceito (por favor não ache(m) que isto é pretensão), porém espero que possamos analisa-lo melhor na próxima aula, até lá.

    • Katia Lopes disse:

      Olá, Denis.
      Fico feliz que tenha gostado do blog, pelo menos não precisamos nos restringir aos 50 minutos de aula semanais.
      Pretendo, nas próximas aulas, levar uma atividade com músicas, uma delas do Luiz Gonzaga, para podemos continuar as discussões. Você está correto, sim. Parabéns!

      Bjos.

  8. Gabriela Fernandes (2ªRE) disse:

    Bom, também gostei muito da música do Chico Buarque, entendi que falava sobre a migração de sua familia e tals.
    Sobre migração eu conheço a música JUMENTO CELESTINO-MAMONAS ASSASSINAS, porém não achei o blog um lugar oportuno, devido a letra da música

  9. Vitor Aveiro disse:

    A música trata de um assunto que é algo que nós já devíamos estar acostumados a lidar, que é a diversidade tanto da população como das culturas, religiões entre outros.
    O Brasil é um país “mix”, de varias culturas e etnias diferentes. Acho de suma importância que tenhamos contato e ciência das nossas diversidades e é exatamente isso que a música PARATODOS traz para nós de forma agradável.

    • Katia Lopes disse:

      Fico feliz que tenha gostado, Vitor. Apesar de sermos um país de grande diversidade étnica e cultural, ainda precisamos aprender a respeitar e a valorizar as diferenças. Vamos discutir um pouco sobre isso durante o ano, ok?

      Bjos.

      • Vitor Aveiro 2º RD disse:

        Apesar da passagem dos anos as pessoas ainda continuam a não valorizar e, além disso, que é pior discriminam as pessoas que julgam ser diferente.
        Acho muito bom discutirmos em sala de aula esse assunto de diversidade assim podemos esclarecer as nossas dúvidas e discutirmos opiniões. Um jeito bacana de trabalhar esses temas é fazendo debates, ajuda a sabermos defender nossas opiniões e nos tornarmos mais seguros, além de aprender sobre o tema tratado.
        Bjs.

  10. Mércia 2°RE disse:

    Oie! Professora!
    achei muito interessante o seu blog, não gosto muito de musica Brasileira mas achei a musica bem legal que é a diversidade tanto da população como das culturas, entre outros.
    Só conheço um cantor brasileiro como Luiz Gonzaga mas nunca fui de ouvir! as musica brasileira são ótima também para Influência no nosso dia-a dia.

    • Katia Lopes disse:

      Oi, Mércia, que bom que gostou! É sempre bom conhecer coisas novas, não é? Nas próximas aulas vamos analisar uma música de Luiz Gonzaga.

      Um bjo.

  11. Katia Lopes disse:

    Olá, pessoal!

    Deixarei aqui a definição dos conceitos de emigrante, imigrante e migrante, conforme o Novo Dicionário Aurélio (2007), ok?

    Emigrante: Que ou quem migra; emigrado. Emigrar: Deixar um país para estabelecer-se em outro. Sair da pátria para residir em outro país.

    Imigrante: Que ou pessoa que imigra. Imigrar: Entrar (num país estranho) para nele viver.

    Migrante: Que ou quem migra. Migrar: mudar periodicamente ou passar de uma região para outra, de um país para outro.

    A música de Chico Buarque mostra uma situação de migração, já que o protagonista da música demonstra que sua própria história é fruto dos diversos deslocamentos que seus ancestrais (pai, avô, bisavô, tataravô) realizaram.
    Pode ser chamado de emigrante aquele que sai de um país e de imigrante aquele chega em um país. Assim, uma pessoa é emigrante em relação ao país de origem e imigrante em relação ao país em que chega.

    Bjos em todos!

  12. Katia Lopes disse:

    Ah, Chico Buarque também aborda a diversidade de estilos e de pessoas ligadas à música no Brasil.

  13. Denis Galvão 2RD disse:

    Professora, gostaria de saber se o conteúdo que a senhora passou é para ser respondido no caderno ou entregue como trabalho? (e também se as perguntas devem estar da mesma forma como foram passadas?)

  14. Márcia 2°RE disse:

    Gostei Muito desse blog de Sociologia! A musica fala sobre diversidades brasileira,que muitas vezes está presente no nosso dia-a-dia e a gente nem percebe.Mas de vez enquando é bom lembra!Nunca tinha ouvindo paratodos é legalzinho..bjs..

  15. bruno medeiros 2 rb disse:

    oi professora!
    beleza : ) ?
    essa musica do chico buarque é interessante, pois mostra como que esta a sociedade hoje, com pessoas de culturas,religiao,crenças, politicas e pensamentos diferentes uns dos outros!Por o Brasil ser um pais tao grande, ele possui uma enorme variedade cultutal,aspectos como culinaria, danças e outros que ja foram citados.

    outros cantores como gilberto gil e luiz gonzaga falam de assuntos do cotidiano e sobre a sociedade!

    ….

  16. Lucas Suélio disse:

    Olá professora!!!
    É legal esse blog e também é muito interessante, como também que nós podemos aprender não só na sala, como também nesse próprio blog.
    Sobre o assunto da musica do Chico Buarque é muito boa e interessante. Que essa música fala das Diversidades Brasileiras, quanto na população como também as culturas, religiões, culinaria e muitos outros. Como fala do cantor Luiz Gonzaga, que também canta músicas do povo brasileiro!

  17. lucas ferreira 2rb disse:

    Essa música do Chico Buarque é muito interesante. Essa música cita a diversidades brasileiras em relação a cultura, religiões, costumes, politica. Nunca tinha ouvido essa musica, gostei muito da música, na minha opinião Chico Buarque é uns dos maiores compositores do Brasil.

  18. Gabriela 2°RB disse:

    Oiii professora Katia…;)
    Eu não quero ser repetitiva, mas gostaria de te dizer que gostei muito desse blog, pois nos ajuda muito e mostra que você se preocupa mesmo com o nosso aprendizado.
    Bom, a música que estamos trabalhando fala perfeitamente sobre a mistura de povos que há no Brasil, o interessante também é que é maioria dos jovens da minha geração é fruto dessa mistura, por exemplo eu, o meu pai é pernambucano, minha mãe paranaense, meu avô paulistano, meu tataravô italiano e a tataravó india, só que depois de tanta mistura eu nem sei com que tipo desses povos me pareço. É curioso todo mundo ser diferente o problema pra mim é que nós não temos uma característica específica como por exemplo os orientais.Seria legal se eu chegasse em um país diferente e alguém me visse e dissese “Olha aquela menina brasileira”. Aqui no Brasil também não existe só mistura de pernambucanos, cariocas, gaúchos… , mas também a de alemães (principalmente no sul), italianos, portugueses, japoneses… as vezes eu tenho a sensação que a maioria das etnias do mundo tem seus representantes brasileiros, o que é mais uma prova da nossa miscigenação. Ontem mesmo eu ouvi em uma novela uma persongem francesa falar que adora “essa cidade paulista e pizzaiola” rsrs…. vai entender essa mistureba!!!

    Essa é uma sugestão de música, o nome da banda é Tomarock (nunca ouvi falar, achei procurando uma música pra sugerir)
    ‘Miscigenação’
    Cada um de nós vem de um lugar
    Mas o futuro é no meio
    Do país do futebol
    Uma certeza eu tenho
    Que inusitado e iluminado
    O nosso estado é o esteio
    Na fundição de culturas e raças
    Inigualáveis como o céu
    Miscigenação ou coquetel
    “Oxente, bá guri, se liga mano”
    Esse sotaque enrolou
    Tu vai ver daqui a um tempo
    Esse ditado o que virou
    Carimbo, forrobodó
    Mas nosso som é rock n`roll
    Do Brasil pro Tocantins
    Vamos fazer chegar ao céu

    bjosssss (desculpa por ocupar tanto espaço)

  19. Bruno Silva Oliveira disse:

    Olé professora Kátia antes de mais nada gostaria de agradeder a voce por se preucupar conosco a fim de nos preparar um conteúdo trabalhado em sala de aula atravéz de um blog .

    Letra da Música ( Chico Buarque )
    Bela escolha de cantor e de musica também . A letra da música foi realmente pensada para todos os brasileiros e pessoas do mundo inteiro pois todos nós viemos de culturas e antepassados de diversos lugares de todo o planeta terra . A musica retrata um conteúdo de pessoas e lugares que são diversos creio eu , que o seu propósito sobre o blog é abrir a visão dos alunos sobre diversos temas que nesse caso é : migração , emigração e imigração . Bem professora tentem resumir em poucas palavras a minha idéia sobre o tema trabalhado por nós todos muito obrigado pela sua dedicação e espero que goste realmente do meu comentário . beijos deus abençõe até mais . !!!

  20. Aline Oliveira 2°RA disse:

    Gostei da ideia do blog para ajudar nas nossas aulas,pois acho que temos poucas aulas e sociologia, acho um tema muito importante de ser estudado.
    Bom mais falando sobre a música que fala da imigração,pois o Chico mostra que muda constantemente de lugar.E assim ele conhece varias coisas novas como costumes,ou seja,uma cultura diferente,e isso vem desde os seus familiares mais velhos.
    E isso faz com que agente reflita sobre a diversidade que vemos todos os dias com amigos parentes que não são do mesmo lugar que agente mais que trás coisas novas.

    Desculpa a demora de ter postado meu comentário.Mas já havia mostrado para você no caderno não sei se a senhora lembra.
    Beijos.

  21. Gustavo Rezende 2°RD

    Olá professora Kátia, eu gostei da música e acho que a ela fala um pouco de imigração, pois o autor no início da música sita vários estados. Achei bem legal. Na música ele também sita vários nomes, de amigos e conhecidos.
    Ele poderia também, ir para outro lugar e achar tão bom esse local que poderia acabar ficando por lá e não voltar mais para sua casa e origem!!!
    Até mais professor!!!

  22. johnnatan(2rc) disse:

    prof…
    bom primeiro eu gotaria de
    dizer que gotei muito do seu blog
    poi naminha opinião eu acho que se
    retrata de migração que também nós
    retrata um pouco de mistura de brasileiro,
    baiano, mineiro e assim vai na mistura ….
    bomé isso ai prof. posta memo que seu
    blog está muito legal adoreeeeeei.

  23. ==
    prof….
    vc passsou algum trabalho
    pra nossa sala fazer ….
    ……… ………..
    ……. ……….
    …………. ………….
    obrigado pela atenção
    professora tchau fica com deus…

  24. Katia Lopes disse:

    Oi, Johnnatan.

    As atividades avaliativas de vocês são as entrevistas e a atividade com as músicas de Caetano, Luiz Gonzaga e Ira.

    Bjos.

  25. Paulo Bauschert 2rB disse:

    Oi katia ,
    bom essa música do Chico Buarque, é muito interesante.
    pois ela cita a realidade brasileiras em relaçao a cultura, costumes, politicae religiões.
    Como fala do cantor Luiz Gonzaga, que também canta músicas do povo brasileiro.
    Brasil por ser um pais tao grande, possui enorme variedade cultutal,aspectos como a propria musica jah fala.
    muito interessante esse blog gostei muito.

  26. Adorei o Blog.
    Não sou sua aluna, mas as explicações e respostas de suas alunas estão de parabéns.
    Me ajudaram a estudar sobre a música, que é um assunto abordado pela minha professora de sociologia.
    Obrigada .bjs

    (Araçariguama -SP)

  27. maria de fatima disse:

    gostaria de saber sobre amusica de Chico sobre o conselho que é dado contra fel crime use Dorival kaymme e jackson do pandeiro

  28. L.A. GIANNOTTI disse:

    OLA ALNOS E PROF.

    SOU SOCIOLOGO E ADMINISTRO AULA EM ESCOLA PUBLICA, ADOREI O INTERAGIR D E VCS, CONTINUE EXPLORANDO ESSA FERRAMENTA POIS ELA SERÁ O FUTURO, MAS PESQUISE E POSTE POIS TEMOS OS PREGUISOÇOS DA VIDA. PARABENS A TDOS

    L.A. GIANNOTTI


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.